Facebook Ads: material definitivo para impulsionar as suas campanhas

Escrito por

O Facebook Ads é uma importante ferramenta de impulsionamento para qualquer empresa que deseja se manter ativa no mercado. A ferramenta do Facebook permite que você crie publicações e impulsione dentro da plataforma em sua empresa.

O mundo está passando por um processo conhecido como transformação digital, onde diversos avanços tecnológicos tem se popularizado e se tornado muito mais comum para a maioria das pessoas.

Por conta disso, e principalmente pelos avanços na questão mobile, as pessoas começaram a passar muito mais tempo conectadas, desejando informação de forma rápida e fácil com um simples toque no aparelho celular, como a gestão de entregas de suas compras.

De todo o tempo que as pessoas passam navegando na internet, entretanto, a maior parte é em redes sociais. Estas plataformas de interação ganharam o mundo, e hoje são onde a maioria dos usuários passa seu tempo.

Dentre as redes sociais, existe uma variedade de opções, todas muito populares. Entretanto, a que talvez seja a mais popular de todas é o Facebook. Todos os dias, milhões de usuários entram na rede no mundo todo buscando informação e conexão.

Através das publicações sobre um sistema de Gestão Integrada, os usuários podem ter acesso a conteúdo pensado e planejado para o que ele se interessa, podendo comentar, curtir ou compartilhar publicações que julgar interessante dentro da plataforma.

Não demorou muito tempo para o mercado entender o potencial desse tipo de atividade, e muitas empresas começaram a entrar no Facebook. De início, as companhias criaram uma conta normal, da mesma maneira que os usuários comuns.

Porém, a própria plataforma entendeu a necessidade de criar ferramentas próprias para esse tipo de atividade, e criou as ferramentas para contas comerciais e empresas. Existem diversas funcionalidades deste serviço nas redes, sendo um dos principais o Facebook Ads.

O Facebook Ads é o sistema de publicações pagas da rede social, que oferece uma série de formatos para os anúncios que serão efetivados. Ele é muito eficiente, principalmente por conta de todas as possibilidades de segmentação disponíveis na plataforma.

Através do Facebook ads, você pode criar uma série de propagandas para os mais variados públicos de uma consultoria contábil, escolhendo referências como:

  • Interesses em comum;
  • Geolocalização;
  • Identidade de gênero;
  • Faixa etária.

Além de muitas outras opções que permitem um direcionamento maior para cada propaganda realizada na aplicação, gerando assim uma chance maior de conversões para sua companhia através da plataforma.

O impulsionamento de publicações é uma excelente maneira de destacar sua empresa no mercado de negócios. 

Os custos de impulsionamento são muito menores que os de uma ação de marketing tradicional para tradução de sites, por exemplo, com o adendo de que no Facebook Ads você pode de fato identificar os resultados.

O ideal quando você trabalha com qualquer ação digital é procurar formas orgânicas de atrair os clientes. Isso significa que você estará muito mais diretamente ligado a esse tipo de estrutura, o que permite uma ação mais direta de marketing em suas atividades.

Entretanto, o modelo orgânico de captação de clientes leva um tempo até começar a gerar resultados.

Por isso, é interessante que você saiba como trabalhar com estes elementos para saber o momento certo de investir em publicações patrocinadas para reverter melhor a situação.

Os resultados desse tipo de atividade costumam ser imediatas, ideais para empresas que estão começando ou que não podem esperar as ações de engajamento acontecerem de maneira orgânica, acelerando o processo para levar seu material para muitos outros públicos.

Além disso, a ferramenta do Facebook Ads permite que você crie anúncios de variados modelos, desde as clássicas publicações em texto sobre controle de acesso até imagens e conteúdo audiovisual. Quanto mais você puder explorar estes recursos, melhor.

Dessa forma, você alcança um efetivo de pessoas cada vez mais adequado, trabalhando para conseguir converter cada vez mais clientes interessados em seus materiais de venda.

Facebook ads: material definitivo para impulsionar as suas campanhas - facebook business

Criando uma campanha com o Facebook ads

Agora que você entende um pouco melhor como o Facebook Ads funciona e seu potencial de atividades, é preciso ter em mente o que é necessário para conseguir montar uma campanha completa usando a aplicação.

É importante ter em mente, entretanto, que esse tipo de atividade depende muito de empresa para empresa, e este guia não tem pretensões de ser um manual infalível que você deve seguir.

Este é um norte para você identificar os pontos principais de investir em uma campanha para o Facebook Ads, adaptando a ferramenta para sua realidade, como a venda de software para franquias para trabalhar com mais efetividade nesse tipo de ferramenta.

Definindo seu objetivo

O primeiro passo para conseguir uma estrutura de qualidade em suas ações de marketing digital com o Facebook Ads é entender o objetivo da campanha. A própria plataforma tem um campo onde você pode escolher seu objetivo dentre as opções disponíveis.

Saber para que você está utilizando o gerenciador de anúncios do Facebook é importante para que você tenha um norte para sua campanha.

Não adianta fazer material publicitário de engajamento de tráfego em sua página de terceirização de TI (Tecnologia da Informação) se seu objetivo é aumentar suas conversões, por exemplo.

Portanto, é importante que você saiba lidar com esse tipo de ferramenta de maneira inteligente, escolhendo os principais objetivos da ferramenta para que você consiga ter em mente todos os planos que serão traçados com esse tipo de ação.

Segmentação de público

A segmentação é outra etapa fundamental para ter mais efetividade com o Facebook Ads. Quando você cria uma campanha de marketing digital, espera-se que você saiba com quem está falando.

O grupo de pessoas que têm um interesse maior em trabalhar com os elementos que você está oferecendo é conhecido como seu público-alvo.

É para estas pessoas que suas ações de marketing serão realizadas, de forma que você consiga resultados muito mais efetivos de forma rápida e prática.

Ao conhecer seu público através de um diagnóstico organizacional, você sabe se comunicar com ele, identificar gírias e até mesmo ações.

O público-alvo ainda é uma massa, e nem todas as pessoas estarão no momento certo de fazer uma conversão, o que acaba deixando esta métrica ainda muito genérica para uma ação de impulsionamento do Facebook Ads.

A solução nestes casos é contar com uma persona. A persona é uma figura fictícia, pautada nos estudos sobre seu público-alvo e nas transações anteriores que a empresa já realizou e guardou os dados da negociação.

Uma persona tem como base de sua criação ser o mais próximo da realidade possível. Por isso, muitas informações úteis são criadas para lidar com esse tipo de situação. Uma persona vai além das informações simples como nome, endereço e renda.

O que realmente destaca estas figuras é o desenvolvimento de um perfil psicológico completo, que está repleto de medos, anseios e desejos para serem explorados de forma a otimizar suas vendas.

Com as personas, você pode testar suas estratégias de marketing antes mesmo de elas acontecerem, possibilitando uma ação maior e com mais qualidade.

Posicionamento de anúncio

Saber posicionar seu anúncio também é muito importante para você trabalhar com mais qualidade esse tipo de ação. A localização de um anúncio é onde ele aparece para o usuário durante a programação.

Existem duas opções básicas de aplicação desse tipo de atividade, os posicionamentos automáticos e manuais. No automático, que é o recomendado para pessoas que não tem conhecimento técnico na área, é uma forma de trabalhar com qualidade esse tipo de ação.

Isso porque a própria ferramenta escolherá onde ficam as melhores opções de propaganda, possibilitando que você trabalhe com muito mais qualidade nesse tipo de atividade e garantindo mais sucesso em suas explorações.

Assim, se você tem uma equipe de marketing focada em trabalho digital, e criou alguma espécie de conteúdo diferenciado, a opção manual ainda é bastante funcional para quem deseja trabalhar com esse tipo de conteúdo.

Controle de gastos

Uma das grandes vantagens desse tipo de propaganda é o fato de que você consegue definir o quanto irá gastar em sua ação. Além de poder cancelar a qualquer momento, muitas pessoas utilizam o Facebook ads de maneira pré-paga.

Por conta disso, você investe o valor que deseja usar em propaganda e o aplicativo gera esses recursos automaticamente, conseguindo resultados expressivos sem que você necessite se preocupar em estourar seu orçamento.

Faceless woman stirring tea at table with delicious cookies

Considerações finais

Trabalhar com conteúdo impulsionado pode ser uma excelente maneira de acelerar os processos de conhecimento de sua empresa, aumentando consideravelmente as capacidades de interação que elas possuem.

Quanto mais você utilizar o Facebook Ads, maior é a chance de pessoas de fora da sua bolha começarem a conhecer a empresa, fazendo com que você consiga trabalhar de maneira muito mais efetiva.

Não é incomum que empresas que usam este recurso se transformem em referências nas áreas em que atuam, uma vez que estão à frente do mercado na questão de divulgação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta