Os perigos de conteúdo copiado em seu site

, ESCRITO POR

Inscreva-se para baixar nossos livros e receber contéudo exclusivo

Existe um ditado popular que diz “nada se cria, tudo se copia”. Será que isso se aplica a sites da internet? Qual o perigo de escrever conteúdo duplicado e copiado no seu site? Como copiar evitando plagio? Posso traduzir artigos de outro idioma? Essas e outras dúvidas serão respondidas neste artigo.

Recentemente encontrei diversos sites que copiaram artigos do meu site skdesu.com. Eu pessoalmente mandei mensagens para ambos os sites, não criticando nem xingando, mas aconselhando que isso pode ser prejudicial para eles e não para mim.

Sumário do Artigo
- Como o Google Encara conteúdo copiado? 
- Como outros encaram conteúdo Copiado?
- Copiar Conteúdo é realmente errado?
- Notícias duplicadas dominando a primeira página do Google
- Posso copiar artigos de sites em outros idiomas? 
- Posso copiar textos de pessoas em redes sociais e Quora?
- Spinners - Copie, só não faça igual! 
- Como saber se meu artigo copiado é considerado Plagio?
- Copiaram meu conteúdo, e agora? 

Como o Google Encara conteúdo copiado?

Alguns malandrinhos costumam criar sites de RSS ou com conteúdo copiado na esperança de aumentar visitas, gerar dinheiro com ADS ou vendas de afiliado. Essa prática era comum algumas décadas atrás, mas hoje é impraticável.

Qualquer pessoa que cria um site tentando copiar conteúdo de outros sites tem ZERO porcento de chance de sucesso. O google simplesmente esmigalha toda a autoridade que esse site ou domínio poderia ter em um futuro próximo.

Então, se você simplesmente navega em sites alheios copiado artigos inteiros ou pedaços gigantes e colando no seu artigo, você está simplesmente cavando sua própria sepultura. O google simplesmente vai jogar terra encima e acabar com tudo.

Até mesmo os ganhos do Adsense podem ser afetados se o conteúdo for copiado e de baixa qualidade. Suas chances de ranquear na primeira página com conteúdo copiado ou duplicado são praticamente nulas. Não adianta mudar a data do post!

O destino de todo Plagiador
O destino de todo Plagiador

Como outros encaram conteúdo Copiado?

Além do próprio insucesso com Google, aqueles que copiam conteúdos de outros sites recebem odiadores. Alguns podem imaginar que as copias são imperceptíveis, mas até mesmo se você mudar o conteúdo, as pessoas percebem.

Quem não se lembra do caso do Mateus Hwang ou da Satty no Youtube? Consegue perceber o ódio que o plagio ou copia de conteúdo gerou para essas pessoas? Isso praticamente queimou a imagem dessas pessoas e destruiu taxa de seu sucesso.

Isso sem mencionar que os donos do conteúdo copiado podem te processar ou te prejudicar de alguma forma. No meio digital, caso o Google não derrube você por plágio, os próprios donos ou outros podem usar BlackHat ou Hack para acabar com seu site.

Ou seja, não existe espaço para plagiadores, copiadores ou ladrões na internet. Tanto o Google como a comunidade está acabando com qualquer vestígio de desespero e ganância das pessoas. Será que existe formas seguras de copiar?

Os perigos de conteúdo copiado em seu site

Copiar Conteúdo é realmente errado?

Não é errado copiar conteúdo de outros sites, a maioria não se importa, apenas exige que você atribua os devidos créditos. Ainda assim, copiar conteúdos inteiros pode ser prejudicial para SERP de ambos os sites, não trás nenhum resultado.

Por esse motivo, sempre que for copiar algum conteúdo permitido, altere o máximo de palavras e frases possíveis. Caso queira decolar no Google, aplique e transforme aquele texto simples em algo otimizado para SEO, já que muitos deixam de fazer isso.

Alguns possuem receio de atribuir créditos com links Do-Follow, mas lembre-se que o Google também acha estranho sites sem nenhum link Do-follow relevante. Lembre-se nunca deixe de citar fontes e deixar devidos créditos.

Eu admito que até eu as vezes deixo de citar fontes. Mesmo escrevendo com minhas próprias palavras, eu sempre utilizo o Google como fonte de busca de minhas pesquisas para meus artigos. De fato, nada se cria, tudo se copia!

É impossível uma pessoa escrever sobre algum assunto específico sem obter determinado conhecido do assunto. Por esse motivo, seja por faculdade, curso, livro, artigo, vídeo, a pessoa que está escrevendo se inspirou em alguma coisa.

Claro que existe grandes diferenças em copiar e inspirar. Talvez você sinta inveja que algumas pessoas copiam e se dão bem. Como no caso alguns sites de notícias, ou talvez outros gostam de traduzir artigos. Vamos falar sobre isso nos próximos tópicos.

Os perigos de conteúdo copiado em seu site

Notícias duplicadas dominando a primeira página do Google

Talvez você perceba que muitos sites de notícias simplesmente copiam e colam o mesmo artigo igual. Mesmo assim, eles ainda conseguem se posicionar na primeira página e até passar na sua frente nas buscas do Google.

Realmente, sites de notícias costumam copiar outros, mas sua autoridade vem de outras fontes além do Google, eles atribuem devido crédito e mudam algumas palavras. Sem mencionar que seus artigos tem data de validade. Como assim?

Meus sites pessoais possuem artigos atemporais, sem data de validade. Alguém pode buscar algo daqui 10 anos que meu artigo ainda vai ser relevante. Infelizmente sites de notícia não tem esse privilégio, mas por sorte uma notícia perdura por longo tempo.

Perceba que muitos dos artigos copiados de sites de notícias que aparecem na primeira página, são de palavras-chave de calda longa, com concorrência muito baixa, por esse motivo se posicionam. Você pode facilmente desbancar a posição daqueles sites.

Os perigos de conteúdo copiado em seu site

Posso copiar artigos de sites em outros idiomas?

Uma prática muito comum é buscar conteúdo de sites gringos e traduzi-los para português. Eu mesmo faço isso, mas uso apenas como fonte de pesquisa, escrevo sempre com minhas próprias palavras, tento escrever algo original e superior a concorrência.

Eu uso o Google e pesquiso de diversas fontes diferentes. As vezes copio tabelas inteiras, listas de palavras e coisas do tipo, mas geralmente misturo, mudo a coluna, ordem e qualquer coisa para deixar distante de conteúdo duplicado.

Isso pelo simples fato de mesmo sendo algo de outro idioma, o Google consegue detectar se o conteúdo é copiado ou não. Outra coisa que pode acontecer é de outros sites traduzirem aquele artigo, fazendo você copiar de outros sites sem saber.

Os perigos de conteúdo copiado em seu site

Posso copiar textos de pessoas em redes sociais e Quora?

Outra fonte de conteúdo interessante são as redes sociais. Existem até mesmo plugins e scripts que transcrevem conteúdo falado no vídeo do youtube, onde alguns usam pra escrever seus artigos. Outros copiam comentários aleatórios em redes sociais.

O Quora é uma grande fonte de perguntas e respostas, tanto para fonte de conteúdo como fonte de temas e assuntos para novos artigos. Muitos utilizam as respostas dos usuários para gerar novos artigos, mas isso também é perigoso.

Muitas respostas dos usuários em sites como Yahoo, Quora ou até mesmo em comentários de facebook e outras redes sociais, podem ser copiados de outros sites desconhecidos. Então mesmo que queira pegar inspirações desses sites, faça com cautela.

Os perigos de conteúdo copiado em seu site

Spinners – Copie, só não faça igual!

Alguns recorrem a programas ou sites chamados de spinners que costumam trocar palavras do texto por sinônimos afim de não parecer igual. É importante lembrar que o Google não é burro, não basta usar spinners.

Recomendamos também mudar a estrutura do artigo, adicionar cabeçalhos H2, colocar sumários, tentar diferenciar ao máximo o artigo dos concorrentes. Copiar não é errado, só não faça igual, faça melhor! Vale a pena gastar tempo melhorando um conteúdo.

O grande problema dos spinners é que não basta traduzir, jogar um texto no spinner e pronto. Você precisa revisa-lo palavra por palavra, porque muitas coisas costuma ficar sem sentido. Só publique um texto depois de uma boa revisão.

Eu pessoalmente recomendo não usar essa ferramenta. O tempo gasto revisando pode ser maior que o tempo gasto reescrevendo com suas próprias palavras. Revisar artigos não é algo divertido, tanto que esse pode conter erros de português rsrsrs.

Os perigos de conteúdo copiado em seu site

Como saber se meu artigo copiado é considerado Plagio?

Como já mencionado no artigo, não é errado copiar certos tipos de conteúdo se atribuir o devido crédito, mas não tem tantas vantagens em ranqueamento no Google ao menos que você altere o texto de forma que ele não seja considerado plagio.

Ao finalizar a escrita de um artigo copiado ou traduzido, verifique em sites que detecta plagio. Basta buscar no Google por Detectores de plagio para encontrar sites onde você pode copiar um texto e verificar se aquele texto está no Google.

Nunca publique textos com plagio maior de 70% nos resultados do detector. Recomendamos manter a taxa de 30%, já que o detector de plagio, mesmo com conteúdo original, pode acabar assemelhando frases de outro artigo.

Copiaram meu Conteúdo, e agora?

Se algum site copiou seu conteúdo, não se desespere. Copiando um artigo ou outro, o melhor a se fazer é ignorar, já que ele que vai ser prejudicado e não você. Talvez queira mandar um e-mail com esse artigo para ele ficar ciente dos perigos de copiar.

Caso ele comece a copiar o site inteiro ou muitos artigo, ele logo vai ter uma morte súbita. Você pode até recorrer a processos, mas acredito que o tempo o dinheiro gasto é muito grande. Pelo menos exija créditos e alterações no conteúdo.

Geralmente você descobre que alguém copiou seu conteúdo, caso ele coloque algum link para seu site no artigo dele. As vezes aparece como citação junto aos comentários do WordPress.

Por Favor! Compartilhe Nosso artigo:

1 comentário em “Os perigos de conteúdo copiado em seu site”

Deixe uma resposta