Qual a diferença entre Geek e Nerd? Como atingir esses públicos na web?

ESCRITO POR

Você já deve ter ouvido ou lido os termos “Geek” e “Nerd” em algum lugar, não é mesmo?

Quem gerencia um projeto na web, seja um blog pessoal ou um site certamente já se deparou com esses dois termos. “Que tal atingir o público Geek?” “Como dialogar com a galera Nerd?”

E é aí que vem um terceiro questionamento: Mas afinal, qual é a diferença entre Geek e Nerd?

Pois então, de uma maneira bem sucinta, antes de saber qual é a diferença, é importante primeiro conhecer as semelhanças. Eu sei que parece confuso, mas apesar de serem diferentes, Geeks e Nerds também nutrem uma semelhança.

Qual a diferença entre Geek e Nerd? Como atingir esses públicos na web?

A semelhança é que tanto os Geeks quanto os Nerds apreciam temas relacionados à tecnologia. A diferença é que os Geeks se interessam mais por temas da cultura pop, como filmes, games, quadrinhos, séries de TV e literatura.

Já os Nerds, além de também sentirem uma atração por esses temas, vão mais além e se interessam por temas mais complexos, como nanotecnologia, astronomia, programação de computador e outros campos da ciência.

Enfim, a verdade é que muitas coisas que hoje fazem parte do nosso dia a dia na internet, como a inteligência artificial e aplicativos, são resultados dos estudos e da dedicação de muitos “Nerds”.

O império dos Geeks e Nerds contra-ataca

Diante da presença maciça desses dois públicos que também produzem, mas principalmente, consomem produtos e conteúdo, é importante saber dialogar com cada um deles.

Quem quer investir em um blog pessoal, ou canal de vídeo, e ainda não sabe qual público atingir, ou seja, com quem quer dialogar, os Geeks e os Nerds são alternativas.

Qual a diferença entre Geek e Nerd? Como atingir esses públicos na web?

Já aqueles empreendedores quem possuem alguma loja virtual dedicada a vender produtos bem diversificados, vale a pena apontar os olhos também para a turma dos Geeks e dos Nerds.

Por isso, ao montar um projeto na web, crie conteúdo para esses públicos. Todavia é sempre bom lembrar que eles são exigentes e pesquisam a fundo os temas que mais interessam a eles.

Como dialogar com esses públicos na web

Digamos que você já escolheu a plataforma do seu blog, adquiriu um bom nome de domínio, instalou os templates e os plugins necessários, porém, apenas não sabe ainda qual será o seu público-alvo.

Pois nesse caso, experimente conquistar os Geeks. O termo “Geek” faz parte da língua inglesa desde o século XIX. Ele é uma variação da palavra “geck”, que faz uma alusão a significados como “tolo” e “louco”.

Com o passar do tempo o termo “Geek” se tornou uma referência aos artistas de rua. Porém, especialmente após os adventos tecnológicos dos anos 90 e 2000, ele se tornou mais famoso quando passou a se referir ao público entusiasta de cultura pop e tecnologia.

Qual a diferença entre Geek e Nerd? Como atingir esses públicos na web?

O termo “Nerd” também durante um bom tempo foi considerado pejorativo e servia para designar indivíduos excessivamente tímidos, com dificuldades de se relacionar com as pessoas e que dedicam boa parte do tempo a estudos.  

Por isso, veja a seguir alguns dos vários projetos web que podem render uma boa audiência se forem direcionados para o público Geek e Nerd.

Canal de vídeos

Por combinarem imagem e som, os vídeos se tornaram um meio versátil para falar a respeito de qualquer tema. Está aí a popularidade do Youtube que não e deixa mentir.

Além disso, a tecnologia móvel por meio de aparelhos como os smartphones tornaram a produção e o consumo dos vídeos cada vez mais comum.

Qual a diferença entre Geek e Nerd? Como atingir esses públicos na web?

Alguns possíveis temas destinados ao universo Geek são jogos de vídeo game, obras clássicas da ficção científica (tanto no cinema como na literatura), histórias em quadrinhos e séries de televisão.

Para os Nerds, temas como descobertas científicas, novidades no mundo da tecnologia e física são alguns temas que renderão vários likes e comentários.

Blog

Com o objetivo de segmentar ainda mais o público Geek, um blog destinado a eles pode falar especificamente a respeito de história em quadrinhos, ou até de alguns personagens ou super-heróis.

No caso de um blog para Nerds, assuntos como técnicas e códigos de programação são uma boa pedida. Ciências, como Matemática, Física e Biologia também são temas muito apreciados por eles.

Qual a diferença entre Geek e Nerd? Como atingir esses públicos na web?

Além disso, ao criar um blog, é bom contar com um bom serviço de web hosting capaz de assegurar um bom desempenho e suportar vários acessos. Em se tratando de boa hospedagem de site, há a hospedagem VPS e a hospedagem Cloud.

E-commerce

Uma loja online para o público Geek e Nerd pode trazer produtos como action figures, que são aqueles famosos bonecos em miniatura de personagens da cultura pop.

Sem contar também no quesito games e nos mais variados produtos de tecnologia, tais como computadores, tablets e até pen-drives em formato de personagens famosos.

É interessante salientar que, para a sua loja virtual apresentar bons recursos, vale a pena adotar uma boa plataforma como o Magento ou Prestashop que disponibilizam várias vantagens para a loja virtual, desde controle de estoque a diferentes opções de pagamento.

Conclusão

Geeks e Nerds, ao mesmo tempo parecidos e diferentes. Mas não importa, o fato é que ambos são públicos fiéis e dedicados aos assuntos que mais apreciam.

Por essa razão, ao criar um site ou blog, não custa nada olhar para o lado Geek/Nerd da força e apostar nessa galera que é antenada com tudo que é novidade e moderno.

Por Favor! Compartilhe Nosso artigo:

Deixe uma resposta