Amino – A grande ameaça dos criadores de conteúdo

ESCRITO POR

Hoje vou falar sobre um aplicativo/site que tem conquistado cada vez mais espaço na internet, o famoso Amino. Será que essa rede social de comunidades pode ser uma ameaça para os blogueiros e criadores de conteúdo? Podemos aprender coisas com seu funcionamento?

Neste artigo vamos analisar como o Amino tem conquistado espaço nas pesquisas do google, nos aplicativos mobile e até no youtube. Vamos ver também como as pessoas estão deixando de ganhar dinheiro com esse aplicativo, ou como ele ameaça os criadores de conteúdo de outros sites.

Amino é uma rede social focada no mobile criado em 2014 por Benjamin Anderson e Yin Wang. O aplicativo tem diversas opções de entretenimento como comunidades, chat, blog, fóruns, criação de listas e conteúdo para entreter amigos e colegas. Com ele é possível criar uma rede social focada em qualquer assunto distinto. Existem até aplicativos próprios focados em determinado assunto como Animes.

A ideia Genial do Amino

O criador do Amino foi muito inteligente, ele criou uma rede social em formato de aplicativo, já que hoje em dia os dispositivos mobile dominam a maioria da população. Eles também criaram o projeto baseado na web, para que todo conteúdo gerado nos aplicativos possam ser acessados pelo navegador da internet.

Seu sistema de comunidades da a opção dos usuários criarem fóruns, blogs e artigos completos com uma ferramenta de criação muito amigável. Isso faz com que pessoas do mundo inteiro gerem conteúdos que rankeam nas primeiras páginas do Google dominando assim toda internet.

Amino - A grande ameaça dos criadores de conteúdo

O aminoapps.com tem sido o meio maior inimigo nos posicionamentos da primeira página de buscas do google. Imagino que muitos websites estão perdendo suas posições para conteúdos gerados por pessoas que estão basicamente sendo usadas sem ganhar algum tostão.

Ai quando abrimos as vagas para pessoas publicarem conteúdos em nossos sites, ninguém quer. O criador desse aplicativo encontrou uma ideia genial de gerar conteúdo sem precisar pagar escritores para isso. Provavelmente ele gera milhões nas custas dos usuários.

Como o Amino faz AS pessoas ESCREVEREM de graça?

O que faz com que milhares de pessoas gastem maior parte do seu tempo escrevendo conteúdo para o Amino sem ganhar nenhum tostão?

Uma das técnicas usada pelo Amino é a gamification que consiste em usar moedas, rankings, estrelas ou qualquer outro item que instiga o jogador a tentar consegui-lo. Podemos comparar o Aminoapps com um RPG viciante.

O uso frequente de imagens é outra técnica que diferencia ele de outros sites. Com esse aplicativo as pessoas postam imagens sem do no seus artigos, já que não estão usando seus servidores.

Amino - A grande ameaça dos criadores de conteúdo

Outra maneira que o Amino usa para conseguir novos usuários é patrocinando canais do youtube. Quem nunca viu algum youtuber recomendando o aplicativo para seus inscritos? Eles usam exatamente a técnica de entrar na comunidade de algo que você gosta para fazer você baixar o aplicativo, ainda diz que o dono do canal vai estar presente na comunidade.

Os artigos rankeados nas primeiras páginas do Google é outra maneira de atrair a maioria dos visitantes ao site aminoapps.com. O site deles recebem mais de 40 milhões de visitas por mês sendo mais de 80% do Google e 15% do Brasil.

Por que as pessoas escrevem no Amino?

Parece que estou transformando esse aplicativo genial e maravilhoso em um grande monstro, mas na verdade o Amino tem diversos pontos positivos, se não num iria atrair tantas pessoas.

Muitos usam o Amino paga conseguir backlinks para seus sites, eu mesmo tenho diversos backlinks apontando para meu site por causa de alguns autores que copiam coisas do meu site, mas ao menos colocam créditos. Então basicamente alguns são ajudados com esse aplicativo.

Esse é outro problema do Amino, as pessoas escrevem o que querem, e o que alguns fazem? Copiam seus artigos e colocam no aplicativo. Se brincar o artigo deles aparecem primeiro que o seu nas pesquisas do Google.

Amino - A grande ameaça dos criadores de conteúdo

Outros escrevem apenas por hobby, não interessam em ganhar dinheiro ou que outros ganhem dinheiro em suas costas. E realmente esse aplicativo é uma ótima opção para alcançar mais pessoas engajadas.

Mesmo que o Amino não ofereça nenhum tipo de monetização, alguns ainda ganham dinheiro divulgando links de produtos digitais ou físicos. Como eu não acompanho ou uso o aplicativo atualmente, não estou por dentro de suas diretrizes ou se isso é realmente permitido.

Talvez a Amino até remunere algumas pessoas, mas eu tentei pesquisar sobre monetização e gerar renda com amino e não encontrei absolutamente nada. Apenas rumores de que anúncios pop-up estavam sendo exibidos no aplicativo, mas lembrando que banners não é a única maneira de monetização. Só de o aminoapps.com receber 40 milhões de visitas, mesmo sem nenhum AD já torna o negócio milionário.

O Amino é realmente uma experiência completa, alguns usam a gamification até mesmo para montar lojas virtuais dentro do aplicativo. Outros conseguem literalmente vender e ganhar dinheiro com ele.

Qual a diferença do Amino para Youtube e Facebook?

Eles não fazem a mesma coisa que o Youtube e Facebook? A grande diferença é que o youtube e o facebook remuneram seus usuários, e provavelmente alguns que usam o Amino não trabalham de graça e tentam conseguir remuneração.

No youtube você encontra diversas maneiras de se monetizar, sem falar que o facebook não é nenhum blog com escritores aleatórios do mundo todo. Você não encontra no Facebook textos copiados de outro site com 2.000 palavras roubando posição dos verdadeiros autores nas buscas do Google.

Não que o Facebook e Youtube seja flor que se cheire. Ambos estão cheios de conteúdos copiados, podres e sem nenhum nexo. A internet em si está cheia disso, mas ainda é bom alertar os usuários inteligentes.

É por esses e outros motivos que penso que o Artigo 13 pode não ser a coisa mais horrível do mundo. O que cansamos de ver são pessoas ganhando dinheiro com conteúdo dos outros. Eu pessoalmente acho o Amino uma verdadeira ameaça aos criadores de conteúdo.

Ainda assim o Amino pode ser uma ferramenta muito útil para impulsionar seu site, não precisa necessariamente ver como um arque-inimigo. Na realidade a culpa não é do aplicativo, mas sim das pessoas que não raciocinam e preferem ser usadas escrevendo textos gigantes para dar dinheiro a uma empresa milionária.

Se a pessoa gosta tanto de escrever, porque não procurar trabalhos freelancers ou ajudar sites que não são milionários? Ou quem sabe, não cria um próprio site? Se você ainda gosta de escrever no amino, ao menos não fique copiando conteúdos de outros sites.

Realmente alguns aproveitam o Aminoapps.com e seu alcance para tirar muito proveito e renda. Outros vivem e trabalham apenas usando esse aplicativo, mas alguns infelizmente desconhecem das técnicas de ganhar dinheiro e escrevem de graça. Quem sabe num futuro próximo a Amino não crie uma maneira mais amigável de monetizar seus criadores de conteúdo?

Por Favor! Compartilhe Nosso artigo:

Deixe uma resposta