Dividir artigos em partes prejudica ou ajuda o site?

ESCRITO POR

Alguns sites possuem aquela mania de dividir o artigo em várias partes ou criar listas que cada página é um item. Por que esses sites fazem isso? Será que dividir artigos em várias partes prejudica ou ajuda o site? Isso afeta o SEO? Vamos responder essas e outras perguntas neste pequeno artigo.

Sumário do Artigo
- Por que alguns dividem artigos em partes?
- É vantagem dividir um artigo em partes?
- Quando devo dividir um artigo em partes?
- Dividir vídeos do youtube em partes

Por que alguns sites dividem os POSTs e artigos em partes?

As pessoas costumam fazer o seguinte:

  • Dividem um único assunto em vários artigo com parte 1, parte 2…
  • Criam listas onde a pessoa precisa avançar uma página para ver cada item;

Você deve estar se perguntando porque alguém dividiria um artigo em várias partes? Alguns dos motivos são:

  • Preguiça de escrever tudo num dia;
  • Quer publicar algo o mais rápido no site;
  • Quer fazer o leitor acessar várias páginas pra ganhar mais com anúncios;
  • Quer diminuir a taxa de rejeição do site;
  • Capturar e-mails;
  • Quer evitar que o artigo seja longo;
  • Evitar a necessidade de rolar o artigo para baixo;
  • Melhorar as linkagem interna;

Acho que o motivo mais viável é gerar mais lucro com anúncios, mas será que isso realmente funciona? Isso não prejudica em alguma coisa? Você leitor de sites provavelmente já ficou com raiva de ler um artigo e ter que acessar outra página, colocar seu e-mail ou esperar para ler o restante. Se você é um autor de sites, fique atento para não cometer mais o erro de dividir artigos em partes.

é vantagem dividir os artigos ou post em partes?

Alguns imaginam que ao dividir o artigo em partes vai fazer com que o leitor não se assuste pelo tamanho do texto, fazendo com que ele leia completamente e naturalmente. Isso pode ser facilmente contornado com links ancoras para cada cabeçalho ou subtítulo [H2].

As pessoas acham que consegue enganar o Google Adsense e gerar mais ganhos dividindo o artigo em várias partes. Isso na realidade pode prejudicar o SEO do seu site, fazer você concorrer nas pesquisas consigo mesmo. Na verdade pode até impedir você de aparecer nas primeiras páginas das buscas.

Dividir artigos em partes prejudica ou ajuda o site? 1

Outros tentam contornar essa ameaça SEO com plugins e técnicas que fazem o artigo ser completamente visível ao robôs do google em uma única página, mas para o leitor ele precisa seguir a uma página seguinte. Será que isso realmente é vantagem?

Eu pessoalmente já sai diversas vezes de sites ou listas que precisava acessar uma nova página para ver cada coisa. Isso sem mencionar que o Google não é burro e sabe muito bem quando pessoas tentam manipula-lo para aumentar os ganhos. Na verdade isso pode fazer seu CPM cair drasticamente.

Acho que a maioria sabe que é muito melhor um artigo de 2.000 palavras que 4 artigos de 500 palavras com o mesmo assunto. Na realidade acho que o ponto mais forte para não dividir artigos em várias partes é o SEO.

Dividir artigos em partes prejudica ou ajuda o site? 2

Eu mesmo já fiz isso diversas vezes, agora estou juntando todos esses artigos divididos com objetivo de melhorar o SEO e faze-los posicionar na primeira página. Tive que sentir na pele que essa tática é mais prejudicial que benéfica.

Quando devo DIVIDIR um artigo em partes?

Também não precisa escrever um artigo de 10.000 palavras sobre um assunto. Se existe a possibilidade de criar 5 artigos de 2.000 palavras, ou até mais sobre esse assunto, então faça isso. Nesses casos é vantagem dividir o artigo em várias partes.

Eu só não vejo vantagem dividir listas de 10 itens ou menos em várias páginas, mesmo que utilize o mesmo hyperlink ou um script. Agora se for uma lista com 100 itens, pode talvez dividir em 20 ou 50 itens por artigo. Ainda assim pode ser ruim para o SEO, a menos que consiga posicionar os dois artigos na primeira página.

Um exemplo de site que faz bastante isso é o legiaodosherois, mas aparentemente eles fazem isso não por causa de anúncios ou vizualizações de página. Na verdade todo conteúdo deles ficam na mesma página, eles fazem esse sistema de lista apenas porque acham melhor assim.

Dividir artigos em partes prejudica ou ajuda o site? 3

Se você acha que uma lista dessa forma ao invés de rolar como um artigo tradicional é melhor, então faça como desejar. Só certifique-se de que não está fazendo nada prejudicial ao SEO ou CPM do site. Pense também em como esse sistema de layout de artigos podem afetar seu leitor.

Outra situação onde dividir o artigo em partes pode ser benéfico, é quando seu site recebe mais visitas sociais que orgânicas. Nessa situação os seus leitores vão compartilhar seus artigos, aumentando mais seu alcance social caso os artigos sejam divididos.

Tente também dividir artigos de uma maneira que não pareça ser uma divisão. Você pode começar um assunto em um artigo e direcionar para outro sem deixar claro que é parte dois ou parte três.

Dividir vídeos do youtube em partes

Acredito que nem todos os criadores de conteúdo gostam de dividir seus vídeos em partes, mas infelizmente eles são obrigados a fazer isso por causa do algoritmo do Google que ajuda o alcance de vídeos com menos de 10 minutos.

Dividir artigos em partes prejudica ou ajuda o site? 4

Infelizmente vídeos longos no youtube faz com que os inscritos não o vejam completamente, afetando assim o alcance do vídeo. Então acaba sendo muito mais vantajoso fazer vídeos curtos e dividir em várias partes do que um único vídeo longo.

Outros fazem o caminho inverso, eles entopem o vídeo de transições, créditos, intros longas, encheção de linguiça para dar um total de 10 minutos ou pelo menos 5 minutos para ter um alcance melhor no youtube. A mesma coisa acontece com artigos de sites, onde os autores são obrigados cada vez mais a escrever artigos com 2000 palavras se quiserem se posicionar na primeira página das buscas do Google.

Existem diferentes situações para dividir ou não um vídeo ou artigo. Parece ser um assunto não muito comentando, mas você já observou os sites que fazem isso? Tentou fazer o mesmo? Qual a sua opinião sobre esse assunto? Gosta de sites com esse layout?

Por Favor! Compartilhe Nosso artigo:

Deixe uma resposta