Jetpack – Como usar o Melhor do WordPress?

, ESCRITO POR

Inscreva-se para baixar nossos livros e receber contéudo exclusivo

Jetpack é um plugin feito pela empresa do WordPress que apresenta muitas funcionalidades, mas que para alguns é algo desanimador e desnecessário. Neste artigo vamos mostrar suas principais vantagens e como configurar o Jetpack do WordPress.

É grátis? Compensa pagar pelo Jetpack?

Não! Infelizmente não! Os recursos gratuitos oferecidos pelo Jetpack já são mais que suficientes. A versão paga realmente não tem quase nada interessante a oferecer, pagar pelo jetpack é jogar dinheiro fora, mas caso deseja fazer, boa sorte.

Assim que instalamos o plugin do Jetpack em nosso WordPress, ao ativa-lo deparamos com uma tabela de preços, o que engana alguns meigos achando que o plugin é pago, mas logo embaixo tem uma pequena opção para usa-lo gratuitamente.

Se as funções gratuitas do plugin fossem pagas, eu diria que vale muito a pena pagar pelo plugin, mas como ele oferece todo o essencial gratuitamente, aproveite e faça bom uso! Neste artigo vou citar apenas as funcionalidades gratuitas do plugin.

Vai gastar dinheiro com Jetpack? Melhor não!
Vai gastar dinheiro com Jetpack? Melhor não!

Usando o CDN e Lazy Load do Jetpack

Um dos principais motivos de eu usar o Plugin do Jetpack é o sistema de CDN para imagens e alguns JS e CSS. Isso descarta a necessidade de usar outros sistemas de CDN como CloudFlare ou sistemas de CDN de Imagens.

Graças ao Jetpack você diminui extremamente o peso que o servidor teria ao carregar suas imagens. Consegue manter uma boa quantidade de pessoas online sem sobrecarregar o site por altas requisições no servidor. Photon CDN do Jetpack é obrigatório!

O sistema também oferece LazyLoad, carregamento lendo de imagens que também aumenta a velocidade de carregamento da página. Você pode usar junto com um plugin de cache como Hummingbird ou outro.

Caso aconteça de alguma imagem não estar sendo enviada para o servidor jetpack, você pode tentar usar o seguinte código no functions.php:

add_filter( 'jetpack_photon_override_image_downsize', '__return_true' );
Ative o CDN do Jetpack para fazer bom proveito
Ative o CDN do Jetpack

Usando o sistema de artigos relacionados do Jetpack

Você pode usar o Related Post do Jetpack, que funciona perfeitamente sem pesar no banco de dados do seu servidor. Ele também é customizável, apesar de não parecer. Talvez seja necessário um conhecimento em PHP e CSS. Veja abaixo como eu faço:

function jetpackme_more_related_posts( $options ) {
    $options['size'] = 4;
    return $options;
}
add_filter( 'jetpack_relatedposts_filter_options', 'jetpackme_more_related_posts' );

//Jetpack Related Posts - changing related text and class
function jetpackme_related_posts_headline( $headline ) {
$headline = sprintf(
'<h3 class="jp-widget-title">%s</h3>',
esc_html( 'Veja nossos artigos relacionados' )
);
return $headline;
}
add_filter( 'jetpack_relatedposts_filter_headline', 'jetpackme_related_posts_headline' );

Usando o código acima no functions.php eu sou capaz de fazer com que o Related Post do Jetpack exiba 4 postagens ao invés de 3. Também customizo o texto exibido no Artigos Relacionados. Você também pode deixar o sistema responsivo com CSS abaixo:

/* JetPack */

div#jp-relatedposts div.jp-relatedposts-items .jp-relatedposts-post {
width: 25%;
}

@media screen and (max-width: 650px) {
div#jp-relatedposts div.jp-relatedposts-items .jp-relatedposts-post {
width: 50%!important;
}
}

div#jp-relatedposts div.jp-relatedposts-items .jp-relatedposts-post:nth-child(3n+4),
div#jp-relatedposts div.jp-relatedposts-items-visual .jp-relatedposts-post:nth-child(3n+4) {
clear: none;
}
.jp-relatedposts-post-title  {
font-size:18px!important;
text-align:center!important;
}

Usando o NewsLetter e sistema da inscrição do Jetpack

A maioria paga por serviços de e-mail marketing para disparar seus próprios e-mails, que na maioria das vezes caem no Spam. Por que fazer isso se o Jetpack oferece gratuitamente lista de e-mails e disparo de e-mails gratuitos com boa taxa de abertura?

Por anos eu usei o Mailchimp, mautic, PHP list e outros serviços de e-mail, mas sempre sentia aperto na hora de enviar novos artigos para os contatos, porque não queria gastar muitas doletas no Amazon SES. Hoje eu simplesmente abri meus olhos.

Com sistema de NewsLetter do Jetpack você pode promover seus artigos, promover seus produtos e cursos e ainda capturar uma lista de e-mail para uso manual. Tudo isso com um sistema Double Opt-in livre de Spammers.

Você pode customizar os formulários e textos exibidos através de shortcode. Pode excluir categorias do site e muito mais usando códigos no functions.php. Todas as informações você encontra na página Subscribe do Jetpack.

Vantagens de usar o Newsletter do Jetpack

  • Totalmente Gratuito;
  • Lista ilimitada;
  • E-mails ilimitados;
  • Dupla Confirmação;
  • Newsletter de novos artigos;
  • Exporta lista de e-mails;
  • Opção de frequência de e-mails para os inscritos;
  • Dificuldade ao se desinscrever para leigos;
  • Fácil customização de CSS;
  • Ótima taxa de entrega de e-mail;
  • Não precisa de outro plugin de formulário;
  • Não precisa mexer com códigos e frames;
Usando o Sistema de newsletter do Jetpack
E-mail Marketing com Jetpack…

Desvantagens de usar o Newsletter do Jetpack

O sistema de inscrição do Jetpack trata-se de um boletim informativo. Então a desvantagem é que você não pode simplesmente enviar e-mails como em outra plataforma de e-mails marketing. O sistema vai apenas enviar emails de novos artigos.

Você pode contornar esse problema usando sistema de redirecionamento de posts para enviar o leitor para uma página de vendas ou algo do tipo. O conteúdo do post vai aparecer no e-mail, então você pode enviar uma mensagem dessa forma.

Você também pode exportar a lista dos inscritos e coloca-los em outro sistema para disparar seus próprios e-mails. Eu atualmente uso o Jetpack para capturar meus seguidores, exporto semanalmente os emails e importo no mailbluster.

Você também precisa se contentar com o template de e-mails do WordPress. Felizmente você pode customizar o texto para novas inscrições afim de facilitar a confirmação de e-mails. Só existem vantagens ao usar o Newsletter do WordPress.

Outra desvantagem do boletim do Jetpack é que você não consegue exportar a lista de pessoas que colocaram seu e-mail sem confirmar o cadastro. Você também perde na hora de exportar alguém que se desinscrever antes.

Usando o fórmulário de contatos do Jetpack

Pra que instalar plugins ou criar formulários de contato complicados se o Jetpack oferece nativamente um sistema de formulários? Sim, você pode ter uma aba chamada Feedback e receber todas as mensagens dos visitantes que desejam te contatar.

A única desvantagem dessa função é o simples fato de você acabar recebendo alguns SPAMs, mas não se preocupe, basta ignorar e deletar ou usar algum sistema anti-spam que até o Jetpack costuma te recomendar constantemente.

Economize carga no seu servidor evitando usar plugins de contato para apenas uma página do site. O sistema Feedback também permite adicionar formulários em qualquer post usando o editor Gutenberg. Algo muito útil que faz o Jetpack ser necessário.

Jetpack

Como Evitar Spam no Formulário de Contato?

A sugestão mais comum geralmente é um Captcha, mas se eu não quiser ter que instalar um Plugin apenas para isso? A solução que encontrei foi usar o próprio sistema de senhas para bloquear Páginas e Post do WordPress.

Através de um Hook eu informo na página que você precisa digitar a senha [Contato] para acessar o formulário de contato. Eu explico que isso é para evitar SPAMs. Bots não consegue ultrapassar isso, deu certo e ficou muito interessante.

Tente acessar a minha página de contatos que você vai ver como funciona. Você pode customizar com códigos CSS e até mesmo aplicar essa função em outras páginas e POSTs.

Usando o Sistema de comentários do Jetpack

A vantagem de usar o sistema de comentários do Jetpack é que ele trabalha melhor, permite fazer login com a conta wordpress ou outra rede social, tem cartões flutuantes do Gravatar e outras funções interessantes.

Outra vantagem é que você consegue convidar a pessoa para se inscrever na sua newsletter na hora que a pessoa for comentar em seu site. Se for usar os comentários nativos do WordPress, não se esqueça de ativar essas funções no Jetpack.

Usando o Sistema de comentários do Jetpack
Sistema de comentários WordPress no Jetpack.

Usando os Blocos Extras do Jetpack no Gutenberg

Outra vantagem de ter o Jetpack instalado é seus blocos extras como Pinterest, EventBrite, gif, informações de contato, horário comercial, calendly, mapa, markdwon, opentable, reprodutor de podcast e avaliação por estrelas.

Também temos blocos de pagamentos recorrentes, posts relacionados, visitante frequente, revue, apresentação de slides, formulário de assinatura, galeria em colunas, mailchimp, e inúmeras outras incorporações.

Os blocos do Jetpack enriquece os artigos do seu WordPress. Essa são apenas algumas das vantagens de usar o plugin oficial do WordPress gratuitamente sem pagar nada. Espero que tenham gostado do artigo, se gostou compartilhe e deixe seus comentários.

Por Favor! Compartilhe Nosso artigo:

Deixe uma resposta