Blog post: Dicas para fazer com que os seus leitores virem leads

Escrito por

Cansado de Hospedagens Lentas? Clique aqui e aprenda a usar a Digital Ocean, ganhe também 100 dólares para usar na sua hospedagem Cloud! Aprenda Como configura-la sem acessar terminais e códigos!

Na internet, todos os seus conteúdos devem ser desenvolvidos para fazer com que o seu leitor se torne um lead. Quando estamos desenvolvendo algum tipo de conteúdo na internet, o que mais levamos em consideração, é criar um material útil e bonito. 

De qualquer modo, ao criarmos qualquer tipo de material na internet, desempenhamos o papel de profissionais que buscam engajar o seu público. 

Caso você trabalhe para criar conteúdos para uma empresa, deve saber que se a organização não vender, não haverá investimentos nos conteúdos. 

Dessa forma, o que resta é caprichar nas estratégias para que os leitores possam, posteriormente, se tornarem leitores fiéis. 

Portanto, caso o seu blog seja voltado para temas empresariais, procure destacar as partes que mais interessam ao leitor, como tratar sobre desconto de títulos factoring, que por sua vez, é uma liberação de recursos que podem ser bastante úteis para melhorar os resultados da empresa. 

O conteúdo que você desenvolver deve servir não apenas para educar o público, e sim, resolver os seus problemas e entretê-los. 

Vale pontuar também que, o processo de compra mudou radicalmente nos últimos anos. Por meio da internet, juntamente com o marketing digital e o inbound marketing, os leads se tornaram a peça fundamental para que as empresas possam construir sua base de clientes. 

Naturalmente, estratégias de marketing começaram a ser desenvolvidas para aprimorar a comunicação das empresas com o objetivo de criar conteúdos estratégicos. 

A comunicação, por sua vez, é fundamental para que um projeto de estrutura metálica para telhado, por exemplo, possa ser desenvolvido de maneira fluida, evitando que eventuais erros aconteçam. 

É através das metodologias, que a empresa saberá quais são as etapas que o leitor está passando para, finalmente, se tornar um lead. 

Conforme os seus conteúdos conseguir gerar cada vez mais leads, eles irão refletir diretamente na solução que você está propondo por meio do conteúdo que está sendo desenvolvido. 

Quando você investe em gerar leads, automaticamente haverá novas oportunidades de negócios. 

Dessa maneira, por mais que o seu blog trate de assuntos específicos como temas relacionados a caixa de lâminas para microscopia, você deve considerar os investimentos para que as pessoas possam ficar entretidas com o conteúdo desenvolvido. 

O motivo para que essas oportunidades comecem a aparecer, se dá pelo motivo de conseguir direcionar o conteúdo para o público certo

Portanto, ao criar o seu conteúdo, tenha em mente que o tema e as palavras utilizadas devem ser direcionadas para as pessoas que realmente possuem interesse na pauta em questão. 

Na prática, não adianta falar sobre assuntos relacionados a estilo de vida, sendo que o seu blog é direcionado a áreas específicas, como as que atuam em empresa de barreira acústica ou correlatas. 

Em outras palavras, direcione o conteúdo para o tipo de pessoa que está procurando o produto do qual é vendido no seu site. Caso você crie conteúdos que não estejam relacionados à venda, procure desenvolver materiais que realmente interessam ao público. 

De maneira geral, as estratégias ajudam a tornar o processo comercial mais eficiente, aumentando as taxas de conversão e, consequentemente, melhorando os lucros da empresa. 

Antes de ir para as dicas, é necessário contextualizar o tema explicando, inicialmente, o que são os leads. Para algumas pessoas, esse termo ainda é desconhecido, portanto, vale explicar o conceito do mesmo. 

O que são leads?

De maneira resumida, os leads são pessoas que têm o potencial muito grande de, futuramente, se tornarem clientes. 

Trata-se de pessoas que, ao pesquisar sobre temas como despachante aduaneiro logística, por exemplo, demonstram de alguma maneira, interesse em atuar na área ou simplesmente pesquisar as práticas que envolvem a rotina de operação. 

Dentro de um blog, os leitores são pessoas que possuem interesse sobre os temas que são diariamente discutidos. Nesse cenário, estamos em busca de maneiras para fazer com que esses mesmos leitores possam, de alguma forma, se interessar sobre o que o blog tem a oferecer. 

O processo de conversão de leads, pode ser considerado como um conjunto de estratégias que procuram despertar o interesse do leitor. Na internet, é essencial que o dono do blog que fala sobre locação de parafusadeira elétrica, por exemplo, considere aplicar estratégias de marketing para que possa aumentar o número de leitores. 

Contudo, o processo de conversão não se limita apenas em despertar o interesse do leitor sobre as ofertas do site. Trata-se também de guiá-los nessa jornada, que muitas vezes, pode ser uma tarefa difícil para os envolvidos. 

Para que o leitor possa, realmente, se tornar um lead, ele precisa disponibilizar informações que facilitem o contato entre o blog e o mesmo. É dessa forma que um blog que fala sobre instalação de cftv em condomínio, consegue conquistar seus clientes, isso porque os leitores acabam deixando seus contatos para que futuramente possam fazer um orçamento. 

Dessa forma, o blog pode iniciar o seu relacionamento com os seus leitores para que, posteriormente, eles possam se tornar leads. 

Para estimular o leitor a fornecer os seus dados, é necessário que o blog ofereça alguma recompensa por isso. Essa ação está relacionada ao marketing digital, que envolve estratégia de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. 

No geral, esse processo começa por meio da oferta de conteúdos e materiais que possam despertar o interesse do leitor, disponibilizando um conteúdo alternativo que foi desenvolvido de maneira mais detalhada. 

Portanto, podemos concluir que a conversão de leads favorece a realização de análises mais precisas sobre o futuro cliente e sobre as próprias estratégias tomadas pela empresa. 

No momento em que o blog decide converter os seus leitores em leads, naturalmente a equipe terá mais produtividade comercial. 

Classificação de leads

Para ajudar nesse processo de conversão, há uma classificação de leads que é utilizada para organizar melhor essa atividade. No caso, as categorias são:

  • Lead frio: leitor que disponibilizou as informações, mas não seguiu adiante;
  • Lead em fase de nutrição: potencial cliente que demonstra interesse de compra;
  • Lead inativo: lead que ainda não está pronto para comprar;
  • Lead em processo de reciclagem: potencial cliente que voltará a fazer a compra;
  • Lead qualificado: lead que já tem familiaridade com a marca.

Mas a pergunta que fica é: como fazer esse tipo de conteúdo? Por esse motivo, listamos algumas dicas que podem ser bastante úteis na hora de criar os materiais da sua empresa. 

1. Use CTAs de imagem 

Na prática, o uso de banners até pode ser útil, mas devemos saber trabalhar com eles para evitar o fenômeno de cegueira de banners. 

O termo de cegueira foi criado em 1998, em um artigo acadêmico desenvolvido por Jan Panero Benway e David M. Lane. Ele é usado para explicar que os usuários aprenderam a ignorar o conteúdo que se parece com um anúncio, está próximo a um anúncio, ou aparece em locais que costumam ter anúncios. 

Deste modo, podemos observar a importância de colocar banners estrategicamente dentro de um post de blog. Na prática, basta imaginar um post sobre o aditivo alcalinizante, onde os mesmos colocam estrategicamente um CTA de imagem para que os usuários possam ser nutridos com outro conteúdo. 

Os CTAs, na prática, são aqueles botões que fazem com que o leitor possa ter acesso a um outro material alternativo, que de alguma maneira, fará com que ele tenha interesse em outros assuntos dentro do blog. Sendo assim, a primeira dica se concentra em alocar os CTAs em formato de banners. 

2. CTAs de texto

Quem está acostumado a escrever textos de marketing, geralmente sabe da importância dos backlinks internos e externos para SEO. Nesse processo, uma parcela dessas pessoas acabam esquecendo do quão poderosos estes links também podem ser para gerar leads. 

Ao criar o seu texto, lembre-se de incluir algumas landing pages de ebooks, webinars ou qualquer outra oferta que possa aumentar o interesse do leitor sobre o seu blog. 

Para aumentar a visibilidade, você pode considerar aplicar os links no começo dos parágrafos ou no final deles. 

3. Pop-ups

Para a maioria das pessoas, os pop-ups podem ser bastante irritantes. Porém, é a maneira que as pessoas as colocam que os deixam irritadas. 

Dependendo da forma que você coloca esse recurso, como agrupar os posts do blog de acordo com o tema principal e depois criar um pop-up que tem relação com o tema que está sendo tratado. 

Por fim, considere levar o seu leitor para uma página que possa complementar com o tema que ele está consumindo, mas que de alguma forma, ele também possa se interessar sobre as ofertas que estão vinculadas ao seu blog. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta