Posicionando artigos em primeiro no Google

ESCRITO POR

Hoje eu quero compartilhar algumas dicas de como eu faço para posicionar um artigo em primeiro nos resultados de busca do Google. Não vou passar nenhum tutorial ou dica de SEO que todos os outros sites explicam, quero contar minha experiência real e como eu trabalho de forma desleixada (rsrsrs).

Meu site é um dos maiores sites de cultura japonesa do Brasil, é uma categoria que eu gosto de mexer e com alta procura e assuntos intermináveis. Eu tenho 2 grandes concorrentes que costumam se posicionar melhor que eu nas buscas do Google, mas aparentemente eles não possuem tanto conhecimento de SEO.

Posicionando artigos em primeiro no Google

O PA e DA do meu site circula por volta de 32 na data que escrevi esse artigo (março de 2019). Meu site tem mais de 5 anos de idade e recebe mais 500.000 visitas mensais. O CPC e CPM do meu nicho é baixíssimo, talvez eu esteja fazendo algo errado.

A maioria das pessoas dizem que Backlinks e PBN são os fatores mais importantes de rankeamento, mas eu pessoalmente não invisto tanto nisso. Eu tento conseguir backlinks naturalmente focando no meu conteúdo, e já consegui diversos backlinks dofollow de sites com 80+ de PA e DA.

Provavelmente eu poderia estar dominando a primeira posição em todas as keywords [palavras-chave] se eu aplica-se corretamente todas as técnicas de SEO que os especialistas usam. Sem falar que tenho fortes concorrentes que são Wikipedia, WikiHow, Amino e muitos outros.

Refazendo um artigo e colocando ele em primeiro

Deixando essas questões de lado, vamos para as dicas em questão! Vou pegar um exemplo recente que eu posicionei na primeira página do google:

Posicionando artigos em primeiro no Google

A palavra-chave em questão é “domo arigato” e juntamente com essa palavra, existem milhares de outras variações presentes dentro do artigo em questão. Essa palavra pode receber mais de 50.000 consultas mensais.

Eu já tinha um artigo antigo falando sobre formas de agradecer em japonês, porém ele não estava nem se quer posicionado na primeira página. Resolvi revisar o artigo e mudei também seu URL para adicionar a palavra-chave domo arigato, em menos de 48 horas meu artigo dominou a primeira posição, e estou aqui para explicar como e porque.

Examinando concorrentes

Uma das coisas mais importantes que você deve fazer ao escrever um artigo é examinar os concorrentes da primeira página do Google. Você precisa entender como eles escreveram o artigo e tentar fazer bem melhor que eles.

Eu tinha visto o artigo do nipponrama sobre 21 maneiras de dizer obrigado em japonês e pensei: “Por que não fazer mais de 50 maneiras de dizer obrigado em japonês?”. Acabou que, ao terminar o artigo, deu mais de 72 maneiras.

Posicionando artigos em primeiro no Google

Eu também examinei os sites que apareciam na primeira página do google buscando as palavras em inglês ou nos EUA. Eu sempre busco pela palavra-chave escrita em inglês seguido de meaning (significado) ou quora.

Quora – Esse site é perfeito para você obter informações e até encontrar sugestões de artigos através das milhares de perguntas realizadas no site. Diferente do Yahoo Respostas, os usuários respondem corretamente e com textões que servem de inspiração.

Derrubando grandes concorrentes

Não é difícil ultrapassar as primeiras posições dos grandes sites como wikipedia ou wikihow, já que eles são de múltiplos nichos e o meu site é focado no nicho da palavra-chave em questão. Então basta escrever algo maior que eles.

Eu sempre tento escrever artigos com mais de 1000 palavras, e mesmo que alguns leitores possam achar cansativo, eu adiciono links ancoras através de um sumário para direcionar o leitor para o tópico de real interesse dele.

Os links ancoras também ajudam a posicionar seu artigo em primeiro lugar do Google e ainda fortalece outras palavras-chave variantes do artigo. Eu tento fazer com que o artigo ataque de todos os lados, com muitas palavras chaves variantes.

Posicionando artigos em primeiro no Google

Compartilhamentos Sociais Ajudaram muito

Depois que escrevi o artigo, ele viralizou nas redes sociais obtendo mais de 200 compartilhamentos em um único dia. Acredito que esse fator foi de grande importância para ele se posicionar em primeiro lugar no Google.

Todos os artigos que você escrever devem ser publicados no máximo de redes sociais possíveis. Você pode automatizar o serviço usando ferramentas como IFTTT.

Esses foram alguns pontos chaves que ajudaram esse artigo meu a se posicionar em primeiro no Google, infelizmente ele não vai ficar muito tempo, já que o Google é uma incógnita que fica mudando de algoritmos constantemente. É por isso que você precisa sempre estudar novas formas de SEO e sempre gerar novos conteúdos para seu site.

Espero que essas pequenas dicas deste artigo curto possa servir de ajuda para você leitor do meu blog pessoal onde tento escrever meu dia a dia na web. Se gostou não se esqueça de compartilhar e acompanhar nosso blog através da inscrição por e-mail no começo de cada artigo.

Por Favor! Compartilhe Nosso artigo:

Deixe uma resposta