fbpx

Como esconder que um site está usando WordPress?

, ESCRITO POR

Inscreva-se para baixar nossos livros e receber contéudo exclusivo

Cansado de Hospedagens Lentas? Clique aqui e aprenda a usar a Digital Ocean, ganhe também 100 dólares para usar na sua hospedagem Cloud! Aprenda Como configura-la sem acessar terminais e códigos!

Quer saber como esconder que um site está usando WordPress? Como esconder a pasta wp-admin? Como mudar os diretórios de plugins e imagem? Neste artigo vamos ensinar você a esconder a existência do WordPress em seu site.

Por que você quer esconder seu WordPress?

Para alguns desenvolvedores, pode ser vergonhoso alguns clientes terem ideia de que um site utiliza WordPress. Eu mesmo pensava assim, tentando várias vezes esconder que meu site era um WordPress, hoje já penso diferente.

Alguns acreditam que isso pode passar uma imagem nada profissional, outros acreditam que pode deixar o site venerável, mas na verdade tentar esconder o fato de usar WordPress é apenas um capricho. Eu mesmo uso o Newsletter do WordPress por ser gratuito.

Independente do motivo, esconder o WordPress não é tão fácil como parece. Uma pessoa pode fácilmente descobrir que um site é wordpress vendo o código fonte, tags, link das imagens e arquivos estáticos (css, js).

Como esconder que um site está usando wordpress? - codigo wp 1

Porque não esconder seu WordPress

Como eu disse anteriormente, uso o Newsletter do WordPress por ser gratuito e ilimitado. Ele envia emails de cada novo artigo usando um e-mail WordPress junto com logos e informações de que o site usa WordPress. Se esse for o caso, não adianta esconder a origem do site.

Outra razão para não se preocupar com seu site usar Wodpress é o famoso CDN do Jetpack. Suas imagens e arquivos estáticos podem ficar seguros sem usar da memória de seu servidor utilizando o plugin Jetpack que hospeda em domínios WP.

Outra razão para não esconder o seu WordPress é a grande dificuldade de fazer isso. Para remover quaisquer vestígios da existência do WordPress em seu site, vai ser necessário modificar diversos arquivos da CMS e tema, que podem causar bugs ao sofrer atualizações.

Vale lembrar que WordPress é um sistema seguro, você só vai ter problemas se usar um servidor ruim e plugins com vulnerabilidades. Sem mencionar que 99% das pessoas que navegam em seu site nem sabe o que é um WordPress e nunca vão saber sobre isso.

Como esconder que um site está usando wordpress? - email jetpack 2

Como alguém pode Descobrir que um site é WordPress?

Uma pessoa pode facilmente descobrir que um site é WordPress digitando /wp-admin/ ou /wp-login/ na URL do site. Ao abrir o código fonte do site você pode procurar por links que contenha o diretório /wp-incluides/ /wp-content/ ou qualquer coisa escrito WP.

Nas Classes CSS do site você vai encontrar tags como page-id, post-id, wp-image e muitos outros. Arquivos como dashicons podem provar que um site utiliza WordPress. Outra forma é usar sites que detectam WordPress, plugins e temas.

Ou seja, não adianta apenas esconder o wp-admin ou wp-login, se a pessoa quiser saber se um site é WordPress, ela vai conseguir facilmente. Ao menos que você resolva não usar mais o WordPress (rsrsrs).

Como esconder que um site está usando wordpress? - wordpress 3

Como Melhorar a Segurança do WordPress

Você não precisa esconder o fato de que está usando o WordPress. Como muitos, provavelmente você deseja fazer isso para “melhorar” a segurança. Esconder o fato de que você está usando o WordPress para segurança não ajuda.

A maioria dos ataques e verificações são automatizados, então isso realmente não faz diferença. Em vez disso, concentre-se em mantê-lo seguro. Há muito que você pode fazer, mas para manter seu site seguro você deve:

  • Manter o WordPress, plugins e temas atualizados;
  • Manter seu servidor seguro e atualizado;
  • Usar autenticação de dois fatores;
  • Aplicar senhas fortes aos usuários;
  • Usar o jetpack que derruba tentativas de bots;
  • Usar plugins que redirecionam o wp-admin e wp-login;
  • Uma simples mudança nos permalinks já o torna mais seguro;
  • Tente ocultar a versão do seu WordPress para evitar bots;
Como esconder que um site está usando wordpress? - jetpack 4

Como esconder o fato que está usando WordPress?

Não sei como você deseja ocultar o WordPress, mas as dicas abaixo podem ajudar você a tomar cada passo:

Ocultando no Front end

Talvez você queira ocultar apenas algumas mensagens como “esse site usa WordPress” ou as mensagens de créditos com link do WordPress no rodapé do tema. Talvez um ícone do WP que aparece na barra de tarefas do navegador e outros sinais.

A melhor forma de fazer isso é escolhendo temas WP que são pagos ou diferentes dos oferecidos nativamente pela empresa WordPress. Não é algo necessário, mas só de não usar esses temas você já tira a cara de WordPress do site.

Você também pode facilmente remover qualquer vestígio mexendo na personalização do WordPress na aba Aparência. Procure na de rodapé ou até mesmo nas configurações. Estude e faça uma viagem pelo seu painel do WordPress.

Como esconder que um site está usando wordpress? - computador dinheiro 5

Ocultando o wp-admin

Por questões de segurança talvez você apenas queira esconder as pastas do wp-admin e a pagina de login. Existem centenas de plugin que fazem isso, basta procurar no diretórios de plugin do wordpress por palavras como hide wp-admin e coisas do tipo.

Como eu disse, não é algo obrigatório, eu mesmo preferi deixar acessível e colocar medidas de segurança como um CAPTCHA e desabilitar depois de um número de tentativas. Você pode personalizar a tela de login para ficar bonitinha usando plugins.

Escondendo arquivos do site em outra pasta

Nas configurações Geral do WordPress você tem o campo de URL para o site e também para o aplicativo WordPress. Você pode mover todo WordPress para uma pasta secundária como /site-content/ e configurar para ser acessado o aplicativo de lá.

Antes de fazer qualquer modificação, recomendamos pesquisar bastante por vídeos e explicações sobre “Como alterar a estrutura de arquivos e diretórios do WordPress” evitando possíveis dores de cabeça com alguns erros.

Como esconder que um site está usando wordpress? - wordpress link ocultar 6

Remoções avançadas

Caso queira remover ainda mais vestígios do WordPress, recomendamos pesquisar por coisas como:

  • Função para remover todas as classes de imagens dos posts;
  • Remoção de classes CSS do WordPress;
  • Hospedar imagens do wordpress externamente;
  • Plugins que automatizam a ocultação do WordPress;

Não usar o WordPress

A melhor maneira de esconder o wordpress é não usando. Como disse no começo do artigo, tentar mudar todos os arquivos e pastas da CMS pode acarretar em futuros problemas e incompatibilidades com plugins que usam os diretórios padrões do WordPress.

Caso não queira usar o WP, procure outra CMS ou crie um site do zero. Hoje em dia linguagens como JS e HTML são melhores para desenvolver pequenos projetos que não necessitam de muitos artigos e de um painel de controle.

Existem outras alternativas como Ghost, Drupal, Joomla, mas todos possuem um tipo de identificação que mostra que o site usa tal gerenciador de conteúdo. O melhor é tirar essa ideia biruta da cabeça.

Espero que tenham gostado deste artigo. Recomendamos ler nosso Guia de primeiras configurações do WordPress.

Por Favor! Compartilhe Nosso artigo:

Deixe uma resposta