Vídeo institucional: 10 passos para produzir e passar a sua mensagem

Escrito por

Cansado de Hospedagens Lentas? Clique aqui e aprenda a usar a Digital Ocean, ganhe também 100 dólares para usar na sua hospedagem Cloud! Aprenda Como configura-la sem acessar terminais e códigos!

O artifício do audiovisual é um muito importante para os meios de comunicação, impulsionando a absorção da mensagem presente no anúncio. O vídeo institucional também age nesse sentido, mesmo que o seu teor não seja unicamente comercial.

A função desses vídeos é falar além dos objetivos comerciais de uma empresa, diferenciando-se de um anúncio publicitário, por exemplo.

Eles até podem ter a longo prazo um intuito comercial, pois apresentar uma marca ao público aumenta as possibilidades dos seus produtos e serviços serem consumidos por essa audiência, mas esse não é o propósito inicial de um vídeo institucional.

Uma empresa de terceirização, por exemplo, pode realizar um conteúdo específico com o intuito de apresentar os valores da companhia, a missão que move os procedimentos realizados na empresa, e nesse momento falar sobre o seu padrão de qualidade.

Essa é uma das especificidades de um vídeo institucional, que podem em conjunto da mensagem ali disponibilizada, falar de temas referentes aos objetivos comerciais da empresa, porém não de forma aberta, como nos comerciais publicitários.

Por isso, um vídeo institucional pode ser feito para falar sobre os procedimentos internos praticados, a comemoração de uma data especial para o público e a empresa, assim como o lançamento de um novo produto ou serviço.

Mas caso esse seja o intuito da sua empresa, ela precisa prestar atenção ao tom utilizado nessa obra, para que ela se diferencie de um vídeo ou peça publicitária.

Como um empreendimento voltado à construção, que agora vai trabalhar com a concepção de isolamento acústico estúdio. Ao invés do anúncio tradicional, seria interessante para a empresa se apresentar ao seu novo público, neste caso uma audiência ligada a música.

Um vídeo institucional, destacando os valores da empresa, assim como os seus cuidados nos trabalhos realizados podem causar uma impressão melhor ao seu novo público, ao invés de uma peça publicitária anunciando esse novo serviço.

Por mais que um vídeo institucional compartilhe de alguns preceitos com a produção de um vídeo publicitário, ele trabalha com algumas particularidades. Características essas importantes para uma empresa que está empenhada em entregar algo nesse sentido.

Pexels-photo. Jpg

10 passos para realizar um bom vídeo institucional

Se o seu objetivo é produzir um vídeo institucional de qualidade, daqueles que demonstrem todo o caráter profissional da sua companhia, ao mesmo tempo que não fecham a cortina para algumas oportunidades comerciais, é preciso seguir algumas dicas.

  1. Determine seus objetivos

Um vídeo institucional pode ser feito com diversas finalidades, em alguns casos, querendo alcançar mais do que um objetivo, sendo um mais urgente enquanto o outro está conectado a um desejo a longo prazo da companhia.

Pode ser o caso de uma empresa que trabalha com a confecção de cobertura de vidro para residências e lojas comerciais, que pretende falar sobre os valores e a missão da companhia.

Ao mesmo tempo, essa empresa quer destacar no mesmo vídeo o impacto visual que os seus produtos podem trazer à decoração do seu lar, porém de forma sutil. A definição desses propósitos irá determinar os próximos passos na realização do vídeo.

  1. Defina o seu público-alvo

Assim como o tom da comunicação muda de acordo com a finalidade do seu vídeo, o público a quem ele se destina também pede por uma especificação em seu estilo, levando em conta os interesses e o que pode motivar a atenção do público a esse diálogo.

Um público mais refinado pode ser melhor impactado por um vídeo de comunicação mais culto e erudita, assim como uma audiência jovem terá mais familiaridade com um vídeo de edição mais rápida, com diálogos dinâmicos e uma edição animada.

Red and brass dart pin on dartboard
  1. Roteiro e storyboard

Com base nas informações definidas nas etapas anteriores, é chegado o momento de ser criativo e colocar no papel as ideias por trás dessa produção. Um bom roteiro facilitará o processo de filmagem dessa produção especializada.

Enquanto o roteiro se responsabiliza pela estrutura do vídeo, com diálogos e elementos textuais, o storyboard se preocupa com os aspectos visuais da peça, idealizando a proposta de uma obra que depende do seu valor estético.

Mesmo que uma empresa de aluguel de camarim móvel não pense em destacar o seu produto no vídeo institucional, a presença dele na obra em questão merece algum tipo de destaque, o que deve ser definido pelo storyboard.

  1. Passe uma mensagem clara

A subjetividade é importante quando se fala sobre incluir o seu produto nesse vídeo institucional, mas a mensagem principal da obra precisa de um destaque claro, para que o público compreenda a proposta desse vídeo.

Proposta essa que não está ligada ao valor comercial do seu produto ou serviço, mas aos valores que a sua empresa pretende destacar com um objetivo específico.

  1. Storytelling

Se a orientação do vídeo é vender uma mensagem ao invés de um produto, essa intenção precisa estar clara, e uma das maneiras de se conquistar isso é por meio de um destaque à história da sua empresa.

Uma importante ferramenta do marketing de conteúdo, o storytelling consiste na construção de uma narrativa para a história da sua marca, destacando os valores utilizados em sua concepção, e como isso se adequa ao produto que ela entrega.

Um vídeo institucional pode justamente realçar esses pontos, como um fornecedor de concreto bombeado, que no lugar de fazer um anúncio sobre a qualidade do cimento, pode fazer um vídeo focando na tradição da sua companhia.

Woman reading book to toddler
  1. A produção do vídeo 

Após determinar todos os aspectos que antecedem a concepção do vídeo, é chegada a hora de colocá-lo em produção.

E para que essa peça comercial alcance todo o potencial de comunicação que você busca ligar a sua empresa, esse vídeo precisa destacar os mesmos valores e qualidades, com uma produção que chame a atenção do público.

Dessa forma, uma câmera de qualidade, bons aparelhos de som e iluminação são algumas preocupações a serem levantadas durante a gravação do vídeo institucional, sendo necessário um bom investimento. Afinal, estamos falando da reputação da marca.

  1. Pós-produção

Após a gravação da peça, o investimento nessa comunicação tem que continuar, por meio do processo conhecido como pós-produção. A escolha da trilha sonora e dos elementos visuais a serem destacados pode definir o tom do seu vídeo.

Um serviço de manutenção elétrica industrial pode querer destacar a segurança da sua companhia, assim como uma marca de sabonete procurar emocionar o público com um vídeo familiar. A música ideal consegue estabelecer esses diferentes sentimentos.

  1. Duração do vídeo

O público encontra na internet uma intensa competição pela sua atenção, e o tamanho do vídeo disponível pode ajudar com que o usuário escolha assistir a um conteúdo em específico.

Antes do desespero bater, pois esse detalhe não foi destacado antes, durante a produção do vídeo, saiba que uma boa edição consegue justamente encontrar o ritmo perfeito para a obra.

Até porque um vídeo completo de 20 minutos, pode ser decomposto em peças menores, com cada fragmento sendo o ideal para um canal diferente.

Assim como uma loja de decoração produz comerciais de diversos formatos para o anúncio de um guarda corpo de vidro. O vídeo institucional dessa empresa pode ter um fragmento para o Youtube, outro para o Instagram e assim por diante.

  1. Adote outras ferramentas de marketing

Um vídeo institucional pode ter diversos objetivos, e para cada proposta uma estratégia de marketing pode ser a ideal. O uso de uma Call-to-Action, como uma frase chamativa ou um link que leve ao site da companhia pode ser uma boa proposta nesse sentido.

Assim como a contratação de uma personalidade de prestígio, quem se conecte ao público e converse com os ideais da companhia, além de outras ferramentas.

  1. Analise o conteúdo produzido

Mais do que o passo final, a análise do conteúdo e como ele repercute com o público é uma etapa essencial para o futuro da companhia, e para a decisão das melhores estratégias de comunicação a serem adotadas.

Após se apresentar ao público, e o seu teor de qualidade ter sido absorvido pelo público, a sua empresa pode trabalhar melhor o seus serviços de forma comercial, como um anúncio focado no teste de vazão realizado pela companhia, para a construção de um poço d’água.

As vantagens de um vídeo institucional

Depois de seguir todos os passos de produção, é chegado o momento de disponibilizar o seu vídeo institucional para o público, contando com uma série de benefícios conquistados por ele, tais como:

  • Impulsionar sua marca;
  • Engajar sua audiência;
  • Humanizar sua empresa;
  • Melhorar seu teor de influência.

Portanto, todas essas vantagens estão ligadas a uma melhor recepção da marca com o público, construindo uma relação de fortalecimento de laços. O que posteriormente pode facilitar o processo de comunicação dos seus produtos ou serviços.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta