Runcloud – O melhor Painel para gerenciar Servidores Cloud

Cansado de Hospedagens Lentas? Clique aqui e aprenda a usar a Digital Ocean, ganhe também 100 dólares para usar na sua hospedagem Cloud! Aprenda Como configura-la sem acessar terminais e códigos!

Você conhece o Runcloud? Quando falamos em painel para gerenciar servidores em nuvem como Digital Ocean, Vultr, Linode, AWS ou Google, as pessoas recomendavam o ServerPilot, mas infelizmente ele deixou de ser gratuito e se tornou pago.

Runcloud foi a melhor alternativa que encontrei ao ServerPilot, mesmo sendo pago, compensa mil vezes mais utiliza-lo que o ServerPilot ou outras alternativas, neste artigo vou tentar mostrar porque eu acho isso e como assinar e instalar o Runcloud.

O que são painéis de controle?

Pra quem não sabe, tanto o Runcloud como o Serverpilot são painéis de controle de servidores, onde em apenas um click eles instalam todo PHP, SQL e coisas necessárias para fazer seu cloud rodar um site em PHP.

São parecidos com o Cpanel ou Plesk, mas sua principal diferença é que são optimizados para não pesar praticamente nada e ter o melhor desempenho e segurança possível. Em compensação ele não oferece suporte a outras linguagens e servidores de e-mail nativamente.

O que não é um problema, porque não recomendamos ter um servidor de e-mail junto a sua hospedagem. Use sempre um SMTP externo para redirecionar os envios do WordPress. Eu recomendo o Gmail ou Sparkpost.

Atualizações do Runcloud

Eu deixei essa parte no começo do artigo para atualizar o artigo com algumas novidades que chegaram no Runcloud:

Runcloud Cache: Apesar de já existir, o redis era muito difícil de ser instalado para pessoas meigas, por isso o runcloud lançou seu próprio plugin de cache para WordPress que pode ser instalado rapidamente em segundos sem a necessidade de configuração dentro do próprio painel do runcloud.io;

Staging Site – Permite criar uma cópia exata de todo o site para fins de preparação e desenvolvimento em segundos direto do aplicativo no painel runcloud.

O que é Runcloud.io?

Como já mencionado, o runcloud é um painel de controle para seu servidor em nuvem ou qualquer VPS que rode Ubuntu. Ele é chamado de piloto automático para seu servidor, e ao mesmo tempo te da autonomia para fazer o que quiser em seu Cloud através do acesso SSH.

Vale lembrar que o Runcloud também oferece um período de testes e também tem um plano gratuito mas bem limitado sem SSL e outro recursos. 

Veja as características do Piloto Automático que recomendei:

SSL/HTTPS – Certificado de segurança obrigatório em todos os sites atualmente, com objetivo de criptografar seu servidor junto com uma compressão chamada brotlli que vai aumentar o carregamento de sua página.

Instalador de script em um click de WordPress, Joomla, phpBB, Drupal, Grav, PhpMyAdmin, Piwik, PrestaShop, MyBB e Croncrete5. Também uma Implantação de Git usando o GitHub, Bitbucket, GitLab e outros servidores GIT.

Runcloud é um dos únicos piloto automático de servidores que permite escolher nativamente o NGINX ao invés do NGINX + APACHE2 Hibrido. Você também pode escolher por aplicação qual versão PHP utilizar.

Runcloud - o melhor painel para gerenciar servidores cloud
Uma imagem do Painel de administração do Piloto Automatico

Nativamente o Runcloud oferece o Redis e Memcached para melhorar o desempenho dos bancos de dados de seu WordPress. Ao invés do tradicional MySQL, o runcloud utiliza o MariaDB que é mais rapído e tem total compatibilidade com SQL.

Além do tradicional Firewall padrão, o Runcloud oferece o Fail2Ban que monitora o tráfego e evita ataques SSH de força bruta ou ataques DDOS SSH. Os aplicativos também ficam isolados no PHP para evitar que todos os sites passem por algum problema.

Nativamente o Runcloud oferece um navegador de arquivos dentro de cada aplicação que você criar. Além disso você pode adicionar CronJobs num painel, criar e deletar bancos de dados e usuários e ter um relatório completo do seu servidor.

Além de todas essas funções, aqui você encontra um sistema de backup com 30GB gratuitos. Uma página dentro do painel para enviar tockets de suporte com total praticidade e rapidez. Administração de times e muito mais.

Como instalar o Runcloud?

Uma nova atualização no Digital Ocean agora permite instalar o Runcloud na criação de um droplet em um clique sem a necessidade de entrar em qualquer terminal ou SSH. Caso queira usa-lo desconsidere o tutorial abaixo!

Para instalar o Runcloud, primeiro você deve ter seu servidor em nuvem novo. Recomendamos criar um Droplet no Digital Ocean usando a versão Ubuntu 16.04/18.04 LTS 64bit. O Runcloud não trabalha com NAT VPS.

Você precisa cadastrar no site do Runcloud e fazer seu login, recomendamos ativar a autenticação de dois fatores. Depois acesse a aba Servers no Runcloud e clique em Connect a New Server.

Runcloud - o melhor painel para gerenciar servidores cloud

Aqui você precisa colocar o nome do seu servidor o endereço de IP do seu servidor ou Droplet, e aonde ele está hospedado (Digital Ocean). Em seguida clique em Connect this Server.

Depois disso a página vai te dar um código para você colocar no SSH do seu usuário root do cloud que você criou. Para acessar o SSH do seu servidor entre no site da Digital Ocean ou a empresa que hospeda seu servidor e pegue o IP e Senha.

As vezes será necessário gerar uma nova senha por e-mail. Assim que você tiver o IP e Senha do servidor entre no terminal do MacOS, Linux ou Windows 10+ para acessar o SSH nativamente. Caso contrário precisa de um programa para isso.

Digite em seu terminal:

  • SSH ROOT@IP
  • EM SEGUIDA DIGITE A SENHA
  • SE FOR A PRIMEIRA VEZ ELES VÃO QUERER MUDAR A SUA SENHA GERADA
    • DIGITE A SENHA NOVAMENTE
    • DIGITE UMA NOVA SENHA
    • REPITE A NOVA SENHA
  • VOCÊ ESTÁ LOGADO NO SSH DO USÚARIO ROOT
  • COLE O CÓDIGO QUE O RUNCLOUD FORNECEU
  • ESPERE A INSTALAÇÃO CONCLUIR
  • PRONTO

O Runcloud vai levar cerca de 5 minutos para instalar.

Como configurar o Runcloud?

Tudo vai depender do que você pretende fazer com Runcloud. Se for para Instalar o WordPress você pode criar uma aplicação e configura-la para usar apenas o NGINX junto com a versão mais recente do PHP.

Depois que seu servidor estiver configurado, tente acessar a opção services e escolher o que ativar. eu pessoalmente uso apenas o Redis, MariaDB e NGINX.

Runcloud - o melhor painel para gerenciar servidores cloud
Serviços que podem ser ativados ou desativados em um clique

Para ativar o REDIS no seu site WordPress, basta instalar o plugin Redis Object Cache e colocar no seu WP-CONFIG.PHP as seguintes linhas:

define('WP_CACHE_KEY_SALT', 'seusite.com');
define('WP_CACHE', true);

Caso queira criar um cronjob, o caminho padrão costuma ser:

/path/to/home/<usuário costuma ser runcloud>/webapps/<nome do app>

Para fazer uma conexão remota de banco de dados recomendamos utilizar os dados de login do SSH do usuário runcloud que é praticamente a mesma do SFTP.

Você também pode configurar o slack ou telegram para enviar notificações sobre seu servidor. Eu também gosto da maneira que o Runcloud mostra os logs do servidor.

Runcloud - o melhor painel para gerenciar servidores cloud

Para evitar problemas em seu servidor de testes, recomendamos o mais rápido possível adicionar seu cartão como forma de pagamento acessado pelo ícone de usuário em settings. Acesse Payment Method e adicione seu cartão.

Lembrando que as pessoas que se cadastrarem pelo Runcloud através dos links de meu site, ganham 15 dias gratuitos depois de escolher e assinar um plano. Se você utilizar apenas um servidor em nuvem, recomendamos o plano de 8$.

Você também pode obter um plano anual para economizar, lembro que tive a chance de pegar o plano anual na BlackFriday e paguei apenas 40$ por um ano na plataforma, achei muito vantajoso em comparação com os 8$ mensais.

Runcloud VS Serverpilot

A maior vantagem do Serverpilot antigamente é porque era gratuito. Infelizmente ele passou a ser pago e com planos nada chamativos. Você paga 5$ por servidor + 0,50$ por Aplicação no plano mais barato que não oferece nada além de SSL e outras frescuras. Se quiser estatísticas e relatórios do servidor precisa assinar o plano mais caro.

No Runcloud você paga 8$ por um servidor com aplicações ilimitadas, ou 15$ por servidores e aplicações ilimitados. Todos os planos oferecem relatórios e tudo que você precisa no seu servidor.

Veja abaixo o quão o Runcloud é muito mais completo e superior ao ServerPilot:

CARACTERÍSTICASRUNCLOUDSERVERPILOT
ESTATÍSTICASX10$ +
Maria DBX
NGINX + APACHEXX
NGINX SOLOX
SSL (HTTPS)XX
REDISX
GERENCIADOR DE ARQUIVOSX
SUPERVIRSORDX
PAINEL CRON JOBX
NOTIFICAÇÕESX
LOGS NO PAINELX10$ + (FEIO)
MEMCACHEDX
PHP-FPMXX
BROTLI COMPRESSIONXX
SUPORTE A GITX
BACKUPSX

É claro que em ambos os servidores você tem total capacidade de instalar essas e outras funcionalidades, mas é bom ressaltar que aqueles que assinam esses painéis de gerenciamento querem evitar o máximo possível mexer com linhas de código e terminais SSH.

Runcloud vs Cloudways

Depois que o Serverpilot tornou-se pago, os brasileiros começaram a recomendar o Cloudways em seus sites, o principal motivo disso é a ótima comissão que a Cloudways oferece por indicação. Qual é melhor? Runcloud ou Cloudways?

Diferente do Runcloud, no Cloudways você paga pelo servidor já completamente instalado e customizado com painel próprio deles. Eles oferecem tudo que o Runcloud têm mais Varnish Cache e outras funcionalidades extras como CDN e gerenciador de e-mail externo (valor adicional).

Olhando de longe o Cloudways parece ser bem melhor que o Runcloud, ele é mais fácil e indicado para pessoas que não querem mexer com nada de código. O grande problema é que o Cloudways limita seu acesso ao servidor e provavelmente sua aplicação é mais pesada por não oferecer NGINX sem Apache.

Runcloud - o melhor painel para gerenciar servidores cloud

Apesar disso tudo, eu queria assinar o Cloudways, mas o que me impediu foi seu preço absurdo. Um simples servidor do Digital Ocean que custa 20$ dólares, no Cloudways custa absurdos 42$ dólares. Você paga 22$ a mais pelo mesmo servidor.

Caso você tenha apenas um site pequeno, pode compensar pegar 10$ na Cloudways por um servidor no DO de 5$, mas se você pretende pegar um servidor mais robusto, não compensa utilizar a Cloudways para gerenciar sua hospedagem PHP ou WordPress. Corra para o Runcloud!

Eu me toquei que compensa muito mais continuar tendo uma hospedagem compartilhada na Hostgator para manter meus e-mails e hospedar arquivos que pagar 22$ para usar a Cloudways. Assim eu optei pelo Runcloud!

Isso sem mencionar que no Runcloud você pode ter vários servidores, enquanto no Cloudways cada servidor que você criar, você paga esse valor mais caro da Cloudways. Imagina se você quer ter 2 servidores de 4GB de RAM + 2 CORE na Cloudways? Você pagaria 84$ por algo que custa 40$.

Espero que tenham gostado dessa recomendação e dica. Se gostou compartilhe com os amigos, qualquer dúvida basta deixar seus comentários. Espero que continue visitando nosso site regularmente, e que possamos crescer na internet juntos. xD