A treta da Epic Games e Apple, taxa de 30% e Monopólio

Neste artigo vou tentar apresentar uma visão que acredito ser correta sobre toda a treta que rolou entre Epic Games e outras empresas acusando a Apple de Monopólio por causa de sua taxa de 30% e de algumas políticas que desfavorecem alternativas a App Store.

Não deixe seu ódio pessoal pela Apple Afeta-lo

Antes de começarmos falando sobre a Apple nessa história, precisamos diminuir o ódio que alguns tem pela Empresa, também pela Epic Games no próximo tópico. Se continuar com esse ódio, isso pode afetar sua compreensão do artigo.

No Brasil é comum um crescente número de fanboys da Apple, sabe que onde tem fanboy também Hater (odiador). Eu detesto ambos, tanto fanboys como Haters. São a escória da humanidade, na maioria das vezes crianças que nem raciocinam direito.

Eu confesso que sou FAN da Apple, tenho iPad Pro, Mac, iPhone e até Apple TV. Mas não comprei essas coisas para me exibir, nem porque desvalorizo dinheiro, comprei porque estava no Japão e era muito barato, mais barato que Microsoft e Samsung.

Desde que migrei do Windows Phone e do PC para Apple, só tive resultados satisfatórios no meu trabalho e uma grande economia na manutenção e update de Hardware. Tudo isso porque viajo ao Japão, mas também não acho tão absurdo os preços do Mercado Cinza.

Infelizmente no Brasil precisa ser rico para consumir Apple, e isso gera um ódio enorme pela empresa, daqueles que não tem condições de comprar, ou daqueles que tem dinheiro, mas ficam indignado dos aparelhos serem usados para se exibir, como itens de luxo.

Eu também fico enojado com isso, mas sou fan da Apple, dos seus serviços e principalmente dos seus sistemas operacionais e pouco me importo com logomarca. Alguns também detestam a empresa por ser um sistema fechado, mas eu gosto exatamente por isso.

Não importa se você odeia a Apple por causa do seu sistema operacional fechado, ou por causa dos preços cobrados no Brasil, ou porque alguns usam seus produtos para status e para se exibir, deixe esse ódio de lado…

A treta da epic games e apple, taxa de 30% e monopólio
Photo by Pixabay on Pexels.com

Não deixe o seu ódio pessoal pela Epic Games Afeta-lo

Eu frequento um site e fórum de jogos onde posso ver que os brasileiros tem um ódio muito grande pela Epic Games e pelo Fortnite. Possivelmente porque são fans da Steam ou não gostam do estilo de jogo e sucesso de Fortnite.

A coisa mais infantil é Haters de empresas de jogos. Eu sou fan da Nintendo e da para ver constantemente o ódio disseminado também por causa dos preços de alguns jogos, ou pelos gráficos e pela falta de poder de Hardware, argumentos frívolos e sem sentidos.

Recentemente comentei num site que estava ansioso pelo Luna da Amazon, disse que não me importava com 4k e gráficos, queria apenas jogar sem ter que comprar consoles. Alguém negativou meu comentário por isso, vai entender?

Parece que brasileiro tem a mania de se incomodar com sucesso e gosto dos outros, a coisa mais sem sentido que existe. A pessoa tem o dinheiro dela, ela gasta com que quiser. Acho meu dinheiro muito mais aproveitado na Nintendo que em outras empresas, já tive PS4, amei, não entendo por que não se pode gostar de várias empresas…

Se você tem qualquer vestígio de ódio pela Epic Games ou pelo Fortnite, seja lá qual motivo inútil, tente ignorar para não afetar seu julgamento neste artigo. Sinceramente, os haters e fanboys precisam ser estudado pela Nasa.

A treta da epic games e apple, taxa de 30% e monopólio
Photo by Soumil Kumar on Pexels.com

As Políticas da App store da Apple

É inegável que as políticas da App Store são feitas a fim de favorecer a Apple, mas não é nada diferente de qualquer empresa que dita suas regras. Se eu tenho minha loja, eu posso ditar minhas regras e escolher quais produtos vão estar dentro dela.

Por esse motivo, não critico as políticas da Apple que filtram bastante, de forma gigantesca, o acervo de aplicativos que ficam disponíveis na App Store. Na verdade, acredito ser um ponto positivo para manter o ecossistema limpo que EU gosto.

A Google Play parece mais flexível em suas regras de aprovação para aplicativos, mas possui as mesmas regras de cobrança de taxa. Muitos aplicativos só existem na Play Store por causa de certas permissões do sistema que são cedidas ao usuário.

O sistema Android também é aberto a outras lojas, isso por ser um sistema Aberto Open Source. O Google também ganha por permitir seu sistema em vários dispositivos, enquanto Apple tem apenas os iPhones da Empresa.

Em alguns casos passados, vimos mudanças na política da App Store para favorecer seus serviços, mas também vimos mudanças na política que favorecem outras empresas e aplicativos que apelaram a certas práticas, mostrando assim uma possível maleabilidade.

A treta da epic games e apple, taxa de 30% e monopólio

Como são as Taxas da App Store?

A taxa de 30% nas transações da App Store se aplicam apenas a aplicativos que oferecem algum serviço digital. Por esse motivo aplicativos como Amazon, Uber, iFood e outros não pagam taxas e possuem sistemas de pagamento próprio no App.

Alguns serviços de Streaming como Netflix, a fim de recusar pagar tal taxa, impede que aqueles que baixem o aplicativo realizem o cadastro por meio dele. A pessoa precisa ir ao computador para realizar a inscrição, uma opção interessante.

As políticas da Apple Impede que os desenvolvedores coloquem anúncios que direcionam para um pagamento alternativo, não acho isso abusivo. Recentemente a Apple lançou mais sistemas que possibilitam a inscrição de certos Apps numa isenção de taxas.

Assinaturas depois de um ano caem para 15% na App Store. Então, ao fidelizar os clientes, as empresas vão ter suas taxas reduzidas. Infelizmente aqueles que vendem produtos que não são assinaturas, acabam sempre tendo que pagar 30% de taxa.

Atacar a taxa de 30% da Apple é Hipocrisia

Criticar as políticas da App Store é uma coisa, mas atacar a taxa de 30% da Apple enquanto outras empresas como Steam, Microsoft, Nintendo, Sony e Google tem a mesma porcentagem de taxa, soa muita hipocrisia.

Eu entendo o ponto de vista da Epic Games, derrubar a maior vai afetar aqueles que estão em baixo. Mas pessoalmente acredito que isso é bastante ofensivo, fazendo com que a Apple pareça a única vilã da história. Muitos tomam um lado sem nem saber disso.

Alguns afirmam que a Epic Games não ataca muito o Google Play, porque o sistema Android é Aberto permite outras Lojas alternativas ou a instalação direta de um aplicativo na extensão APK. Mas o que dizer das marcas Nintendo, Steam, Playstation e Xbox?

A Apple não é o único sistema fechado, os consoles também tem políticas restritas de publicação de aplicativos e um sistema operacional fechado que impede a proliferação da pirataria e sistemas alternativos de pagamento.

Por que acha que a os Desenvolvedores lucram mais com Apple do que com Android, mesmo tendo uma base menor? Por que no Android temos muitas maneiras de usar aplicações e jogos sem pagar devidamente as desenvolvedoras.

Enfim, a Hipocrisia!

A Taxa de 30% da Apple é Injusta?

Qualquer pessoa que olha 30% acha que parece muito, por causa disso as pessoas tem uma visão de que Apple é uma grande mercenária e torce para o sucesso da Epic e outras empresas a fim de derrubar tal taxa. Será que a taxa de 30% é injusta?

Como já mencionado, a taxa de 30% não é exclusiva da Apple, todas as empresas de console e lojas costumam ter taxas semelhantes. Vale citar também que depois de um ano, a taxa das assinaturas caem para 15%. Na Steam a taxa cai com número de Downloads.

Com certeza, abaixar a taxa não seria ruim pra ninguém além da Apple. Só que eu não discordo de tal taxa! Eu trabalho com desenvolvimento e marketing, sei muito bem os custos absurdos gastos com publicidade e ADS, além de pagar afiliados.

O dinheiro que a Epic Games paga para Apple por causa do Fortnite é bem menos do que ela gastaria com publicidade para tentar distribuí-lo de forma diferente no sistema. No meu ramo, 60% ou mais de uma venda, são gastos com divulgação e marketing.

Mesmo assim, aqueles que trabalham no marketing digital ou com vendas online, são ricos, milionários e não possuem tanto trabalho como um vendedor local dentro de uma loja. Os DEVs conseguem lucrar sem trabalho nenhum com a ajuda da Apple Store.

Por esse motivo, não acho injusto pagar a taxa de 30% para Apple ou outras empresas com Consoles. Nem mesmo pagar a taxa de inscrição de 200 dólares acho tão ruim, já que serve para filtrar os possíveis lixos que são encontrados na Play Store.

Diminuir a Taxa de 30% vai beneficiar o Usuário?

A longo prazo pode até beneficiar um pouco, mas a Epic Games está fazendo isso apenas para benefício próprio. Atualmente a taxa da loja da Epic Games é de 12%, mas seus jogos de lançamento custam o mesmo preço da Steam que tem uma taxa de 30%.

Mesmo com a Steam tendo uma taxa superior, sua loja ainda permanece bem superior e atrativa aos clientes, com preços mais acessíveis e mais variedades de jogos. Então, diminuir a taxa da loja não vai ajudar muito os clientes, apenas as DEVs.

O gesto nobre que a Epic Games está fazendo, pode sim trazer muitos benefícios no futuro, pode mudar totalmente o rumo da história, mas a forma que ela causou esse alvoroço é totalmente fora da lei, quebrando contratos e fazendo um grande papelão.

A treta da epic games e apple, taxa de 30% e monopólio

Qual vai ser o resultado de tudo isso?

Eu pessoalmente acho que ela deveria fazer isso não apenas com a Apple, mas lutar contra todas de uma vez, ela foi na Apple porque parece ser o caminho mais fácil e com melhor resultado, já que suas políticas realmente podem dizer alguma coisa.

Infelizmente, não acredito que vai dar em nada, por mais que a ideia seja boa, a Epic Games está errada, é bem provável que a Apple também não tenha feito nada que possa ser questionada pela Lei. Uma empresa gigantesca dessa não cometeria nenhum erro assim.

A Apple sabe muito bem a borda do limite de seus direitos, os advogados também servem para supervisionar isso, não apenas para evitar processos ou processar. Mas acredito que tal gesto da Epic Games já esteja surtindo efeito.

Recentemente a Apple tem mudado algumas coisas na sua política a fim de beneficiar as DEVs e usuários. As coisas também podem ficar mais abertas com a chegada do macOS em ARM, mas não acredito na necessidade de retirar a taxa que todas usam.

Não é necessário nenhum Jailbreak para instalar outros aplicativos no iOS. Já existem maneiras simples e extraoficiais de instalar Apps usando o sistema de Perfil, só passa desconhecido pelas pessoas. Até mesmo a distribuição oficial externa tem acontecido pela SetApp.

Já estamos vendo a flexibilização das politicas na App Store e quem sabe um futuro onde podemos instalar aplicativos de maneira alternativa oficialmente/ Quem sabe não apareça agora com a chegada do Swift para Windows? Aliais, macOS sempre foi um sistema aberto a programas, mesmo sendo da Apple.