Guia completo de SEO + 50 Ferramentas pra Rankear nas buscas

, ESCRITO POR

Vou compartilhar agora um Guia Completo sobre SEO + 50 Ferramentas que vão ajudar você a optimizar seu site e rankear seus artigos no topo e nas primeiras páginas do Google e outros sites de pesquisa.

Uma das coisas mais importantes que a pessoa precisa aprender ao criar um site é SEO (Search Engine Optimization) que consiste em uma variedade de técnicas que têm como objetivo tornar o seu site mais amigável e visível nos sites de busca como Google, Yahoo e Bing.

Existe uma infinidade de técnicas utilizadas por blogueiros, programadores e agências especializadas nessa área para otimizar seu site nas pesquisas do Google. Dentre elas envolve palavras-chave, link building, estrutura, artigos longos e até mesmo técnicas obscuras condenadas pelo Google.

Guia completo de SEO + 50 Ferramentas pra Rankear nas buscas

Esse guia completo de SEO + 50 Ferramentas para otimizar seu site e Rankear no Google é um artigo gigantesco, por isso vamos deixar um sumário para facilitar sua navegação:



Existem milhares de Guias de SEO na internet, eu tentei fazer diferente e com poucas palavras quero explicar de maneira simplificada os principais passos de SEO. Logo depois vamos passar para as ferramentas de otimização.

Como o Google encara o SEO

Agora que você sabe que SEO consiste em um conjunto de técnicas para melhorar o Rankeamento e posição no google e outros sites de busca, nada melhor que entender um pouco sobre o SEO e os termos utilizados pelas pessoas que estudam essa área.

SEO é uma área que exige estudo constante, cada vez mais o Google se modifica para evitar sites de baixa qualidade que focam em técnicas de se posicionar no topo. Hoje em dia a pessoa precisa focar bastante na qualidade do conteúdo ao invés de quantidade.

Na época de 2008 muitos blogs feitos pela ferramenta Blogger do Google eram populares e se posicionavam facilmente na primeira página. Isso deu origem a milhares de sites sem nenhum conteúdo relevante dominando as primeiras páginas. O google não gostou disso e cada vez mais dificulta a vida dessas pessoas que querem aproveitar dos termos mais buscados para gerar lucro.

Guia completo de SEO + 50 Ferramentas pra Rankear nas buscas
A imagem representa o quão SEO é caro e valioso. Pessoas gastam milhões com ferramentas para SEO diariamente.

Milhares de sites se competem focando em qualidade e técnicas para dominar a primeira página. O google hoje em dia considera a qualidade, tamanho do artigo, domínio e relevância do site, tempo de visita na página, tempo de carregamento da página, compartilhamento, visitas sociais e milhares de outros fatores, algo importante para posicionar artigos no google.

SEO é algo realmente complicado para pessoas leigas ou que estão começando um site hoje. Eu mesmo tenho dificuldade em compreender e me posicionar no Google. Trabalhar com otimização de sites é uma luta constante e eterna.

Como você pode se dar bem com SEO? Agora vamos ver passo a passo pontos importantes que você deve considerar para ter um site de sucesso.

Primeiros passos de SEO com site

Existem duas formas de trabalhar com SEO do seu site, tudo o que você faz internamente na sua página é chamada de One Page. Quando envolver um trabalho externo é chamado de Off Page.

Uma das primeiras coisas que você precisa levar em consideração é o domínio do site. Escolha um domínio que tenha uma palavra foco de seu nicho (assunto ou categoria do site). Não faça como eu que coloquei nomes ou marcas nada haver com assunto do site.

Segundo, você precisa otimizar a velocidade do seu site e outras configurações. Hoje em dia, milhares de pessoas utilizam o WordPress para montar o site ou blog. Recomendamos usar temas leves como GeneratePress ou plugins de SEO completos como Rank Math.

Guia completo de SEO + 50 Ferramentas pra Rankear nas buscas

Existem outros plugins de SEO populares como o famoso SEO by Yoast, All in one SEO Pack e o plugin Premium SEO Pack. Já temas ou layouts, existem milhares gratuitos e pagos, mas pra mim o melhor é o GeneratePress na sua versão premium.

Você pode medir a velocidade de seu site com algumas ferramentas de métricas como GTMETRIX ou PageSpeed do Google. Recomendamos tirar uma nota acima de 90. É bom a página carregar em menos de 1 segundos, ou instantaneamente. Para isso se recomenda boas configurações no wordpress e um bom plugin de cache.

Lembre-se também de deixar seus Links Permanentes amigáveis ao Google. A URL do seu artigo precisa ter o nome do post ou palavras-chave relacionadas, nada de números, IDs e nem mesmo datas. Recomenda-se no máximo 60 caracteres.

Um plugin de SEO é essencial para seu site, por isso recomendamos sempre usar o WordPress para ter melhores resultados na busca. Caso você utilize uma ferramenta ou script próprio, certifique-se que ela seja amigável com o Google e os sites de busca.

Outra coisa que você precisa fazer, é configurar seu site nas ferramentas de busca dos outros sites como Google Search Console. Com essa ferramenta go Google você pode acompanhar os resultados de suas técnicas e também enviar seus sitemaps e RSS para o Google, Yahoo e Bing, afim de rankear com mais facilidade.

Guia completo de SEO + 50 Ferramentas pra Rankear nas buscas

Keyword – Palavra-Chave

Uma das coisas mais importantes que você precisa saber sobre SEO é as palavras chave. Todo artigo ou página que você escrever no seu site precisa ter relação com uma determinada palavra-chave e outras palavras-chave secundárias.

Os keyword são termos buscados pelas pessoas no Google. Você precisa escrever um artigo pensando em quais palavras as pessoas vão usar para encontrar seu site. Use expressões que você acha que a pessoa vão procurar.

Ao escrever o artigo ou página, você precisa usar muitas vezes essa palavra-chave, mas não pode passar de 2.5% do texto se não o Google vai considerar esse artigo como um spam. Você precisa colocar a palavra-chave foco nos títulos e subtítulos do seu artigo, e também no primeiro parágrafo.

Não se esqueça do leitor, ele também é o mais importante. Não tente otimizar todo site para o Google deixar as coisas complicadas para o Leitor. O Google presa qualidade, ele sabe quando uma pessoa entra e sai da sua página.

Os plugins de SEO para WordPress vão auxiliar você ao escrever um artigo, sugerindo coisas para melhorar o posicionamento do seu site. Eles sugerem sempre adicionar imagens com a keyword na tag ALT, também sugere artigos longos de no mínimo 600 palavras.

Guia completo de SEO + 50 Ferramentas pra Rankear nas buscas 1

Existem keywords curtas e keywords de calda longa (long-tail). Quanto mais curta a palavra, mais pessoas procuram por ela no Google e mais sites competem por essa palavra. Já as palavras de calda longa costumam ter poucas buscas, mas uma facilidade maior para dominar a primeira página dependendo do nicho.

Por isso é bom utilizar as inúmeras ferramentas que vou sugerir ao longo desse guia para sempre pesquisar quais palavras chave são mais vantajosas. As palavras chave podem influenciar até mesmo no CPM dos anúncios de seu site.

Estudar e pesquisar palavras-chave pode até mesmo dar sugestões de quais artigos ou assuntos você precisa escrever em seu site para aumentar as visitas orgânicas (Google, Yahoo, Bing).

Linkar seus artigos internamente de forma natural e sem exagerar trás benefícios SEO. 

 configurando o ROBOTS.TXT

Muitas pessoas deixam de lado algo importante chamado de robots.txt, um arquivo de texto conhecido como protocolo de exclusão de robôs. Saber a maneira correta de configura-lo pode influenciar muito o SEO do seu site.

Simplificando, o robots.txt é um documento onde você configura quais páginas os robôs do Google e outros sites vão ou não rastrear e indexar. Você pode verificar o seu robots.txt acessando o seusite.com/robots.txt

Você pode por exemplo, acelerar o processo de rastreamento dos robôs desativando páginas desnecessárias usando a função Disallow. Pode sugerir Sitemaps e até impedir o robô de indexar páginas com Noindex. Veja um robots.txt de exemplo abaixo:

Sitemap: https://skdesu.com/sitemap.xml 
Sitemap: https://skdesu.com/news-sitemap.xml User-agent: *
Disallow: /wp-admin/
Allow: /wp-admin/admin-ajax.php
Noindex: /obrigado-por-cadastrar/

Outro fator muito importante no rankeamento além da palavra chave é o Link building que consiste em fazer troca de links externa com outros sites. Quanto mais sites diferentes apontarem para seu site de forma natural, seu site vai se tornar relevante para o Google.

O Google não é burro e está muito ciente das pessoas que compram links em outros sites, é bom fazer essa troca de links de maneira honesta com conteúdo relacionado ao seu e sem exagerar. Não tente criar vários sites no mesmo servidor, o google reconhece o IP.

Links externos das redes sociais também aumentam e relevância do seu site, mesmo alguns sites tendo a tag nofollow. É sempre bom lembrar que ao fazer troca de links com algum site parceiro, ele não pode usar a tag nofollow se não num adianta de nada.

É sempre bom focar na criação de um ótimo conteúdo, assim outros sites vão acabar linkando seus artigos e as pessoas vão comentar e compartilhar nas redes sociais. Tente criar um conteúdo de qualidade que atraia todo tipo de leitor.

Além dos botões de compartilhamento social, recomendamos compartilhar seus artigos em uma página do facebook ou outras redes sociais. Alguns utilizam plugins que compartilha automaticamente os artigos nas redes sociais. Outros usam até email para avisar a publicação de novos artigos.

Checklist de técnicas SEO

Agora que você sabe o básico de SEO, vamos fazer uma checklist de passos que você precisa fazer ou fez para melhorar o SEO e rankeamento de seu site:

  • Escolher um título e domínio relevante;
  • Tentar deixar o seu site o mais rápido e leve possível;
  • Adicionar site no Google Search Console e outros;
  • Adicionar Sitemaps e RSS no Google Search Console;
  • Colocar botões sociais de compartilhamento;
  • Sempre escreva pensando nas palavras-chave;
  • Escreva artigos longos com mais de 600 palavras;
  • Não se esqueça de colocar a palavra-chave nas imagens;
  • Não se esqueça de colocar a palavra-chave no título e subtítulo;
  • Estude qual palavra-chave e assunto usar nos artigos;
  • Edite ou crie um arquivo robots.txt;
  • Utilizar H1, H2 e H3 no seu conteúdo;
  • Escolha links amigáveis para seus artigos;
  • Faça parceria com sites e troque links;
  • Tenha boa presença nas redes sociais;
  • Tenha foco no conteúdo;

Ferramentas para encontrar palavras-chave

Agora que você compreende o básico do SEO, vamos passar para as ferramentas que recomendo utilizar para ter boas posições no Google. Vamos começar falando sobre o mais importante do SEO, as palavras-chave!

Lembrando que vou fazer isso de forma resumida… Existem ferramentas que precisa de um artigo inteiro só para explica-las. Então essa parte recomenda-se que tenha bom conhecimento em informática e habilidades para se virar sozinho.

Usando ferramentas do Google

Existem muitas formas de encontrar a palavra-chave perfeita para seus artigos. Uma delas é usar o próprio Google. Você pode começar a digitar algo na barra de pesquisa e o Google automaticamente sugere algo bastante pesquisado.

Usando a própria barra de endereço do meu navegador (Safari) eu procurei por Lista em Inglês e Japão, em ambos o Google sugeriu as palavras-chave mais procuradas. Lembrando que palavras-chave assim são bastante competidas.

Guia completo de SEO + 50 Ferramentas pra Rankear nas buscas

Além do próprio Google você pode usar seu próprio Google Search Console para ver quais palavras-chave geram mais visitas em seu site e basear-se nelas. Pode também acompanhar a concorrência e tentar melhorar a posição de artigos com um bom número de impressões.

Alguns utilizam o Google Trends para ver a popularidade de determinada palavra-chave e também outras palavras similares que estão populares em determinada época. Além de comparar palavras, você também pode filtrar sua busca por país e categorias.

Dentre todas as ferramentas do Google, a melhor é o buscador de palavras-chave do Google Adwords. Com essa ferramenta você recebe milhares de sugestões de palavras chaves de calda longa ou curta, além de ver a média de pesquisas mensais, dificuldade de rankeamento e o valor que as pessoas pagam por ela.

Usando o Similarweb.com

O site similarweb é uma ferramenta de SEO para conhecer seus competidores. Em sua versão gratuita você pode saber quantas visitas têm um site, quais os sites concorrentes daquele site, quais palavras chaves levam mais visitas aquele site, qual a origem das visitas e muitas outras informações relacionadas ao ranking e posição do site.

Você pode ver todos os dados de qualquer site sem se cadastrar ou nada, infelizmente para ver mais dados profundos você precisa pagar. Só que felizmente eu descobri que se você cadastrar na versão gratuita, consegue ver o link de todos os artigos mais visitados de um competidor, só não consegue ver as palavras-chave.

Guia completo de SEO + 50 Ferramentas pra Rankear nas buscas

Eu sempre utilizo o similarweb quando procuro um tema para escrever e também conhecer minha concorrência. Tudo isso sem precisar gastar um tostão. Você também pode ver os sites que redirecionam ou são redirecionados pelo domínio inimigo! rsrsrs

Buzzsumo – A ferramenta perfeita para gerar conteúdo viral

Esse site permite você buscar palavras-chave e encontrar os artigos mais compartilhados nas redes sociais que utilizam essa palavra-chave. Com essa ferramenta você também analisa tendencias, imagens virais compartilhadas nas redes sociais e muitas outras informações perfeitas para quem quer manter um site cheio de notícias quentes e recentes.

A ferramenta possui versão paga e gratuita. A versão gratuita possui um limite baixo de pesquisas diárias. Aqueles que não costumam ter blogs de notícias diárias podem se contentar com a versão gratuita.

Guia completo de SEO + 50 Ferramentas pra Rankear nas buscas

Outras ferramentas para encontrar palavras-chave

Bing Webmaster Tools – O Bing também possui a sua plataforma para ajudar webmasters, ela tem algumas ferramentas mais interessantes que a do próprio Google.

Keyword.guru – Essa ferramenta exibe sugestões de palavras chaves do Google, Yahoo, Youtube, Bing e Ebay.

Tool Seo Chat – Essa ferramenta permite encontrar sugestões de palavras-chave do Google, Bing, Amazon e Youtube tudo de uma vez.

ubersuggest.org – Neste site você encontra sugestões de palavras-chave e assuntos que os sites concorrentes escrevem. Uma ferramenta perfeita para encontrar assuntos para escrever no seu site.

keywordclarity.io – Permite exportar planilhas com dados de palavras-chaves baseando-se no Google Search Console e no keywordtool.io.

Keywordtool.io – Uma grande ferramenta de sugestões para palavras-chave e assuntos para escrever no seu site.

kwfinder – Outra ferramenta bastante popular que analisa palavras-chaves e sites.

FERRAMENTAS DE ANÁLISE

Mozbar – Essa ferramenta te mostra métricas importantes, competição de palavras-chave e te deixa criar buscas personalizadas de acordo com sua região.

Buzzstream – Esse site oferece diversas ferramentas diferentes relacionadas a Link building.

internetmarketingninjas – Esse site oferece algumas ferramentas interessantes e gratuitas para analisar seu site e listar páginas offline, redirecionamentos, crawl, ausências de tags e muitos outros.

textoptimizer.com – Essa ferramenta vai extrair trechos de pesquisas e vai aplicar uma análise semâtica e gerar uma lista de tópicos relacionados.

surferseo – Ferramenta perfeita para analisar profundamente as palavras-chave e os fatores de rankeamento de cada uma delas.

spyfu – Ferramenta para analisar e espionar os competidores e gerar ideias para combate-los.

metatago.com – Essa ferramenta analisa a densidade de palavras-chave em páginas HTML para obter um uma ideia de qual otimização fazer em seu site.

linkminer – Uma ferramenta que analisa os backlinks de seu site, sua relevância e outras informações úteis.

Web-Sniffer – Ferramenta gratuita para analisar os dados de resposta de cabeçalho de uma requisição e verificar redirecionamentos.

Open Link Profiler – Ferramenta gratuita para trabalhar com link building.

Inky Bee – Essa ferramenta é capaz de exibir os posts de maior impacto em seu nicho.

Textmechanic.co vai deixar seu conteúdo original

Uma das coisas mais importantes para ter um bom SEO é criar um conteúdo original e diferente dos demais. Alguns se empenham em fazer listas, tabelas e compartilhar algumas informações já encontradas em outros sites.

Com o site https://textmechanic.co você acessa diversas ferramentas relacionadas com edição de textos, permitindo deletar linhas de uma lista, coloca-las em ordem alfabética, apagar espaços em branco e muitas coisas. Pra mim é uma ferramenta muito útil na criação de tabelas e listas de palavras no meu site aprenderpalavras.com

Outra ferramenta que recomendo bastante é algum plugin ou script de publicação automática nas redes sociais. Essa ferramenta vai aumentar o alcance de seu site, isso também melhora o SEO. Para wordpress temos o NextScript e Revive Old Post, já eu, uso um script próprio chamado Midrub.

ferramentas pagas de SEO e palavras-chave

Infelizmente a maioria das ferramentas profissionais para busca e análise de palavras-chave são pagas, e por um preço absurdamente alto. Essas ferramentas internacionais não estão com preço acessível no Brasil com seu CPM porco.

Felizmente podemos aproveitar de suas versões gratuitas ou até mesmo assinar um teste gratuito por uma quantidade de dias para analisar e exportar todos os dados que precisamos de uma vez. Não é necessário ficar pagando mensalmente um valor absurdo, basta reunir todos os dados que precisa e depois cancelar.

Ambas as ferramentas que eu listar abaixo possuem funcionalidade similares. Elas analisam o SEO de um domínio, exibem suas palavras-chave e fazem busca de termos para escrever. Outros ainda sugerem Link Building e analisam backlinks. Cada uma tem seu diferencial, é bom visitar todas e ver qual você gostou mais.

Serpstat.com – Listei ele separado, porque mesmo em sua versão gratuita ele oferece mais informações e dados que os sites listados abaixo. Ele oferece uma lista completa de competidores e informações de palavras-chave de cada uma delas.

  • LongTailPro – Encontrar palavras-chave de calda longa;
  • Ahrefs – Focado em Link Building;
  • Semrush – Ajudar nas pesquisas orgánicas;
  • Exponea – Baseado em nuvem;
  • Agencyanalytics – Dashboards para SEO, PPC e Social;
  • Moz – Análise detalhada;
  • BrightEdge – Conteúdo Performance Marketing;
  • Screaming Frog – Varredura de sites;
  • DeepCrawl – Varredura de sites;
  • Cognitive SEO – Junção de várias ferramentas de SEO;
  • SERPs.com – Monitora rankings;
  • Ontolo – Melhores lugares para Link Building;
  • Search Metrics – Ferramenta direcionada a grandes websites;
  • Sistrix – Ferramenta com série de funcionalidades;

Lista de 50 Ferramentas SEO para melhorar seu site

Eu espero que vocês tenham gostado deste artigo. Demorou bastante para escreve-lo, mesmo tentando resumir de forma rápida ele ultrapassou 3.000 palavras. Para finalizar o artigo eu vou listar as 50 ferramentas que mencionei neste artigo, já que eu não escrevi o artigo em forma de lista.

É só uma lista simples resumindo as ferramentas mencionadas no artigo para provar que foram 50. Se gostou do artigo não se esqueça de compartilhar e deixar seus comentários. Se conhece uma ferramenta mais interessante, recomende!

  1. Agencyanalytics;
  2. Ahrefs;
  3. All in One SEO Pack;
  4. Bing Webmaster Tools;
  5. BrightEdge;
  6. Buscador de palavras-chave do Google Adwords;
  7. BuzzStream;
  8. Buzzsumo;
  9. Cognitive SEO;
  10. DeepCrawl;
  11. Exponea;
  12. GeneratePress – Melhor tema WordPress Ultra leve;
  13. Google PageSpeed Insights;
  14. Google Search Console;
  15. Google Trends;
  16. Google, barra de endereços;
  17. GTMETRIX;
  18. Inky Bee;
  19. Internetmarketingninjas;
  20. Keyword.guru;
  21. keywordclarity.io;
  22. Keywordtool.io;
  23. kwfinder;
  24. Linkminer;
  25. Metatago.com;
  26. MidRub;
  27. Moz;
  28. Mozbar;
  29. NextScript;
  30. Ontolo;
  31. Open Link Profiler;
  32. Premium SEO Pack;
  33. Rank Math – Melhor plugin de SEO WordPress atualmente;
  34. Revive Old Post;
  35. Screaming Frog;
  36. Search Metrics;
  37. Semrush;
  38. SEO by Yoast;
  39. SERPs.com;
  40. Serpstat.com;
  41. Similar Web;
  42. Sistrix – Ferramenta com série de funcionalidades;
  43. Sistrix;
  44. Spyfu;
  45. Surferseo;
  46. textmechanic.co;
  47. Textoptimizer.com;
  48. Tool Seo Chat;
  49. Ubersuggest.org;
  50. Web-Sniffer;
Por Favor! Compartilhe Nosso artigo:

Deixe uma resposta