Adsense x Adx x Afiliado – Qual a melhor forma de Monetizar seu site?

ESCRITO POR

Você já ouviu falar do Google Adsense? Google Adx? Venda como afiliado na Hotmart, Amazon ou outros? Dentre essas 3 Qual a melhor forma de monetizar um site? Neste artigo vamos falar detalhadamente sobre essas 3 formas de monetização.

Muitas pessoas conhecem o Adsense como a maior e melhor maneira de monetizar um website. Outros acabam acabam ficando curiosos com a alternativa premium do Google Adsense chamada de Google Ad Exchange (ADX). Já outros nem se importam com anúncios AD e preferem vender produtos diretamente como afiliados em troca de comissões.

Sem mencionar que você não precisa ficar escolhendo um dos 3, pode simplesmente usar as 3 formas de monetização juntas. Claro que você precisa testar suas prioridades e ver qual realmente da mais lucro para focar nela.

Sumário do artigo
– Google Adsense
– Google ADX
– Qual a melhor Network de ADX?
– Os problemas de usar anúncios no site
– Monetização como afiliado
– Qual a melhor forma de monetizar seu site?
– Plugins recomendados para melhorar monetização

O Google Adsense – A forma mais comum de monetização

O Google Adsense é um serviço que exibe anúncios em seu site e paga por clicks (CPC) e vizualizações (CPM). É a forma de monetização e a rede de anúncios mais popular do mundo. É também a que paga mais por exibição de anúncios.

Você pode colocar diferentes banners de diferentes tamanhos no seu site, o Google vai pagar de acordo com os seus visitantes, o assunto do seu site e o investimento dos anunciantes. Tudo é feito através de um leilão de espaço publicitário, então o valor que você ganha por visitas ou cliques nunca é fixo.

Os ganhos do Adsense vai depender se as pessoas clicam ou não nos anúncios. Dependendo do nicho e das pessoas que visitam seu site, raramente elas vão clicar em anúncios, fazendo seus ganhos serem bem baixo. A forma que as pessoas comportam ao clicar no anúncio também pode influenciar nos ganhos.

Adsense x Adx x Afiliado - Qual a melhor forma de Monetizar seu site?

Algumas pessoas não conseguem entrar no Adsense

Infelizmente o Google Adsense está cada vez mais rígido para aceitar novos membros. Recomendamos que o site tenha uma quantidade razoável de artigos e receba muitas visitas orgânicas do Google, antes de solicitar o cadastro no Google Adsense.

O Google Adsense tem uma política muito rígida, os assuntos escritos no site não podem ter muito conteúdo de teor imoral, violento ou adulto. Sites envolvendo conteúdo pirata como animes, música e filmes não podem ser monetizamos pelo Google Adsense.

Certifique-se que seu website seja um site original, sem conteúdo copiado de outros sites. Os artigos também precisam ser bem escritos e suas visitas precisam

Adsense x Adx x Afiliado - Qual a melhor forma de Monetizar seu site?

Google Ad Exchange e suas Networks – ADX

O google Ad Exchange é uma versão premium do Google Adsense que paga por CPM. Os ganhos na teoria é bem mais alto que os gerados pelo Google Adsense, mas como já mencionado, costumam pagar por CPM.

O verdadeiro Google ADX só é acessível para sites gigantes que recebem mais de 2 milhões de visitas mensais, ainda precisa ser convidado pelo Google. O que as pessoas costumam usar são Networks que te cadastram no Google Adx através da conta empresarial delas e pega uma comissão de 15% dos seus ganhos.

Adsense x Adx x Afiliado - Qual a melhor forma de Monetizar seu site?

Essas Network (redes) que levam sites pequenos para usar o ADX são parceiras e oficializadas pelo Google. Algumas tentam inovar e fazem múltiplas parcerias além do Google ADX, também usam técnicas para aumentar o CPM como o lance de cabeçalho (Header Bidding).

Alguns sites conseguem aumentar seu lucro em até 100% usando o ADX ao invés do Adsense. Já outros não conseguem resultados superiores a 30% ou as vezes consegue resultados menores. O melhor é usar os 2 juntos e fazer testes para entender como ganhar mais em ambos.

Algumas Network ou o próprio ADX gerencia os anúncios através de uma plataforma avançada do Google chamada de Ad Manager, antigamente era conhecida como DFP (DoubleClick for Publishers).

Qual a melhor Network de ADX?

Eu pessoalmente já usei 3 networks de ADX, atualmente estou testando uma brasileira chamada Premium Prommatig, mas estou receoso porque eles pegam 25% dos ganhos. Em compensação eles pagam direto na conta bancária em reais, sem precisar pagar outras porcentagens ao Paypal oi Payoneer.

Outra rede ADX muito popular é a monetizemore, mas seu requisito para cadastrar é ter no mínimo 500.000 visitas mensais. Muitas outras redes famosas com ótimo CPM também possuem requisitos altos assim.

Vale lembrar que ao instalar o ADX não espere ganhos exorbitantes nos primeiros dias. Leva uns meses para seu site melhorar os ganhos e aumentar o CPM.

Adsense x Adx x Afiliado - Qual a melhor forma de Monetizar seu site?

Eu pessoalmente irei recomendar para vocês a Ezoic, porque além de fornecer uma conta ADX, eles possuem uma maneira única de administrar os anúncios, também possibilita mesclar sua conta Ezoic com o próprio Adsense e outras redes de anunciantes online.

O Ezoic também oferece opções para optimizar seu anúncio e a velocidade de sua página, relatórios completos e muitas outras formas de monetização. O melhor de tudo é que seus requisitos são baixos para ter acesso, eles prometem aumentos de até 250%.

Caso consiga cadastrar um site grande em qualquer uma das Networks mencionadas, você pode usar os anúncios em outros sites pequenos também.

Os problemas de usar o Adsense ou ADX em seu site

O grande problema dos anúncios no Brasil é o CPC e CPM que é muito baixo em comparação com os outros países. Muitos sites no Brasil não conseguem tirar mais de 1$ com 1.000 visitas, enquanto existem sites no Brasil que tiram 5$ com apenas 1.000 visitas. Trabalhar com banners de anúncios no Brasil não é algo fácil.

Infelizmente hoje a maioria das pessoas conhecem os anúncios do Google e não costumam clicar neles. Outros até usam Adblock ou extensões para bloquear anúncios em seus navegadores. Isso pode afetar negativamente sua receita.

Outro problema de usar anúncios é entender como isso pode afetar seu site. Muitos podem sair do site por causa de muitos anúncios, sem mencionar que os anúncios deixam o carregamento do seu site mais lento.

Adsense x Adx x Afiliado - Qual a melhor forma de Monetizar seu site?

Por isso vamos falar sobre outra forma de monetização que pode render muito mais e ainda ser mais amigável com seu site, sem incomodar os visitantes. Ao contrário, trabalhar com produtos afiliados você entrega o que o leitor está procurando e satisfaz o desejo dele.

Não estou pedindo para deixarem de usar o Adsense ou ADX, eu uso ambos em meus sites!

Monetizando seu site vendendo como afiliado

Vender como afiliado significa você se afiliar a um produto, divulgando seu link em troca de comissões por cada venda realizada. Também pode ser conhecido como uma espécie de CPA (Clique por ação) que outras Networks de AD trabalham.

Diferente de vendas diretas, você simplesmente manda a pessoa para a página do produto e fica na esperança dela comprar para ganhar sua comissão. Sem ter que mexer com clientes, problemas de estoque, frete, alunos, pessoas ou qualquer dor de cabeça.

Adsense x Adx x Afiliado - Qual a melhor forma de Monetizar seu site?

Você pode trabalhar como afiliado divulgando produtos físicos ou produtos digitais. Ambos possuem suas vantagens e dificuldades. Tudo vai depender do nicho e público do seu site, ou a forma que você quer trabalhar com esses produtos. Veja algumas características de cada uma:

Afiliado de Produtos Físicos

Um afiliado que trabalha divulgando produtos físicos pode vender praticamente qualquer coisa que chegue na casa do cliente. São bem mais fáceis de vender por causa das promoções e fama das lojas.

A venda de produtos físicos podem se encaixar em qualquer nicho ou assunto. Sua desvantagem é as comissões que são baixas e costumam ser menor que 10%, sem mencionar também o valor dos produtos que são menores que os digitais.

Adsense x Adx x Afiliado - Qual a melhor forma de Monetizar seu site?

Os principais canais de afiliados para produtos físicos no Brasil são a AmazonBR, Lomadee e Zanox. Uma tonelada de outros sites funcionam como Networks que permitem afiliar-se a milhares de lojas online de produtos físicos do mundo.

Afiliado de produtos digitais

Um afiliado que trabalha divulgando produtos digitais pode vender praticamente qualquer curso online, ebook, serviço de assinatura, hospedagem, scripts, templates, alugueis, passagens de avião ou qualquer coisa que não chegue na casa da pessoa.

A principal vantagem dos produtos digitais é a alta comissão que pode varias de 20% a 50%. Os produtos também costumam ter um valor elevado de 2000 reais para grandes cursos. Sem mencionar o marketing feito pelo criador do produto digital que você estiver divulgando.

Adsense x Adx x Afiliado - Qual a melhor forma de Monetizar seu site?

Os principais canais de produtos digitais no Brasil são a Hotmart, Eduzz e Monetizze. Alguns canais de produtos digitais internacionais são Envato, Clickbank, Udemy e uma infinidade de sites que oferecem comissão por divulgação.

Você pode criar seu próprio produto

Algumas pessoas possuem sites com temas totalmente diferentes que parece ser impossível encontrar algum curso ou produto digital para divulgar como afiliado. Na verdade você pode inovar e criar alguma coisa, pode ser qualquer coisa.

Hoje em dia existem cursos de absolutamente tudo na internet, assuntos totalmente estranhos como por exemplo: Ganhar na Loteria, emagrecer em 40 dias, como conquistar as pessoas e etc. Um produtor ganha muito mais dinheiro se dedicar bem no seu produto.

Adsense x Adx x Afiliado - Qual a melhor forma de Monetizar seu site?

A melhor maneira de criar um produto primeiramente é focar no conteúdo gratuito do seu site para atrair as pessoas. Depois você pode pensar em vender e criar alguma coisa.

Qual a melhor maneira de monetizar seu site?

Como eu já mencionei várias vezes no artigo, a melhor coisa a se fazer é testar essas 3 formas e outras que você encontrar para tentar usa-las em conjuntos e talvez priorizar a melhor ou tirar a que não der resultados.

Eu afirmo que pra mim a melhor forma de monetização é vender como afiliado alguns cursos e produtos digitais. Assim os leitores não se sentem afetados com banners em toda parte preenchendo o site. O problema é que os resultados não são mensais e nem garantidos.

Adsense x Adx x Afiliado - Qual a melhor forma de Monetizar seu site?
Um dos principais sites onde dedico meu tempo! Pode dar uma olhada para entender a forma que eu trabalho…

Trabalhar vendendo produtos é bem mais difícil e exige dedicação fora do website, como redes sociais e captura de email. Já os anúncios são para aqueles que apenas querem escrever e deixar o site lá sem se preocupar com nada.

Espero que as dicas desse artigo ajudou você a entender as diferenças entre o Adsense com Adx, e também sobre as vendas como afiliado. Cabe a você decidir o que é melhor pra você. Esperamos ouvir sua opinião também.

Plugins WordPress para ajudar na monetização

Para finalizar o artigo eu gostaria de recomendar alguns plugins interessantes que podem ajudar você a melhorar os ganhos com os anúncios do Google Adsense, Google ADX ou com vendas de afiliados.

Content Egg – Plugin obrigatório pra quem quer ganhar dinheiro com produtos afiliados. Com esse plugin você se conecta a diversas redes de afiliados diferente e pode adicionar produtos diretamente nos seus artigos do editor wordpress. Também oferece uma opção de autoblog.

Adsense x Adx x Afiliado - Qual a melhor forma de Monetizar seu site?

Rank Math – SEO é uma das coisas mais importantes se você quiser ganhar dinheiro com seu site ou aumentar seus ganhos. Esse é o plugin gratuito que considero o melhor de todos os plugins de SEO.

Advanceed Ads – Esse é o plugin gratuito que utilizo para gerir meus anúncios do WordPress. Provavelmente existem opções melhores e mais completas pagas, por isso vou deixar alguma abaixo, para você dar uma olhada.

Vou finalizar este artigo com uma lista de recomendações de plugins, cursos e coisas relacionadas a Anúncios do Google e a afiliados. Espero que tenham gostado do artigo, se gostou compartilhe com os amigos e deixe seus comentários.

$58.00
in stock
Adsense x Adx x Afiliado - Qual a melhor forma de Monetizar seu site? 2 Themeforest.net
$39.00
in stock
Adsense x Adx x Afiliado - Qual a melhor forma de Monetizar seu site? 1 Codecanyon.net
(16)
$25.00
in stock
Adsense x Adx x Afiliado - Qual a melhor forma de Monetizar seu site? 1 Codecanyon.net
(37)
$22.00
in stock
Adsense x Adx x Afiliado - Qual a melhor forma de Monetizar seu site? 1 Codecanyon.net
$21.00
in stock
Adsense x Adx x Afiliado - Qual a melhor forma de Monetizar seu site? 1 Codecanyon.net

$34.99
in stock
Udemy.com
(159)
$11.00
$19.99
in stock
Udemy.com
$11.00
$24.99
in stock
Udemy.com
Por Favor! Compartilhe Nosso artigo:

Deixe uma resposta