A melhor forma de conseguir um CPC alto no Adsense

ESCRITO POR

Muitas pessoas falam que o mais importante para ter um CPM ou CPC alto é o nicho do site. Será que é mesmo? Neste artigo eu quero passar dicas definitivas que vão ajudar você a conseguir um CPC alto no Google Adsense! Quero apresentar a melhor forma de fazer isso, independente do seu nicho.

Como o artigo é um pouco grande, vou deixar um índice abaixo para ajudar na sua navegação:

– Glossário de termos (Novatos)
– O que faz um CPC do Adsense ser alto?
– CPC Baixo? O que estou fazendo de errado?
– Como encontrar palavras-chave com CPC alto
– Ferramentas para encontrar palavras-chave com CPC alto
– Temas e nichos de CPC alto
– Explore um mundo além do Adsense e CPC alto
– Cursos para ajudar você a trabalhar com Adsense

Glossário do artigo sobre CPC alto no ADSENSE

Talvez você seja um novato no mundo do adsense ou criação de sites, e pode não compreender alguns termos encontrado neste artigo. Pensando nessas pessoas, vou tentar resumir brevemente alguns termos que vou mencionar bastante neste artigo.

Nicho – Categoria do seu site, os assuntos ou tema do seu site;

Palavras-chave – Em inglês keyword, índica a palavra foco principal do seu artigo. O tema ou assunto em mente que você usa ao escrever um artigo. Você deve sempre usar essa palavra chave várias vezes no artigo, mas sem exagerar.

SEO – Técnicas utilizadas para melhorar o posicionamento do seu site no google, aumentando assim as visitas orgânicas dos sites de buscas.

Adsense – Plataforma do Google que paga por espaço publicitário eu seu site com Banners.

Outros termos vão ser esclarecidos ao longo do artigo.

A melhor forma de conseguir um CPC alto no Adsense

O que faz um CPC do adsense ser alto?

Pra quem ainda não sabe, CPC significa Custo por clique, indicando a média de ganhos por cada clique nos anúncios de seu site. O CPC não é a única coisa que você deve se preocupar no seu site, o valor do CPC também depende da:

  • Idade do Domínio;
  • CTR – Porcentagem da taxa de cliques;
  • RPM – A média de ganhos por impressões;
  • Impressões – Quantas vezes seus anúncios são vistos;
  • Layout do site;
  • Posicionamento dos anúncios;
  • Tipos de anúncios;
  • Nicho do site;
  • Origem do tráfego do site;
  • Perfil do visitante do site;
  • Palavras-chave dos artigos;

Apesar do artigo ser focado em sites, vale lembrar que canais do youtube também usam o Adsense, e técnicas envolvendo a busca de palavras-chave com CPC alto também afeta seus ganhos no youtube, por isso esse artigo também é util para youtubers.

A melhor forma de conseguir um CPC alto no Adsense

CPC BAIXO? O que estou fazendo de errado?

Quanto pesquisamos no Google por artigos que ensinam a aumentar o CPC do seu site, encontramos diversos artigos que passam algumas dicas simples e óbvias. Será que essas dicas são realmente úteis?

A maioria das dicas encontradas na internet incentivam você a testar posições, testar diferentes blocos de anúncios, testar layouts, quantidade de anúncios, aumentar a taxa de cliques e outras coisas óbvias que muitos devem ter feito, mas não conseguiram um aumento significativo nos ganhos.

Você talvez já tenha feito de tudo, mas seu CPC nunca passa do 0,10? Ou pior, as vezes ele beira 0,02? Ai você navega nos grupos do facebook e vê pessoas ganhando 10$ com apenas um clique? Acabou de colocar a culpa no seu nicho?

O problema não é o seu nicho, é a forma que você trabalha com seu site. Talvez você até entenda de SEO, receba milhares de visitas orgânicas, escreve artigos com objetivo de atrair o maior número de visitas, mas esse não deve ser o seu foco.

As pessoas só ganham 10$ em um clique porque elas focam num método de escrever artigos pensando em palavra chaves com um alto CPC. Claro que o nicho ajuda a se posicionar em certa categoria com CPC alto, mas você pode aumentar seus ganhos em qualquer nicho.

A melhor forma de conseguir um CPC alto no Adsense

Como encontrar palavras-chave com CPC alto?

A técnica consiste em sair procurando palavras-chave nas ferramentas de busca até encontrar alguma que tenha relação com seu site e pague um bom valor de CPC. Você também precisa quebrar a cabeça pensando em variações e ideias para colocar nessas ferramentas de busca.

Encontrar palavras-chave com um CPC alto não é uma tarefa fácil. Exige que você fique horas e horas pesquisando e buscando assuntos aleatórios no seu site e nos concorrentes até encontrar alguma palavra-chave com CPC alto.

O que seria uma palavra chave com CPC alto? São palavras que pagam no mínimo 10 centavos em dólar por clique. Lembrando que o Google paga metade do valor exibido nas ferramentas que vou compartilhar agora, então sempre escolha palavras com mais de 0,20$ de CPC.

Não se importe tanto com a quantidade de buscas mensais, a maioria das palavras com CPC alto costumam ter poucas buscas ou já é praticamente um título para seu artigo de tão grande que é. Essas palavras grandes são chamadas de Palavras-chave de calda longa.

A melhor forma de conseguir um CPC alto no Adsense 1

Ferramentas para buscar palavras-chave com CPC alto

Infelizmente a maioria das ferramentas que oferecem sugestões de palavras-chave e analises de site, costumam ser pagas e caríssimas. As ferramentas pagas mais famosas são semrush, kwfinder e long tail pro. Por sorte, existem algumas gratuitas.

Google ADS – O site do Google ADS oferece um planejador de palavras-chave que permite anunciantes buscarem por palavras-chave e terem uma noção de buscas mensais e também do valor pago por anúncios dessa palavra.

Ubersuggest – Essa ferramenta é gratuita e chega ao nível das ferramentas pagas. Além de buscar por palavras-chave e seu CPC, você também pode examinar domínios de concorrentes e saber quais palavras-chaves geram mais visitas e dinheiro para eles.

A melhor forma de conseguir um CPC alto no Adsense

Google Search Console – Você pode usar o seu próprio Search Console para ter ideias de palavras-chave que recebem uma boa quantidade de visitas. Assim você coloca essas palavras em outras ferramentas como o Planejador de palavras-chave ou Ubersuggest para ter mais ideias.

answerthepublic.com – Esse site sugere muitas palavras-chaves de calda longa para determinado termo. Perfeito para encontrar sugestões para artigos, você pode jogar as sugestões no Planejador de Palavras Chaves ou Ubersuggest para ver o CPC.

Recomendamos ler nosso artigo sobre dicas de SEO que lá você encontra outras ferramentas com mesmo objetivo.

Os TEMAS e nichos com CPC mais alto de todos

Existem nichos onde o CPC sempre vai ser altissimo, talvez você possa tentar incluir alguns artigos relacionados a esses temas sem fugir do nicho principal do seu site. Existem palavras-chave que pagam até mesmo 100 dólares por um clique.

Saúde é sem dúvida um dos nichos mais lucrativos da internet. Não basta ter milhares de sites que falam sobre saúde, você já deve ter se deparado com notícias falsas nas redes sociais sobre cura para doenças ou coisas do tipo. Eles escrevem assuntos alarmantes para aumentar as visitas e lucrar ainda mais com Adsense.

A melhor forma de conseguir um CPC alto no Adsense

Muitos acabam criando sites gerais sem nicho específico e focam apenas em temas com alto CPC, escrevendo notícias alarmantes e publicando nas redes sociais para gerar visitas aleatórias e compartilhamentos.

Outros focam em criar um site de nicho específico. Os nichos com maiores CPC costumam ser:

  • Investimentos
  • Finanças
  • Emagrecimento
  • Enem;
  • Moda e dicas femininas;
  • Tecnologia;
  • Apostas ;
  • Jogos;
  • Avaliações de produtos;
  • Crédito;
  • Relacionamento;
  • Concursos públicos;
  • Advogados;
  • Turismo e viagens;
  • Carros e dicas automotivas;
  • Dicas financeiras;
  • Dicas para gestantes;
  • Cursos;
  • Esportes;
  • Doações;
  • Gás/Eletricidade ;
  • Empréstimos;
  • Teleconferência;
  • TCC;

Claro que existe milhares de outros nichos e micro-nicho desconhecidos com CPC muito mais alto. Aqueles que acabam descobrindo um mercado lucrativo, não costuma revelar seus sites para evitar concorrência.

A melhor forma de conseguir um CPC alto no Adsense

Explore o mundo além do Adsense e CPC

Anúncios do adsense nem sempre é a melhor forma de lucrar de muitos sites que recebem uma grande taxa de visitas mas poucos cliques. Alguns recorrem a redes de anunciantes que pagam por mil impressões (CPM – custo por mil);

Uma das principais alternativas ao adsense se chama ADX e é do próprio Google. Infelizmente entrar na rede premium do Google é complicado, mas existem redes terceiras que te colocam dentro do ADX em troca de uma pequena comissão dos seus ganhos. Para mais informações leia nosso artigo sobre diferenças do Adsense e ADX.

Você pode usar o Adsense e ADX juntos e ainda tentar lucrar de outra forma vendendo guest posts, produtos de afiliado ou criando seu próprio produto digital. Formas de lucrar com um site não faltam, apenas mantenha o foco e sua dedicação que a recompensa vai chegar.

A melhor forma de conseguir um CPC alto no Adsense

Cursos par ajudar você a trabalhar com Adsense

Apesar das dicas que eu dei, ganhar dinheiro com Adsense é um trabalho longo e exige muitos testes e conhecimentos. Talvez não seja do seu feito realizar todos esses procedimentos sozinho, principalmente se não tiver nenhum pouco de experiência com trabalhar pela internet ou Adsense.

Existem cursos online que explicam detalhadamente todo processo de configuração de blocos de anúncios, banners, nichos, layouts e buscas de palavras-chave para aumentar o CPC e lucrar bastante com seu site.

Se você tiver condições de investir, recomendamos fortemente você a fazer algum curso online para ganhar experiência com a plataforma e aumentar seus ganhos. Eu selecionei alguns e vou compartilha-los abaixo:

Para acessar os cursos listados abaixo, basta clicar no título do curso no início de cada parágrafo. Não deixe se levar pela página de vendas, todos prometem coisas exorbitantes, mas eles vão apenas ensinar, os resultados vão depender do seu esforço.

A melhor forma de conseguir um CPC alto no Adsense

Adsense Survival – Na minha opinião é o melhor curso de Adsense, super completo. Mas atualmente ele está em reformulação e com as vendas encerradas. Mas vale a pena dar uma olhadinha, vai que liberaram.

Adsense na Prática – Rodrigo Porto vai ajudar você a montar o site e colocar os anúncios de forma prática, focando no ganho e lucro com o Adsense. Um curso com muitos anos no mercado e uma boa quantidade de clientes.

Como ser aprovado pelo Adsense – Um ebook simples que explica todos os processos para não ter uma conta negada pelo Google, além de dicas envolvendo SEO, tráfego, CPC e WordPress.

Infelizmente, por enquanto esses foram os poucos cursos relacionados ao Adsense que eu encontrei. Se eu achar outros vou atualizar o artigo, infelizmente quem encontra a mina de ouro não revela facilmente.

Espero que tenham gostado das pequenas dicas que vão te ajudar a subir o CPC do seu site, se gostou não se esqueça de compartilhar com os amigos.

Por Favor! Compartilhe Nosso artigo:

2 comentários em “A melhor forma de conseguir um CPC alto no Adsense”

Deixe uma resposta