Google: 10 passos de SEO writing para desenvolver e otimizar conteúdos

Escrito por

Idealizar e criar conteúdos originais e exclusivos é algo altamente valorizado pelo Google em suas SERPs (Search Engine Results Pages), as páginas de resultados de pesquisa dos mecanismos de busca.

É o melhor conteúdo no que tange uma grande lista de critérios que ganha as primeiras posições dos buscadores.

Neste artigo, você vai conferir 10 dicas incríveis para melhorar o posicionamento de sua página e gerar excelentes resultados quanto ao alcance da sua marca e mensagem. 

Leia até o fim e confira como o SEO writing pode transformar a sua realidade no universo digital.

O que é SEO writing?

Para começar, é preciso entender o que é SEO writing. O SEO é a sigla da expressão em inglês Search Engine Optimization, que é o conjunto de estratégias para otimização de conteúdo para melhorar o posicionamento em mecanismos de busca. Já o termo Writing, é um termo que faz referência ao que é “escrito”.

Dessa forma, SEO writing compreende o processo de escrita otimizada para a engenharia dos algoritmos dos buscadores.

Essa técnica consiste no uso de boas práticas para que os textos da sua página sejam a primeira resposta quando um usuário buscar por “outsourcing impressão” no Google, por exemplo, caso este seja o seu ramo de atuação.

A consequência disso é ganhar maior visibilidade, autoridade e relevância para o público em geral.

Um dos principais desafios é a necessidade de equilibrar perfeitamente uma escrita técnica e a excelência da experiência do leitor, afinal, ele é o alvo da sua estratégia.

Ainda que um texto seja altamente informativo e relevante, é essencial que haja um bom senso na quantidade de palavras-chave, no uso de pop-ups e, principalmente, em downloads não solicitados.

Além disso, o tempo de carregamento da página, a qualidade gráfica e visual, a agradabilidade do design e a organização do texto, fazem toda a diferença. 

São detalhes como estes que tornam a sua empresa de automação a melhor resposta para quem procura por informações que envolvem o seu escopo de atuação.

Porém, o detalhe mais importante, certamente, é a qualidade do conteúdo textual em si, a veracidade da informação.

Google: 10 passos de seo writing para desenvolver e otimizar conteúdos - google analytics

Como aprimorar meus conteúdos e engajar no Google?

Agora que você entendeu o que é o SEO writing, confira 10 passos para desenvolver, otimizar e ajudar na produção visando o engajamento do seu negócio de automação audio e video, para mantermos o exemplo. Confira:

  1. Crie índices pelo site

Criar índices organiza os pontos-chave de um texto, de forma simples e direta. Com isso, você demonstra que o seu conteúdo tem capacidade de responder às dúvidas e intenções de pesquisa, atendendo adequadamente a demanda do usuário.

Transforme seus conteúdos em tópicos, liste seus títulos e intertítulos e liste-os no início do artigo. 

Outra dica valiosa é adicionar suas palavras-chave nesses títulos, que funcionam assim como um eficiente equipamento de comando e sinalização, em uma analogia. 

  1. Use subtítulos em formato de perguntas

Apresentar pontos relevantes já no título e em formato de pergunta pode tornar seu conteúdo mais interessante para os buscadores, uma vez que muitos usuários fazem perguntas diretamente ali.

Certamente você já digitou alguma pergunta na barra de pesquisa do Google, e é através dessa ação que sua página será ainda mais facilmente encontrada.

  1. Crie títulos atraentes

Aproveite os títulos da melhor forma que puder. Eles serão o primeiro contato do leitor com seu conteúdo, então seja estratégico para agregar valor.

Além das perguntas, você pode criar listagem com números, como fizemos neste artigo, usar termos que despertam a atenção do leitor, como “analise de risco projeto fácil e rápido”, e termos que despertam a urgência, como “agora ou nunca”.

Por isso, busque ser instrutivo e fazer boas promessas, que devem sempre ser cumpridas ao longo do texto.

  1.  Hierarquize o texto

Como pontuamos no início, a estrutura visual de um texto é um ponto muito importante no SEO writing.

Use títulos e subtítulos como um esqueleto que organiza as partes, mantendo títulos mais relevantes em ordem crescente, de forma que o título principal tenha formatação de H1, subtítulos principais em H2, subtópicos em H3, etc.

Aconselhamos também não hierarquizar em demasia, e manter a divisão somente até o H4, ainda que exista a possibilidade de fazê-lo até o H7.

  1. Escolha muito bem suas palavras-chave

Uma das etapas mais importantes do SEO writing é a pesquisa de palavras-chave, e você deve fazer isso com total atenção.

Fazer escolhas ruins pode prejudicar seu posicionamento nas SERPs, o que pode custar milhares de visitas e novos leads para o seu controle de acesso de vendas.

Trouxemos aqui uma lista de ferramentas que auxiliam no processo de determinação das melhores palavras-chave para seus textos:

  • Ubersuggest;
  • Google Suggest;
  • Infinite Suggest;
  • Keyword Explorer da Moz;
  • Infinite Suggest;
  • Kparser;
  • SEORCH;
  • Keywords Everywhere.

Algumas destas ferramentas permitem conferir dados e métricas de volume de pesquisa, exibem palavras-chave do tipo long tail com a quantidade de termos predeterminados pelo usuário, conseguem mapear termos usados por concorrentes, entre outras funções.

Também é possível mapear palavras-chave por meio dos próprios resultados das pesquisas, nos buscadores, na seção de “autocompletar” e “as pessoas também perguntam”.

Outro recurso interessante são as assistentes virtuais, que através do comando da sua voz, realizam pesquisas nos buscadores para todos os termos sugeridos para te fornecer a melhor resposta.

  1. Use as palavras-chave de forma natural

Use as palavras-chave de forma estratégica em seu texto. Não adianta usar de forma densa, pois a prioridade é a experiência do usuário.

Use-as de forma natural e sem exageros. Algumas localizações interessantes para utilizá-las são nos títulos, subtítulos, tags e meta tags, no primeiro parágrafo e na conclusão.

  1. Tenha uma seção de perguntas e respostas 

Muitos usuários pesquisam perguntas completas nos buscadores. Ter essas perguntas prontas com respostas satisfatórias e organizadas certamente lhe trará bons resultados.

Quanto mais equivalente à intenção de pesquisa do seu usuário, mais pontos você ganha com os algoritmos dos buscadores.

Se você trabalha com certificação de rede, por exemplo, crie uma compilação de perguntas frequentes em seu site.

Criando essa seção na página principal do seu site, mais pessoas serão direcionadas a ela, aumentando ainda mais o potencial do SEO.

  1. Use parágrafos curtos

Preze sempre por uma leitura clara e fluida, focando sempre na experiência do seu usuário. É exatamente a fluidez que detém o usuário na sua página, aumentando o tempo de permanência.

Uma dica aqui é escrever suas frases como se fosse um tweet de 140 caracteres, e assim não corre o risco de se tornar maçante, além de facilitar para manter um linha de raciocínio concisa.

Use também recursos visuais como as listas numeradas e bullet points, além do negrito para ressaltar termos ou mesmo frases, se for pertinente.

  1. Crie uma estratégia de backlinks

Utilizar os backlinks traz uma sinalização de que as informações disponíveis ao longo de seu texto são realmente confiáveis. Claro que isso irá depender do uso de fontes realmente confiáveis e verdadeiras.

Saiba que a linkagem de páginas é uma estratégia muito amigável para o SEO, tanto para ajudar a compreender a arquitetura do site quanto para ajudar na indexação das páginas.

Por isso, indicamos incluir dados interessantes e boas fontes. Isso auxilia para que outros sites façam a linkagem de seus conteúdos, funcionando como displays personalizados da sua mensagem.

Além disso, os links internos também são muito interessantes para estimular a navegabilidade dentro de seu site.

  1. Mantenha seu conteúdo atualizado 

Realizar a atualização de seus conteúdos é sobre mudanças efetivas e substanciais no texto original, muito mais do que simples inclusão de imagens ou uma pequena alteração.

Essa é uma ação que pode lhe trazer uma melhor classificação nos motores de busca, e quanto mais o conteúdo foi modificado, maior a repercussão da atualização.

Esse é um processo que merece atenção: reveja suas palavras-chave, e se for necessário, inclua novas, recrie suas meta descrições e os link buildings.

Quanto mais competitivas forem as suas palavras-chave, maior a necessidade de manter as atualizações em dia.

Google: 10 passos de seo writing para desenvolver e otimizar conteúdos - google busca

Considerações Finais

Neste artigo, você conferiu como potencializar suas estratégias digitais com o SEO writing. Adotar tais estratégias para engajar no mecanismo de buscas, em especial o Google, o mais utilizado entre os usuários, traz vantagens para o seu negócio.

O retorno obtido destas estratégias se refletem diretamente no posicionamento e fortalecimento da sua marca, em ganhar seu próprio espaço digital, mais interação com o público e construção da autoridade.

Seguindo estes 10 passos, haverá uma melhor leitura de seus conteúdos pelos algoritmos dos mecanismos de busca, o que garante a boa colocação da sua página nas SERPs.

Busque sempre a originalidade, a qualidade e a maior relevância para a criação de seus conteúdos e aplique nossas dicas para se destacar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta