6 dicas para pequenas empresas que buscam engajamento nas redes sociais

Escrito por

Você já deve ter percebido que algumas marcas se destacam mais do que outras quando se trata de adquirir engajamento nas redes sociais. Descubra aqui o que você pode aplicar no dia a dia para que a sua empresa tenha um posicionamento diferente, conquistando espaço e visibilidade de mercado.

Não é de hoje que percebemos o impacto da internet nas nossas relações e nos negócios. O e-commerce mudou a forma como nós compramos há alguns anos e de maneira considerável. Vender e comprar pela internet já não é mais um grande diferencial, se tornou essencial.

Agora, as redes sociais chegaram e estão transformando a forma como marcas e pessoas se relacionam e conversam. Acompanhe algumas dicas para que você implemente pequenas mudanças e faça grandes transformações no seu negócio:

1.  Considere o uso de um CRM

O CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) é uma ferramenta que pode concentrar toda e qualquer informação do seu consumidor dentro da empresa. Com ela, é possível cruzar dados importantes de diferentes times e áreas e com isso ter uma visibilidade 360 do cliente dentro do seu negócio. Isso poderá trazer insights que, quando bem estruturados, podem gerar estratégias de encantamento e personificação de produtos.

Além disso, todas as áreas podem ter uma visão do todo, o que ajuda muito na comunicação. Um cliente que foi atendido pelo WhatsApp e depois pelo Instagram, independente de quem o atendeu, deverá ter um atendimento fluído e com informações consistentes. O CRM poderá concentrar todo esse histórico, dando a ele uma experiência de solidez, mostrando que independente do canal, os processos são os mesmos e que os atendentes sabem o motivo pelo qual aquela pessoa entrou em contato e o que deve ser feito para resolver o problema dele.

Facebook ads

2.      Gere conteúdo de valor

Antes de pensar em vender, para melhorar o seu engajamento nas redes sociais considere entregar ao seu público pelas redes sociais conteúdos que trazem valor no dia a dia, mas que tenham a ver com o que você comercializa.

Por exemplo, se o seu produto é ecológico, que tal falar sobre a crise climática, o impacto no uso de plásticos e a importância da reciclagem? Isso fará com que potenciais leads apareçam por interesse no que você já entrega e, através da identificação dos assuntos abordados, poderão criar uma conexão direta com a sua marca, consequentemente, aumentar as chances de conversão na compra e consumo dos produtos.

Leitura recomendada: Conheça o Trade Marketing Digital.

3.  Utilize todos os recursos disponíveis!

Para uma pequena empresa, a economia é algo fundamental. Já parou para pensar que as redes sociais disponibilizam recursos de graça? Como por exemplo, falando do Instagram, o catálogo de produtos, ambientes para postar vídeos rápidos, longos e lives, além de pequenas funcionalidades que podem trazer um valor considerável, como fixar um comentário que teve um bom engajamento do público.

O WhatsApp também disponibiliza um espaço com catálogo de produtos, informações gerais da sua empresa, como telefone, endereço, horário de atendimento e site, demonstrando credibilidade e se mostrando presente para o seu consumidor.

6 dicas para pequenas empresas que buscam engajamento nas redes sociais - instagram social

4.  Faça boas parcerias

Existem páginas e influenciadores que valem muito a pena fechar parcerias. Mas é importante ser coerente. Se alinhe com páginas que conversem com a proposta da sua marca, seu produto e o propósito da empresa. Usando o mesmo exemplo de produtos

ecológicos, não daria para se alinhar com alguma pagina que utiliza muito plástico ou que não se preocupa com o impacto do consumo no meio ambiente.

O resultado dessa estratégia é fazer com que novos seguidores cheguem até você, mas não apenas por números, mas porque são pessoas alinhadas com o seu modelo de negócio. Ou seja, potenciais clientes.

5.  Comunicação direta com seu público

O bom das redes sociais é que a comunicação pode ser B2C e vista por todos. Ou seja, você pode interagir sempre que quiser com seu público. A grande sacada é que esta interação precisa ser genuína, pois dependendo de como e do que for falado, isso pode viabilizar do jeito positivo e negativo. É preciso estar atento para não cometer nenhuma gafe.

Um exemplo é a forma como algumas marcas se posicionam utilizando bordões e memes, linguagem esta que está presente no público das redes sociais. É o caso da Netflix e Magazine Luíza, que valem a pena serem estudadas como referências.

Pexels-photo. Jpg

6.  Não se esqueça de acompanhar os dados

Tudo o que será feito precisa ter seu impacto mensurado e acompanhado para entender se o resultado esperado foi atingido. A importância do engajamento nas redes sociais é justamente trazer o impacto positivo que retorne para a imagem da marca e venda dos produtos.

Lembrando que, ao acompanhar os números, não demore muito tempo para mudar a estratégia. Isso te ajudará a economizar dinheiro e tempo da equipe, mudando o rumo de maneira inteligente quando o resultado estiver longe de ser alcançado.

Essas são dicas que são simples de serem feitas visando melhorar o seu engajamento nas redes sociais e que não pedem um grande investimento. Com isso, você pode ganhar espaço no mercado e visibilidade do público.

Tem mais alguma dica? Conta para a gente por aqui!

Deixe uma resposta