O que significa SSH, SFTP, IP e ROOT? Como Usar?

ESCRITO POR

Quando falamos em criação de sites em servidores cloud com a Digital Ocean, esses 3 termos foram bastante mencionados. Por isso neste artigo vamos falar sobre o significado de SSH, SFTP, IP e ROOT e passar algumas dicas de como utiliza-los.

Sumário do que vamos ver neste artigo:
> APRENDA O SIGNIFICADO DO SSH E COMO ACESSÁ-LO
> LISTA DE COMANDOS SSH

O usuário ROOT é como se fosse o login padrão ou admin de todo servidor. Já o IP é um endereço para conectar a sua maquina remotamente, ou até mesmo acessar o site através desses números. Já o SFTP é uma maneira de gerenciar os arquivos do seu servidor.

Quando você cria um servidor em nuvem, você recebe os dados de acesso SSH para o usuário ROOT. Os dados de acesso para SSH é uma maneira de conectar a sua maquina através de um terminal para enviar comandos e fazer modificações no seu servidor remotamente.

O que significa SSH, SFTP, IP e ROOT? Como Usar?

Eu resumi pra você cada um desses quatro termos que é uma das primeiras coisas que você vai se deparar ao usar um servidor de hospedagem em nuvem. O que acha de vermos agora cada um desses termos de forma mais técnica?

aprenda o significado do SSH e como acessÁ-lo

O SSH ou Secure Shell é um protocolo de rede criptográfico para realizar operações entre um servidor e cliente. O SSH fornece um canal seguro sobre uma rede insegura através de um terminal que funciona com comandos.

Para acessar o SSH você precisa do IP do servidor (Internet Protocol) que consiste em um número único igual a um CPF que indentificam cada computador conectado a uma rede, incluindo os sites que não passam de computadores ligados 24 horas recebendo acesso de pessoas do mundo todo.

Para acessar um servidor via SSH você precisa entrar em algum terminal do Linux, Mac, Windows 10 ou utilizar algum programa específico para isso. Assim que você tiver entrado no terminal ou prompt de comando digite:

 SSH root@185.17.65.884

O root é o usuário raiz do servidor, é como se fosse o mestre do computador que você está acessando, ele tem permissão para realizar a maioria das coisas no seu servidor. Você pode digitar outro nome de usuário ao invés do root, caso tenha algum.

Por exemplo, quem usar o serverpilot ou runcloud pode digitar uma dessas duas palavras que costuma ser o usuário padrão para acessar os arquivos da web (SFTP). O número encontrado depois do @ precisa ser o IP do seu servidor.

As vezes se você entrar pela primeira vez no servidor SSH, ele vai pedir para mudar sua senha padrão para outra, trazendo mais segurança. Eu costumo apenas digitar um ponto depois da senha do root ser gerada e recebida por e-mail na Digital Ocean.

O que significa SSH, SFTP, IP e ROOT? Como Usar?

O SFTP significa Secure File Transfer Protocol e funciona como o SSH de forma mais segura que o padrão FTP usado em algumas hospedagens compartilhadas. Você pode usar os dados do seu SSH para fazer o login no SFTP.

Para acessar os arquivos do seu servidor você precisa utilizar algum programinha que faça conexão SFTP como o famoso Cyberduck, OpenSSH, WinSCP, FileZilla e muitos outros.

LISTA DE COMANDOS SSH

A lista de comandos SSH é gigantesca, por isso vou tentar resumir e provavelmente não irei adicionar todas. Espero que tenham gostado deste artigo que explica o que significa SSH, SFTP, IP e ROOT além de ter dado uma explicação de como utilizar cada uma delas.

cdMuda de Diretório (local)
cpCopiar arquivo ou pasta
findBuscar arquivo ou diretório
freeExibe a memória RAM do sistema
grepBuscar por frase especifica em arquivo
historyMostrar últimos 50 comandos usados
locateEncontra arquivos baseado em seus nomes.
lsLista os nomes dos arquivos
manMostra o manual para determinado comando ou programa
mkdirCriar uma nova pasta no local
mvMover arquivo ou pasta
pwdMostra o caminho completo ao diretório atual
rmRemover um arquivo
tarComprime arquivo em tar
touchCriar um novo arquivo no local
vi/nanoEditor de Texto
WgetPermite baixar um arquivo de determinado link
zipComprime arquivo em zip

Os comandos compartilhados acima costumam ser usados seguido do nome do arquivo ou local além de algumas funções adicionais. Recomendamos pesquisar detalhadamente sobre cada um desses comandos.

Recomendamos usar help no SSH para ver todos os comandos. Caso você queira saber os comandos específicos de determinado comando basta colocar ” -help” depois do comando.

Espero que tenham gostado do artigo, se gostou compartilhe com os amigos e deixe seus comentários. Não se esqueça de se inscrever e acompanhar o site para mais dicas que vai ajudar você a crescer na web.

Por Favor! Compartilhe Nosso artigo:

Deixe uma resposta