Digital Ocean – A melhor Hospedagem em Nuvem – Servidor Cloud

ESCRITO POR

Hoje vou falar sobre minha experiência com a Digital Ocean e porque eu considero ela a melhor hospedagem em Nuvem existente. Também irei recomendar formas fáceis de você hospedar seu site em Nuvem sem ter o trabalho de configurar servidores via SSH.

Quando buscamos sobre hospedagem na internet, milhares de sites como Hostgator, Hostiger, Godaddy, KingHost, Bluehost e muitas outras são recomendadas. Na maioria das vezes o usuário se sente atraído aos baixos preços e acaba caindo no mau da hospedagem compartilhada.

Sumário do Artigo

- Por que escolhi a Digital Ocean?
- Serviços e Vantagens da Digital Ocean
- Com a Digital Ocean você tem total controle
- Ganhe 100$ de crédito na Digital Ocean
- Como criar um servidor no Digital Ocean
- Melhor forma de configurar e hospedar seu site no Digital Ocean
- Uma alternativa que utiliza o Digital Ocean

Não existe nenhum problema com a hospedagem compartilhada, mas com um pouco mais de investimento você pode ter uma boa hospedagem em nuvem que suporta muitos sites e numa velocidade sem comparação. Principalmente aqueles que desejam usar o WordPress.

Cloud é o termo inglês utilizado para referir-se a servidores ou hospedagens em nuvem. 

Por que eu escolhi a Digital Ocean?

Eu passei anos da minha vida utilizando a Hostgator, mas teve um momento que meu site passou de 100.000 visitas mensais. Apesar da propaganda de tráfego ilimitado, meu servidor caiu várias vezes quando mais de 150 pessoas ficavam online.

Foi nessa época que eu conheci a Hospedagem em Nuvem. Uma espécie de VPS que não está disponível apenas em uma maquina, mas várias maquinas fazem o seu servidor dedicado. Se uma maquina falhar, seu site continua online sem problema graças aos outros servidores.

Foi nessa época que um amigo me recomendou a Digital Ocean, uma das mais populares hospedagens em nuvem da atualidade. Aqui você não apenas hospeda sites, como pode fazer praticamente qualquer coisa que faria através de um VPS.

Digital Ocean - A melhor Hospedagem em Nuvem - Servidor Cloud

Existem milhares de serviços de hospedagem em nuvem, mas o que me atraiu na Digital Ocean foi seu preço. Com um investimento de 5$ você é capaz de hospedar um site wordpress capaz de receber mais de 500 pessoas simultaneamente se o servidor e cache estiver bem configurado.

Com um investimento de 20$ eu fui capaz de alugar um servidor em nuvem com 4GB de RAM e dois núcleos de processamento. Outro grande diferencial que fez eu escolher o Digital Ocean foi o SSD que está disponível em todos os servidores.

Nele eu hospedo um site que recebe 500.000 visitas mensais, esse site e também a ferramenta de e-mail marketing chamada de mautic. Tudo isso sem gastar nem mesmo 30% da CPU (ou seja, poderia estar usando um plano mais barato).

Uma das coisas que me deixou receoso, é o fato de eu mesmo ter que configurar meu servidor de hospedagem, mas eu descobri ferramentas (sites) que deixaram isso muito fácil e eu vou recomenda-las neste e outros artigos.

Não seria melhor um servidor no Brasil? Algumas pessoas fazem essa pergunta, mas na realidade os servidores do Brasil são lentos e atrasados, por mais que o tempo de resposta possa ser bom, a diferença é imperceptível, e nada que um CDN como o Jetpack do WordPress resolva. Sem falar que servidores brasileiros custam muito caro e sempre dão algum problema. 

Serviços e Vantagens da Digital Ocean

Com a Digital Ocean você pode ter servidores com 1 até 32 núcleos de processamento ou até 64GB de ram. Não é apenas isso, na DO (apelido carinhoso) você também pode escolher o local do seu servidor, adicionar uma opção de backup, adicionar armazenamento, escolher entre IPv6 e outras opções ao configurar seu servidor.

Você também pode gerenciar o DNS de domínios através do Digital Ocean, distribuir o tráfico em outros dropets (servidores) e muitos outros serviços que se expandem cada vez mais.

Digital Ocean - A melhor Hospedagem em Nuvem - Servidor Cloud

O site também oferece Autenticação de dois fatores para deixar seus servidor de hospedagem mais seguro. Você também pode configurar chaves de SSH e Certificados SSL (HTTPS).

Um dos novos serviços da DO é os Spaces que consiste em um armazenamento de arquivos barato onde você paga 5$ por 250GB de HD com 1TB de download mensal.

Você pode criar a imagem de um cloud, duplicar, clonar, monitorar, usar API e inúmeras outras funções sem contar as opções foras do Digital Ocean que também são importantes pra sua hospedagem.

O Digital Ocean até a data deste artigo oferece servidores em data center de Nova York, São Francisco, Amsterdam, Singapura, Londres, Frankfurt, Toronto e Bangalore. 

Com a Digital Ocean você tem total controle

Não se deixe enganar por propagandas! Antes de entrar na Digital Ocean, eu tinha feito um teste na BlueHost, onde o servidor oferecido tinha 6 núcleos e 8GB de ram por menos de 100 reais. Assim que eu subi meu site senti o desempenho bem lento e o CPU gastando 99% da maquina.

Meu amigo utiliza a blue host com satisfação, mas sempre que ele faz um lançamento de seu curso online, o servidor cai pela quantidade gigantesca de acesso. Se ele tivesse um cloud com total controle e utiliza-se SSD, não teria esses problemas.

Uma das vantagens da Digital Ocean é que você cria seu servidor em nuvem da maneira que quiser. Você escolhe entre milhares de sistemas operacionais ou já pode instalar um script quando for criar seu servidor. Você tem total acesso ao SSH e pode instalar o que quiser no seu cloud.

Digital Ocean - A melhor Hospedagem em Nuvem - Servidor Cloud

Além disso o Digital Ocean utiliza um sistema chamado Dropet, onde você pode customizar e alterar a RAM, CPU e Armazenamento de seu servidor em poucos segundos sem afetar o seu site ou projeto em nuvem.

Você pode criar e deletar servidores em nuvem a hora que quiser, sem gastar uma fortuna em contratos mensais, já que o Digital Ocean cobra por tempo de servidor online. Por exemplo, você pode testar servidores robustos sem pagar centenas de dólares.

Os servidores disponíveis até a data que esse artigo foi escrito são: Ubuntu, FreeBSD, Fedora, Debia e CentOS, CoreOS, RancherOS e outros milhares de One-Click-Apps para você instalar na sua nuvem. 

Ganhe 100$ de crédito na Digital ocean

Quem me dera tivesse isso na época que conheci a Digital Ocean. Pessoas que cadastrarem através do meu link, vão receber pelos próximos 60 dias 100$ de credito para gastar e testar na Digital Ocean.

Caso vocês tenham curtido a melhor hospedagem em nuvem, eu ganho 25$ se vocês continuarem utilizando o serviço. Vocês também podem futuramente recomendar a Digital Ocean para outros usuários.

Basta clicar em qualquer uns dos links que levam para o Digital Ocean neste artigo. Por exemplo, acesse o link abaixo para conhecer os planos da Digital Ocean e realizar seu cadastro:

Não pense que estou fazendo esse artigo apenas para ganhar os 25$ das pessoas que utilizarem a Digital Ocean. Pra falar a verdade qualquer hospedagem em nuvem ou até compartilhada oferecem comissão por indicação.

Eu poderia estar indicando outras hospedagens, ou você poderia simplesmente estar acessando o link de outra pessoa que recomendam a Digital Ocean. Eu realmente indico essa empresa por considera-la a melhor, e também vou recomendar outras.

Digital Ocean - A melhor Hospedagem em Nuvem - Servidor Cloud

Estou falando sobre isso aqui, porque um dos focos desse site é ensinar os leitores a ganhar dinheiro e trabalhar pela internet. Então quero deixar ciente os métodos que utilizo para obter meu pão de cada dia e recomendar a vocês também.

Então eu agradeço aos leitores deste artigo por utilizarem o Digital Ocean através dos links de meu site, assim você desfruta dos 100$ para criar seu servidor em nuvem e eu desfruto dos meus 25$ se você continuar utilizando a Digital Ocean. Um ganho muito bom levando em conta o valor do dólar.

Como criar um servidor no Digital Ocean

A primeira coisa que você precisa fazer é criar uma conta utilizando meu link de indicação. Depois de cadastrar, confirmar e entrar na sua conta da Digital Ocean você vai criar no botão criar servidor (Create > Dropet). Os dropets são gotas ou seus servidores com IP, acesso SSH e o sistema operacional que você escolher.

Primeiro em Choose an Image você deve escolher qual sistema operacional instalar no seu Dropet. O mais recomendado é o Ubuntu, apesar de existir opções One-Click-Apps, não recomendamos utiliza-las. Pode parecer mais simples no começo mas se torna mais complicado e pode causar dores de cabeça no futuro.

Depois escolha seu plano ou Hardware do Dropet, os valores começam em 5$:

Digital Ocean - A melhor Hospedagem em Nuvem - Servidor Cloud

Depois existem configurações opcionais como o Data Center, recomendamos New York que fica mais perto do Brasil. As outras configurações são opcionais, não recomendamos mexer em nada.

Depois que seu servidor estiver online, precisamos redirecionar o seu domínio para o servidor no Digital Ocean. Primeiro você deve acessar o site onde você gerencia seu domínio e redirecionar os NameServers para:

  • ns1.digitalocean.com
  • ns2.digitalocean.com
  • ns3.digitalocean.com

Depois você precisa entrar no gerenciador de domínios do Digital Ocean e criar uma entrada A para o IP do seu dropet. Depois uma entrada CNAME para redirecionar o WWW para o seu domínio.

Digital Ocean - A melhor Hospedagem em Nuvem - Servidor Cloud

Feito essas duas coisas você precisa esperar o DNS do seu domínio propagar, mas agora chegou a decisão mais importante. Que sistema utilizar para administrar seu servidor sem complicações?

Melhor forma de configurar e hospedar seu site no Digital Ocean

Se você sabe utilizar o SSH e têm experiências com servidores, muito bom, pode hospedar o site da maneira que quiser utilizando o que quiser. Mas infelizmente nem todos sabem ou não estão com paciência de mexer com isso.

É por isso que existem sites externos que você pode usar para administrar seu DROPET do Digital Ocean. Esses sites instalam todo PHP no seu Dropet, oferece SFTP e permite administrar bancos de dados e instalar em um click scripts como o WordPress.

As desvantagens é que ele não da suporte a coisas além de PHP e SQL, nem mesmo servidor de e-mail, mas você pode fazer isso manualmente, apesar de não recomendarmos entupir seu servidor de coisas desnecessárias que usam processamento.

Digital Ocean - A melhor Hospedagem em Nuvem - Servidor Cloud

É como um CPANEL mais simplificado e optimizado para ser ultra leve e não pesar seu servidor. Tudo o que você precisa fazer antes, é acessar o SSH ao menos uma vez para executar um código que instala toda plataforma de gerenciamento.

Não se preocupe, você só sai ganhando utilizando esses sites externos que servem como gerenciadores de servidores. Eu comecei usando o serverpilot que ERA gratuito, mas infelizmente ele ficou pago e não oferecia praticamente nada.

Depois eu conheci o Runcloud que na minha opinião é o melhor e mais barato. Com 8$ você pode administrar um servidor e um número ilimitado de domínios e aplicações. O site também oferece um sistema de backup e muitas vantagens que vou listar abaixo:

  • NGINX ou NGINX + APACHE;
  • FPM;
  • Relatórios;
  • CronJob nativo;
  • MardiaDB (melhor que mysql);
  • REDIS (melhora desempenho);
  • Memcached;
  • Beanstalkd;
  • Brotli compression;
  • Seleção da versão PHP; 3
  • Suporte ao GIT;
  • E muito mais;

Se você cadastrar no RunCloud utilizando nosso link de indicação, você ganha 15 dias gratuitos ao assinar um plano.

Digital Ocean - A melhor Hospedagem em Nuvem - Servidor Cloud

Pra mim o runcloud é a melhor e mais leve opção para aqueles que desejam gerenciar um site em PHP como WordPress, Magento, Joomla e outros. Nunca foi tão fácil administrar um servidor na Digital Ocean com velocidade, segurança e facilidade.

Escrevemos também um artigo que fala mais sobre o Runcloud e como Configura-lo.

Uma alternativa que utiliza o Digital Ocean

Alguns querem evitar o máximo de problema e preocupação possível. Uma empresa chamada Cloudways resolveu facilitar a vida das pessoas que querem usar o servidor em nuvem, mas não querem ter nenhuma dor de cabeça.

O Cloudways é uma espécie de hospedagem gerenciada onde você escolhe um servidor da Digital Ocean, Vultr, google, Linode ou Amazon. Você aluga essa hospedagem diretamente da Cloudways e não precisa ter conta ou perder a cabeça em nenhum dos outros servidores mencionados.

A vantagem do Cloudways é que eles oferecem muitas opções de segurança e optimização de hospedagem. Eles possuem um painel próprio como o Runcloud e oferece muitas opções para ativar e desativar num click. Eles oferecem serviço de e-mail separado e também um CDN.

Digital Ocean - A melhor Hospedagem em Nuvem - Servidor Cloud

É um bom sistema pra quem quer descomplicar a vida, o grande problema é seu preço que sobre gradativamente dependendo do hardware do servidor que for usar. Uma nuvem de 5$ na Digital Ocean custa 10$ no Cloudways com tudo a oferecer, mas um servidor de 20$ de Digital Ocean custa 42$.

Isso é um pouco injusto, quem compra um servidor mais barato paga apenas 5$ para usar o Cloudways, mas se a pessoa quer um servidor robusto paga 22$ pelos serviços da Cloudways? Se você pretendia usar um Dropet de 5$ da DO, recomendamos usar a Cloudways.

Use nosso link de indicação da Cloudways para fazer seu cadastro e ganhar alguns dias de teste gratuito.

Eu estava muito ansioso para usar o Cloudways, mas depois de muita indecisão acabei optando pelo runcloud, mas ainda recomendo alguns a testarem o Cloudways, principalmente se você deseja evitar dores de cabeça.

Espero que tenham gostado de nosso artigo sobre o Digital ocean! Na minha opinião é sem dúvida o melhor servidor cloud ou hospedagem em nuvem para sites. Se você gostou do artigo compartilhe, e deixe também suas dúvidas ou opiniões nos comentários.

O que você achou do Digital Ocean? Aguarde que muitos outros artigos sobre como configurar o Digital Ocean, Runcloud, cloudways e outros serviços de hospedagem em nuvem podem ser encontrados no meu site. Eu sou Kevin Henrique e encerro esse artigo sobre a Melhor Hospedagem em Nuvem – Digital Ocean!

Por Favor! Compartilhe Nosso artigo:

Deixe uma resposta