Como criar o melhor conteúdo – Artigos, vídeos, marketing e palestras

ESCRITO POR

Não importa se você trabalha fazendo vídeos para o youtube, escrevendo artigos em um site, fazendo palestras ou divulgando produtos usando marketing digital, existem dicas e estratégias que vão melhorar a qualidade de seu conteúdo.

Neste artigo eu quero compartilhar essas dicas com objetivo de aumentar sua produtividade e qualidade, prendendo a atenção de seu visitante. São dicas simples que todos deveriam carregar em todas as áreas da vida.

Melhore sua Introdução

Uma das coisas que captura os leitores ou ouvintes é a introdução, por isso é importante você começar bem. Você precisa deixar a pessoa interessada logo no começo se não ela vai sair do seu conteúdo. Como você pode fazer uma boa introdução?

Como prender a atenção das pessoas? É importante introduzir o assunto com perguntas, histórias do dia a dia, notícias ou coisas que as pessoas estão interessadas ou são de preocupação para elas. 

Tenha cuidado para não fazer uma introdução confusa, você precisa deixar claro o assunto que está abordando sem complicações ou enrolações. Você também precisa mostrar a importância do assunto!

Como criar o melhor conteúdo – Artigos, vídeos, marketing e palestras

Será que esse assunto que está abordando é realmente útil? Vai melhorar a vida das pessoas? Ou vai apenas gerar vizualizações e depois morrer? Lembre-se que qualidade é melhor que quantidade! Você pode ter resultados muito maiores se focar na qualidade!

Muitos não se importam com a forma de falar em vídeos, mas tente dizer e ler as coisas de forma correta para causar uma boa impressão. Ao escrever fique atento ao português (algo que eu preciso fazer mais)…

Seja Natural, ANIMADO e SIMpÁTICO

Algumas pessoas possuem a mania de escrever artigos se escondendo através do nome da marca ou se passando por uma organização. Tudo isso porque acredita que tentar ser natural ou falar por ela mesmo pode prejudicar o conteúdo.

Pessoas se socializam com pessoas e não com marcas, é muito melhor a pessoa falar o que tem a dizer de forma natural sem se esconder por trás de marcas ou usando esboços prontos. Não tenha vergonha de falar o que pensa sobre o assunto.

Como criar o melhor conteúdo – Artigos, vídeos, marketing e palestras

Você precisa mostrar que se importa com o leitor! Não decore frases e nem fale como se estivesse lendo, seja natural tanto na sua escrita como fala. Seu modo de agir vai mostrar o quão a palavra é importante.

Mostre emoção ao falar - Você pode combinar sua emoção com ritmo e volume da voz para transmitir com sentimentos e de forma clara as suas ideias. A tabela abaixo mostra o que o tom e velocidade da voz pode causar no ouvinte: 
Falar baixoExpectativa, ansiedade e medo
Falar AltoMotivação
Falar rápidoEmpolgação
Falar devagarImportância

Falar ou escrever de modo animado vai motivar e contagiar as pessoas, fazendo com que elas gostem de você e do seu conteúdo. Se você mostrar que está empolgado com assunto, as pessoas também vão ficar empolgadas.

Se for fazer apresentações ou vídeos, lembre-se que as expressões faciais e gestos também são importantes. Se for escrever artigos lembre-se de dar vida a ele com imagens, vídeos e até emojis ou citações que destacam e anima o leitor.

Como criar o melhor conteúdo – Artigos, vídeos, marketing e palestras

Pense nas pessoas e no efeito de suas palavras na hora de escrever ou gravar o vídeo. Escolha palavras que convencem as pessoas, prepare-se bem antes de falar ou pesquise bem antes de escrever. Mostrar certeza sobre o assunto também é algo muito importante!

Concentre-se em coisas positivas – Parece que na internet as pessoas amam falar de coisas negativas, só sabem criticar e ver o lado ruim das coisas, não seja um desses otários. Negatividade só prejudica e nunca ajuda. 

Perguntas, Ilustrações e informações

Usar perguntas deixa a pessoa curiosa em relação ao assunto, além de ajuda-las a raciocinar prestar atenção em certos pontos do assunto. É sempre bom fazer uma pergunta antes de falar sobre determinado assunto importante.

Existem 4 perguntas que podem ajudar tanto você como o visitante:  Por quê? O quê? Quem? Onde? Quando? e Como? 

Mesmo depois de falar sobre alguma coisa, é bom fazer perguntas para enfatizar o que acabou de ser dito. As perguntas também podem ser retóricas e ajudar a pessoa a pensar e responder ela mesma. Deixar a pessoa curiosa é muito importante!

Além de perguntas, você pode tentar usar ilustrações e experiências no seu texto ou vídeo. Não precisa ser algo super elaborado, pode usar coisas simples que combine com assunto. Pode ser comparações ou coisas do cotidiano.

Como criar o melhor conteúdo – Artigos, vídeos, marketing e palestras

Outra coisa que você deve fazer é usar palavras simples, falar de uma maneira fácil de entender. Tente explicar as coisas complicadas, estude bem o assunto para explicar de uma maneira simples que todos possam entender.

Tente fazer a pessoa refletir sobre o assunto, pensar em si mesma. Deixe algum incentivo, lembre as pessoas de como pode aplicar o assunto na vida delas. Fazendo isso você pode concluir de forma simples e breve, lembrando os assuntos principais do tema abordado.

Use Informações Verdadeiras – As pessoas hoje em dia utilizam de informações falsas, muitas vezes generalizadas ou alarmantes para atrair mais pessoas. Pode parecer uma forma boa de atrair visitantes, mas na realidade vai diminuir seus resultados e sujar seu nome. Não altere informações e use sempre fontes confiáveis. 

Checklist e passos para melhorar seu CONTEÚDO

Espero que tenham gostado do artigo e se tiver alguma dica a acrescentar, deixe nos comentários. Também agradeço a todos que puderem compartilhar nosso artigo para alcançar o máximo de pessoas possíveis.

Nesse artigo eu destaquei diversas dicas que vão definitivamente ajudar você a melhorar seu conteúdo. Com as dicas aqui você vai ser capaz de fazer os melhores vídeos, escrever os melhores artigos, elaborar as melhores estratégias de marketing e fazer ótimos discursos e palestras.

É claro que faltou algumas dicas específicas para cada área mencionada no artigo. Eu queria que as dicas deste artigo tenha utilidade em todas as áreas seja para fazer vídeos e apresentações ou escrever artigos ou captação de leads.

Para finalizar eu vou deixar um checklist resumindo tudo o que eu escrevi no artigo:

  • Faça uma boa introdução;
  • Faça perguntas;
  • Prenda a atenção do ouvinte ou leitor;
  • Introduza coisas que interessam as pessoas;
  • Deixe o assunto claro e simples;
  • Mostre a importância do assunto;
  • Foque na qualidade e não na quantidade;
  • Seja natural e fale de coração;
  • Não se esconda atrás de marcas;
  • Mostre que o leitor é importante;
  • Não tenha vergonha de falar o que pensa;
  • Não decore frases ou use esboços;
  • Pense nas pessoas e no efeito de suas palavras;
  • Concentre-se em coisas positivas;
  • Faça perguntas e deixe a pessoa curiosa;
  • Use ilustrações e conte experiências;
  • Use palavras simples;
  • Deixe um incentivo;
  • Use informações verdadeiras;
  • Conclua de forma simples;
  • Lembre dos assuntos principais;
Por Favor! Compartilhe Nosso artigo:

Deixe uma resposta