Já se perguntou como encontrar sugestões de assuntos e temas para escrever nos artigos de seu site ou outro projeto? Procurar por palavras-chave (keywords) com alta busca no Google, baixa concorrência e com bom CPC? Neste artigo vamos passar algumas dicas de como você pode fazer isso.
Alguns não conseguem pensar em ideias para escrever, ou procuram temas que realmente gerem visitas e alcancem pessoas. Por isso neste artigo vamos sugerir algumas ferramentas para ajudar você a escolher palavras-chave para seus artigos.
Gerando temas e palavras-chave para seu artigo
O site keywordshitter permite a partir de uma palavra-chave gerar milhares de sugestões, variações e palavras chave-semelhantes para você. Basta colocar qualquer palavra que ele vai gerar milhares de assuntos pra você.
Você tem a opção de gerar filtros positivos e negativos para as palavras-chave geradas façam um pouco de sentido pra você. Não importa o Nicho, o site Keywordshitter vai mudar sua visão de mundo, você nunca vai ficar sem ideias para escrever.
O site vai gerar resultados até você clicar no botão stop job. Depois você pode selecionar tudo da caixa de texto ou fazer o download do arquivo em texto. Nesse site você também encontra um gerador de tags e um detector de backlinks.
Existem outras formas de gerar palavras-chave e sugestões para artigos. Alguns usam o Google AdWords (ADS), outros usam o Google Trends ou até as próprias sugestões do Google na Barra de buscas. Eu acredito que o Keywordshitter seja a forma mais prática.
Ainda assim você pode usar o Google AdWords para ver variações da palavra-chave escolhida, ver se sua concorrência é baixa ou saber uma média de CPC (ganho por clique nos anúncios).
Escolhendo a melhor palavra-chave e assunto
Como mencionamos, o Google Adwords pode ser uma ótima ferramenta para escolhermos as palavras-chave, mas é uma ferramenta lenta e confusa, que as vezes apresenta resultados que não esperamos.
Para entender os resultados gerados pelo Keywordshitter, recomendamos o site searchvolume.io onde você pode colar até 800 palavras-chave e fazer uma busca profunda para entender quais palavras-chave geram mais visitas no Google.
Essa ferramenta é muito mais prática e rápida. Basta colar todas as palavras-chave geradas pelo Keywordshitter que o serachvolume.io apresenta uma lista com a média de buscas mensais de cada palavra-chave.
É claro que existem muitas outras ferramentas que sugerem palavras-chave ou fazem analises profundas nelas. Infelizmente a maioria dessas ferramentas são pagas ou limitadas, dificilmente você vai achar alguma gratuita que faça busca em massa.
ubersuggest – Uma ferramenta COMPLETA E gratuita
O ubersuggest é outra ferramenta completa e útil que vai ajudar você a escolher os temas para seus artigos e saber se vale ou não escrever sobre esses assuntos. Lembre-se sempre de usar essa ferramenta quando for estudar os temas que vai escrever.
Com ubersuggest você tem uma visão geral do seu domínio e do domínio da concorrência. Assim você pode saber o que gera visitas ao seu site e ao site do concorrente, podendo assim pegar os artigos que mais geram visita do seu inimigo e escrever um artigo melhor que o dele.
O ubersuggest também faz uma búsca por palavras-chave mostrando temas e palavras semelhantes e também os artigos na primeira página do google. Ele mostra a concorrência, volume, CPC e a chance de rankear na primeira página.
Além disso você tem uma visão geral dos backlinks, dos artigos nas primeiras posições e de sugestões de palavras-chave. O site é fácil de usar e acredito que a melhor forma de você aprender é fuçando e não com tutoriais passo a passo.
Eu sou contra tutoriais passo a passo, porque assim a pessoa acaba se tornando dependente das coisas, perdendo assim a sua habilidade de autoaprendizado, algo muito necessário para queles que desejam crescer no campo da internet.
Como usar as palavras-chave e temas sugeridos?
O óbvio seria usar as palavras-chave com maior número de buscas no Google para ser o tema principal dos seus novos artigos. Só que você pode usar também as variações para serem subtítulos de seus artigos, alcançando melhores resultados nas buscas.
Por exemplo, usando o keywordshitter + serachvolume eu chego a conclusão de que preciso escrever um artigo sobre “Como Ganhar dinheiro na Internet“. Eu posso usar variações para serem os subtítulos (H2) do meu artigo:
- ganhar dinheiro com instagram
- ganhar dinheiro com pesquisas
- ganhar dinheiro assistindo videos
- ganhar dinheiro na internet pelo celular
- E muitos outros…
Então tenha em mente que ao escrever um artigo, tente usar o máximo de palavras-chave ou assuntos sugeridos pelas ferramentas mencionadas num único artigo. Principalmente se você não pretende escrever sobre aqueles assuntos depois.
Ou seja, acaba sendo que as buscas por sugestões e palavras-chave te ajudam não apenas a escrever um artigo, mas também a escolher sub-temas de um artigo.
Por ultimo, não se esqueça de colocar a palavra-chave ou assunto escolhido no Google Adwords ou ubersuggest para ter uma noção do CPC e da concorrência. Se você quiser posicionar bem seu artigo, tente sempre escrever melhor que o concorrente.
Espero que as dicas desse artigo tenham ajudado você a procurar pelas melhores sugestões de temas para seus artigos. Se gostou do artigo não se esqueça de compartilhar e deixar seus comentários.
Glossário de Termos abordados neste artigo
Antes de falarmos sobre como você pode encontrar sugestões de temas para seus artigos. Vamos explicar um pouco o significado de cada expressão técnica ou desconhecida para muitos que está sendo usada neste artigo.
Palavra-chave – É praticamente o tema ou assunto do artigo em uma ou poucas palavras. Existem palavras-chave curtas e existem aquelas palavras-chave de calda longa, onde pode ser praticamente o título do artigo. A palavra-chave é basicamente o termo que a pessoa vai buscar no Google para achar seu site ou artigo.
Nicho – Categoria ou assunto do site. Por exemplo, eu tenho um site que fala sobre o Japão, então seu nicho é Japão.
Backlinks – São links expostos em um artigo que direcionam o leitor para outro site. Esses links não devem ter a tag nofollow, para passar relevância (juice) para outros sites. Quanto mais sites relevantes recomendarem o seu, melhor ele vai se posicionar no Google.
CPC – Custo por Click, esse valor define a média que você vai ganhar por clique em anúncios em sua página, de acordo com a palavra-chave da página. Se quiser ganhar mais com Google Adsense, precisa focar em escrever artigos com CPC alto (acima de 0,50 centavos em dólar).
Domínio – URL, link, endereço do seu website ou de qualquer outro site. O famoso blablabla.com | www.blablabla.com | https://blablabla.com;
Eu também fiz uma vídeo aula bem longa falando sobre como eu escrevo meus artigos. Você pode assisti-lo abaixo: