Google Meu Negócio: aprenda como ampliar os resultados de pesquisa

Escrito por

Cansado de Hospedagens Lentas? Clique aqui e aprenda a usar a Digital Ocean, ganhe também 100 dólares para usar na sua hospedagem Cloud! Aprenda Como configura-la sem acessar terminais e códigos!

A regionalidade é uma oportunidade de negócio para muitos. Quando alguém chega em determinado local, muito provavelmente ela pega o seu celular pesquisa no Google as opções de comércios que supram suas necessidades naquele momento.

E, justamente por isso, ferramentas como o Google Meu Negócio são tão importantes. Isso porque trata-se de um mecanismo de divulgação gratuito que faz com que sua empresa apareça nos mecanismos de busca do Google com várias informações.

Entre as informações mais comuns que podem ser cadastradas pela sua empresa nessa plataforma estão:

  • Horário de funcionamento;
  • Endereço;
  • Contato;
  • Website.

Isto é, basicamente tudo que um usuário precisa para contatar sua empresa e se tornar um possível cliente. Entretanto, é importante que você saiba usar a ferramenta de forma adequada, de modo que você impulsione seus rendimentos.

Portanto, esse artigo, além de evidenciar os benefícios da plataforma, vai te ajudar a usar essa ferramenta extremamente utilizada em diversos tipos de negócio.

Como fazer o cadastro?

Para conseguir ter acesso às utilidades dessa plataforma, é necessário fazer um cadastro simples, para que sua empresa seja devidamente colocada no mecanismo de busca do Google. Por isso siga os passos a seguir.

Primeiro vá até a página do Google Meu Negócio e procure o botão “Comece Agora”. Clique e preencha o formulário, indicando o nome da empresa, país, endereço, código postal e a categoria.

Em seguida, faça a confirmação das informações e marque a opção que diz que é autorizado gerenciar a empresa cadastrada e que aceita os termos da plataforma. Após terminar, clique em continuar.

Insira o número de celular para que o Google envie um código de confirmação através do SMS. Quando receber, digite o código recebido e confirme.

Agora sim você será encaminhado para sua página criada no Google por onde você poderá administrar. 

Como gerenciar minha empresa pelo Google Meu Negócio?

Suponhamos que você tenha um comércio de painéis elétricos em determinada região, contudo é uma localidade onde o mercado de elétrica é extremamente concorrido. É importante saber por onde começar a se destacar diante da concorrência.

Um bom gerenciamento no Google Meu Negócio faz toda a diferença para quem quer ser uma referência na região, isso porque, hoje em dia, com o avanço colossal da tecnologia, as pessoas recorrem imediatamente ao celular para procurar o que precisam.

Portanto, no caso hipotético dessa loja que, além de vender painéis, ainda faz montagem elétrica, saber gerenciar seu local no Google pode ser um ponto positivo no comparativo com outros comércios da região que não o fazem.

Após o processo de cadastro, é importante fazer uma segunda verificação. A verificação de endereço é feita por meio de carta que irá para o endereço indicado, contendo um link e um código para verificação.

Após essa etapa você estará apto para começar o gerenciamento da empresa. Entre no endereço https://business.google.com e clique em “Gerenciar Local”.

Nessa página é possível adicionar fotos, vídeos, telefones para contato, websites, além de algo que é crucial para manter um padrão de qualidade, que é a avaliação de satisfação do cliente. Também é possível observar os resultados de pesquisa sobre a empresa.

Benefícios do Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio pode muito bem ser implementado como um dos mecanismos de prospecção de clientes dentro do seu planejamento de marketing digital. É importante já pensar em estratégias específicas para que ele seja ainda mais efetivo.

Se você possui um escritório físico para sua empresa que presta serviços de programação e alguém pesquisa por instalação de software para restaurante, na localidade onde seu escritório está inserido, com o gerenciamento adequado a sua empresa vai aparecer no topo.

E o mais importante é que, através desse contato inicial, você pode pensar em estratégias que fidelizem o cliente que o incentive a avaliar bem sua empresa no Google, de modo que as pessoas permaneçam sempre fazendo usufruto dos seus serviços.

Se outra pessoa procurar por coisas voltadas para programação na região e ler comentários positivos sobre instalação de software, atualização de firmware e qualquer outro tipo de serviço do catálogo, certamente ela vai estar muito mais propensa a contratar a empresa.

Mas é importante entender que da mesma forma que a plataforma é extremamente funcional e intuitiva para alavancar os seus rendimentos, ela também está à disposição da concorrência, afinal, é improvável que essa seja uma das únicas empresas de sistemas da região.

Por isso é importante entender essa ferramenta como um facilitador, isto é, utilizá-lo alinhado com outras práticas dentro do marketing digital, como por exemplo tráfego orgânico e anúncio pago.

É visível o aumento gradativo do tráfego qualificado para as páginas da empresa após o cadastro no Google Meu Negócio. Isso porque, sem um melhor direcionamento, é comum que apareçam leads que são consideradas descartáveis.

Por exemplo, se você trabalha em uma empresa que terceiriza o serviço de controlador de acesso, é provável que na aba de cotação apareçam leads de fornecedores que vão te oferecer produtos, mas não usuários que realmente querem uma cotação.

Na plataforma você perceberá que o filtro de usuários é muito bem feito e com enorme potencial de se tornarem clientes finais, até porque quem encontrou você através da plataforma procurou pelo seu serviço e, portanto, sua empresa certamente é a solução.

Isso fica mais evidente quando sua empresa é de um segmento bem específico, como coleta de solo para geotecnia, por exemplo, onde quem procura pelo seu serviço com toda certeza, procurou algo sobre que está realmente interessado. Nesse caso, facilita a venda.

Isso é facilmente explicado pelo conceito de funil de vendas, onde o cliente que chega ao ponto de procurar pelo serviço na região já está em um nível de interesse. Nesse caso, ele já estaria no fundo do funil. A conversão, portanto, é bem mais prática.

Vale ressaltar que empresas regionais de pequeno e médio porte possuem muita eficácia quando aplicam os mecanismos do Google Meu Negócio. Isso porque essa plataforma possui um apelo muito forte pela regionalidade e, por isso, é uma ótima oportunidade.

Se um mecânico de bairro com enfoque em motor de partida cadastra sua empresa no Google Meu Negócio, é muito provável que, quando alguém tiver qualquer problema no carro ligado a essa peça, eles encontrem a mecânica em questão.

E isso serve para mecânicas, farmácias, padaria e etc. Seja qual for o seu negócio regional, essa ferramenta do Google pode te ajudar de alguma forma. Até porque esse facilitador já se mostrou mais eficaz do que panfletagem ou anúncio em jornais de bairro, por exemplo.

Faça a seguinte pergunta para si: se uma pessoa está com uma necessidade imediata, você acha que ela vai recorrer a um panfleto ou ao seu celular? Se você escolheu a segunda, está correto. O celular é literalmente um mediador entre o público e o produto.

A internet é onde as pessoas, além de comprarem, interagem e avaliam um produto ou serviço. Por isso existe a real necessidade de maximizar as possibilidades e investir na qualidade do serviço para que sua empresa seja sempre bem avaliada diante do mercado.

Se você conseguir alinhar as ferramentas certas com um bom serviço ou produto, dificilmente vai faltar clientes para o seu empreendimento. Por isso é importante estudar as nuances da plataforma para que você tenha maior margem para eventuais melhorias.

Considere utilizar o Google Meu Negócio, porque, além de ser gratuito, é algo que vai te permitir saber como sua empresa é vista na perspectiva do seu cliente, ou seja, permite que você faça ajustes no planejamento para chegar na melhor versão possível sempre.

A plataforma é simples, intuitiva e muito eficaz. Ela encurta o espaço entre cliente e empresa, ajudando a criar um vínculo muito mais duradouro. Se o cliente gosta, ele indica e avalia bem, e isso certamente vai fazer com que o seu negócio tenha o sucesso esperado.

Portanto, siga o passo a passo de cadastro e explore as particularidades da plataforma para inserir esse mecanismo dentro da sua estratégia. Se sua empresa não existe para a internet, ela praticamente não está existindo para o mundo contemporâneo.

Com o Google Meu Negócio você está usando a internet ao seu favor, de modo em que ela trabalhe para você e não ao contrário. Quem gera receita para sua empresa é o cliente, e essa plataforma é uma rota alternativa que encurta a distância para ele chegar até você.

Ao utilizá-la, compare os dados e resultados apresentados e acompanhe a evolução gradativa que seu negócio vai ter com essa implementação. Com as práticas corretas, não existem dúvidas que o Google Meu Negócio irá suprir suas expectativas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta