Fracionamento das compras é alternativa para diminuir custos com as compras mensais
A alta da inflação em 2022 e a pandemia de covid-19 foram cruciais para uma mudança nos hábitos de consumo dos brasileiros. Com preços mais instáveis, adotar novas estratégias e recorrer à segurança de comprar online com descontos tem dado o tom das novas formas de consumir produtos no país.
Além de buscar por ofertas, os consumidores estão adotando soluções digitais como aplicativos para conseguir descontos em lojas. É comum vermos pessoas obtendo desconto no Carrefour ou em qualquer outro supermercado ao se cadastrar no clube da rede por um aplicativo.
Reparamos em diversas tendências e pesquisas e vamos mostrar as principais mudanças no comportamento do consumidor brasileiro. Confira quais são as principais mudanças abaixo.
Compras de mês passaram a ser semanais
As compras de mercado levam uma boa fatia do nosso orçamento mensal e com a alta da inflação no último ano, os consumidores foram forçados a mudar a sua rotina de compras. Em vez de uma compra mensal mais completa, muitos consumidores adotaram uma rotina de compras semanais ou quase que diárias para aproveitar as promoções ao longo do mês.
Assim como no período de hiperinflação nos anos 1980, os consumidores atuais estão adotando uma estratégia semelhante. Nada de compra de mês, a ida ao mercado após receber o salário é apenas para comprar os itens mais essenciais e em pequena quantidade.
A partir dessa compra inicial, os consumidores realizam visitas semanais aos supermercados para aproveitar as promoções do dia. Essa foi a maneira encontrada para diminuir o peso no preço dos alimentos nos últimos tempos no orçamento. As compras semanais permitem que o consumidor possa aproveitar ofertas e manter a despensa com o essencial para a alimentação, higiene e limpeza da casa.
Consumidores estão experimentando novas marcas para economizar
Segundo dados da consultoria Kantar, 24% dos consumidores admitem trocar suas marcas favoritas por outras marcas mais baratas. Em outras palavras, além de aproveitar as promoções, os consumidores estão abrindo espaço para experimentar novas marcas para economizar nas compras. Conhecer mais marcas abre um maior leque de alternativas para comprar tudo o que precisa e gastar menos.
Compras online e por aplicativos já são uma realidade no país
Outra mudança no hábito dos consumidores foi o crescimento das compras online e das compras por aplicativo. Após a pandemia de covid-19, o e-commerce cresceu bastante no Brasil e em todos os segmentos, inclusive os mais essenciais como compras de mercado.
Hoje, já é possível realizar as compras de supermercado, de produtos de higiene e beleza pelo aplicativo da sua rede de mercado favorita. E mesmo quem não realiza as compras pela internet, sempre dá aquela olhada nas promoções dos aplicativos e sites das lojas antes de sair para fazer as compras.
Pix e carteiras digitais crescem como opção de pagamento das compras no dia a dia
Apesar do cartão de crédito seguir como o principal meio de pagamento para compras no Brasil, o PIX e as carteiras digitais têm crescido bastante e já são opções comuns para as compras do dia a dia. Por serem de fácil acesso, estando presentes no smartphone dos consumidores, realizar compras por PIX ou carteiras digitais virou um hábito para muitas pessoas.
Além da facilidade, esses meios de pagamento trazem também oportunidades de ofertas exclusivas e cashback (dinheiro de volta) na compra em estabelecimentos parceiros. Para consumidores que buscam por melhores descontos, acompanhar as ofertas das carteiras digitais, por exemplo, é uma excelente maneira de economizar nas compras.
Como mencionado, a pandemia e a instabilidade econômica no país fizeram com que os consumidores fossem forçados a se acostumar com novas realidades de consumo. Assim, entender como economizar e aproveitar a tecnologia a seu favor é fundamental para driblar a inflação e manter uma boa qualidade de vida.