IA: saiba como a Inteligência Artificial pode contribuir para a sua empresa

Escrito por

A Inteligência artificial é uma ferramenta que tem aplicação em vários locais, como hospitais e centros de tecnologia. No mundo corporativo isso não seria diferente, e o uso dessa ferramenta vem crescendo cada vez mais. 

Isso porque a inteligência artificial consiste em uma tecnologia que permite a realização de atividades por máquinas, a partir de uma programação humana, tornando os fluxos mais ágeis e corretos.

Ou seja, por meio das tecnologias o uso das máquinas evoluiu e pode ser aplicada a diferentes perfis de negócio por meio de máquinas, programas e de softwares para computadores ou dispositivos móveis, bem como por meio de sistemas em nuvem, trazendo mais “inteligência” às ferramentas e melhorando tomadas de decisão ao investir em Marketing de Conteúdo, por exemplo.

O que é e aplicação da IA nos empreendimentos

Como as empresas precisam lidar com muitos dados diariamente, seja do cliente ou de fornecedores, bem como com atividades repetitivas e “maçantes”, a preocupação dos setores de tecnologia e inteligência passou a ser encontrar formas de otimizar o processamento de informações e fazer com que as equipes atuem em atividades mais criativas e estratégicas.

Assim, a inteligência artificial surgiu e foi sendo aprimorada. Com isso, tornou-se possível e importante aliar o banco de dados – por exemplo – com a inteligência artificial.

Afinal, por meio dessa tecnologia é possível organizar as informações, entendê-las melhor e extrair conhecimentos importantes para o desenvolvimento da marca e para as tomadas de decisão de uma empresa. 

Além disso, por meio dessa ferramenta, as empresas obtém como vantagem:

  • Potencializar os resultados;
  • Conhecer melhor a audiência;
  • Definir tendências de compra;
  • Aumentar a produtividade;
  • Otimizar o tempo das atividades;
  • Reduzir riscos e acidentes de trabalho;
  • Integrar diferentes as equipes;
  • Melhorar o desempenho nas tarefas;
  • Facilitar o gerenciamento empresarial. 

Diante dos benefícios que existem em contar com o uso da tecnologia artificial para sua empresa, vamos conhecer algumas ferramentas que são utilizadas e suas aplicações na área do marketing, visto que a estratégia é fundamental na manutenção de uma marca e aumento de vendas.

Ia: saiba como a inteligência artificial pode contribuir para a sua empresa

Ferramentas importantes para utilizar a inteligência artificial 

Existem várias ferramentas que podem ser aplicadas em seu negócio e que tem seu uso baseado na inteligência artificial. Para escolher aquelas que melhor atenderão seu negócio, é preciso considerar suas necessidades e interesses empresariais. 

Neste artigo, falaremos sobre três ferramentas determinantes em qualquer tipo de empreendimento. Confira a seguir! 

  1. Uso de chatbots

O uso de chatbots já é uma realidade em diversas empresas. Esse robô virtual consegue falar com as pessoas, a partir de uma programação de principais dúvidas dos clientes e questões comuns que podem ser levantadas em uma conversa. 

Seu uso pode ocorrer por telefone, quando uma pessoa liga para a empresa e, até mesmo, por meio do site, em um chat. 

Em ambos os casos, o intuito é agilizar e otimizar o atendimento, visto que dúvidas iniciais são sanadas e há uma filtragem daqueles atendimentos que podem precisar ser redirecionados para outros setores, com a identificação de qual a melhor área para esse direcionamento.

Assim, por meio de uma simulação de como funciona a fala e o comportamento humano, esses robôs podem ser utilizados para responder os clientes de forma rápida e prática, solucionando as dúvidas mais comuns e melhorando a experiência com a marca.

Mais ainda, essa ferramenta é importante porque contribui para automatizar as rotinas de cadastro e faz com que os serviços sejam oferecidos ao cliente de forma mais rápida, o que melhora ainda mais sua jornada.

  1. Implementação de assistente pessoal

Outro item importante quando o assunto é tecnologia artificial é o uso de uma assistente pessoal que auxilia o gestor em relação a suas atividades. 

Com isso, é possível recorrer a softwares que auxiliem a:

  • Marcar reuniões;
  • Realizar lembretes de atividades;
  • Auxiliar em atividades do cotidiano;
  • Agilizar processos relacionados ao ambiente empresarial. 

Ainda, a partir das necessidades da pessoa, essa inteligência artificial consegue atualizar os seus dados e propor ações estratégicas e de melhorias, ou mesmo práticas que sejam da preferência da pessoa.  

  1. Investimento em segurança IA

Quando falamos sobre o uso da inteligência artificial, é importante reconhecê-la também como uma ação que pode agregar segurança diante dos ataques digitais. 

Um dos serviços é o de internet banking, que permite que os dados sejam hospedados ou acessados mais facilmente pelo cliente, de forma segura e com novas ações que previnem ataques. 

Além disso, a inteligência pode estar presente também na instalação e interpretação de imagens oferecidas em câmeras de segurança.

Ia: saiba como a inteligência artificial pode contribuir para a sua empresa

A inteligência artificial e as estratégias de marketing 

A inteligência artificial pode se aliar ao marketing em vários aspectos. O primeiro deles é o Inbound Marketing, que é uma estratégia voltada para atrair e fidelizar os clientes para o seu negócio.

Não adianta ter um chatbot ou uma estratégia vinculada à inteligência artificial, se sua empresa não investir em técnicas de atração para os clientes que seja feita de forma efetiva e direcionada. 

Dentro dessa estratégia, é possível utilizar alguns recursos, como a otimização na busca por palavras-chaves e o Marketing de Conteúdo, para desenvolver materiais que sejam de interesse do potencial cliente, levando em conta textos personalizados a partir dos hábitos da base de clientes e interesses da audiência, direcionando os temas para as pessoas com maior potencial de adquirir o serviço, por exemplo.

Para que isso seja feito, além da coleta e análise de dados da audiência, é possível usar ferramentas que auxiliem na melhor escolha de títulos, quantidade de repetição de termos pesquisados pelos clientes, dentre outras ações para a otimização do material.

Outra forma bastante interessante de automação de material nas redes sociais é por meio da criação de anúncios e campanhas nessas redes, também com base no comportamento e preferências dos consumidores e quais objetivos a marca pretende atingir.

Afinal, esses ambientes são essenciais para fazer com que seu negócio seja reconhecido pelo cliente e tenha maior alcance. 

Para isso, sua empresa pode investir em anúncios no Twitter Ads, Facebook e Instagram Ads, levando em conta o tempo de exibição e com uma personalização específica para o seu público. 

Posteriormente, é possível captar informações sobre o desempenho da publicidade, o que traz ainda mais inteligência às ferramentas de criação de campanha, otimizando as próximas publicidades.

Deixe uma resposta