Tráfego pago: Conheça as vantagens e como realizar essa estratégia

Uma forma de aumentar os resultados de uma marca, ao mesmo tempo que investe em estratégias específicas e eficazes é utilizar o tráfego pago. Quando é feito com cuidado e pensando nas melhores táticas, ele pode garantir o desenvolvimento da empresa.

Ademais, ele é muito importante, porque garante que o público terá acesso aos conteúdos postados, promovendo resultados para as campanhas. Lembre-se, é preciso garantir que as pessoas acessem o que lhes é oferecido. 

Dessa forma, é uma estratégia muito favorável para as empresas novas ou que estão se consolidando, pois consegue auxiliá-la a adquirir um público qualificado. 

Antes de entender o que significa comprar tráfego, é necessário entender o conceito de tráfego de um site. Basicamente, ele se refere à quantidade de acessos em uma página, muito importante para o marketing digital de determinada empresa.

Com isso, é possível compreender que realizar o tráfego pago está relacionado com a compra de estratégias que garantam a atração de usuários para tal página. 

Ou seja, uma marca investe determinado valor em uma fonte escolhida estrategicamente, o que garante um deslocamento de um maior número de visitantes para o site. Isso acontece por meio de anúncios em certos canais de divulgação. 

Outra situação é uma empresa pagar para a plataforma promover a publicação, ganhando destaque e relevância dentro dos mecanismos de busca ou redes sociais. Contudo, também existe a possibilidade de pagar em relação ao número de cliques. 

Dessa maneira, é essencial destacar que para essa estratégia funcionar, não é necessário apenas realizar o pagamento dela, é imprescindível garantir que o site em si seja de qualidade.

Isso quer dizer que os conteúdos postados precisam ser de qualidade, bem como que seja um site confiável. Isso porque as plataformas responsáveis por promover a página avaliam essas coisas com o objetivo de melhorar a experiência do usuário. 

Diferença entre tráfego pago e orgânico

Atrair tráfego para um site pode ser uma estratégia utilizada de diversas formas, com diferentes objetivos. Uma delas é por meio do tráfego orgânico. 

A principal e mais clara diferença entre esses dois tráfegos é o custo, em que o orgânico não tem custo direto. Por isso, ele proporciona a atração de clientes naturalmente. 

Por exemplo, se uma pessoa pesquisar na internet por “elementos de fixação” e acessar determinado site, é feito um tráfego orgânico. Ele disponibiliza o site para um amplo público, proporcionando resultados a longo prazo. 

Um detalhe dessa estratégia é que, por estar disponível em meio a tantos outros sites, um mercado com muita concorrência, acaba dificultando o destaque, uma vez que aparecer entre os primeiros resultados exige um trabalho mais a fundo. 

Já o tráfego pago consegue aumentar a visibilidade da marca. Com a promoção do site nas plataformas de busca, é possível localizá-lo mais em destaque do que os resultados de pesquisa orgânica, aumentando a chance de cliques. 

Dessa forma, é essencial pensar na experiência do usuário. Isso porque ter uma estratégia de destaque permite que a empresa aumente o seu lucro, assim como o anunciante que terá retorno por conversões instantâneas. 

Tráfego pago: conheça as vantagens e como realizar essa estratégia - lgpd

Importância do tráfego para uma empresa 

Direcionar e investir em atrair mais público para determinada empresa é imprescindível, pois garante que suas estratégias terão um público consumidor que se interessará pelas postagens. 

O tráfego utiliza o ambiente digital para fazer a empresa conhecida. Com isso, ela consegue aumentar sua visibilidade no mercado, o engajamento, a conversão em vendas e um maior alcance de conteúdos

Além disso, é importante ter boas estratégias aplicadas, pois é a principal forma de entrar em contato com os consumidores e possíveis clientes, pois ele será o responsável por definir se ele adquire o serviço ou produto ofertado ou não.

Tráfego pago: conheça as vantagens e como realizar essa estratégia - escadaria piramide

Conheça os diferentes tipos de tráfego

Como foi citado, há mais de um tipo de tráfego a ser utilizado por uma empresa, como o orgânico, o pago, o de referência, o direto, o social e o de e-mail marketing. Eles podem ser utilizados de acordo com os objetivos de cada gestor e serão analisados a seguir.

Referência

Esse tipo funciona por meio de recomendações por outras fontes, o que passa maior credibilidade para a empresa em si. Isso acontece por meio da inserção de links no meio de um conteúdo. É a citação de um site em outro, permitindo maior navegação para o cliente.

Por exemplo, uma empresa de reformas de casas que tem um blog pode recomendar determinado tratamento de superfície, inserindo seu link, passando então a relevância dele para o que foi indicado. 

Dessa forma, uma certa página consegue transferir a sua autoridade para o link que foi incrementado a outro site, passando a mensagem de que ela indica o site e que seu conteúdo é de qualidade. 

Direto

Esse tipo se refere à pesquisa realizada pela barra, onde o usuário pesquisa o endereço do site que deseja acessar. Assim, não existem intermediários entre o cliente e a entrada na página desejada. Para isso, ele já conhece a página e seu assunto. 

Por exemplo, um cliente de uma empresa de calibração deseja contatar a empresa, então ele entra diretamente no site para acessar as informações. Por isso, ele já deve conhecer a marca. 

Social

É o tipo proveniente das redes sociais, por meio do compartilhamento de links nessas plataformas. Por isso, é muito interessante estar presente nelas e garantir destaque, permitindo um direcionamento do fluxo de acesso.

Por exemplo, uma empresa que vende dissipadores pode postar em suas redes sociais sobre sua nova coleção e adicionar o link do produto por lá, levando as pessoas da plataforma a conhecer e adquirir o que foi oferecido. 

E-mail marketing

No tráfego por e-mail marketing, é realizado o envio de mensagens e links pelo e-mail de seus usuários, tornando-o uma estratégia mais pessoal. Eles não garantem destaque, mas são mais eficientes na quantidade de visitas. 

Por exemplo, uma empresa que realiza teste de vazão pode enviar e-mails para sua lista de contatos com um link para o site e a explicação de seu serviço, direcionando o tráfego para onde deseja. 

Como realizar a estratégia corretamente?

Para efetuar um tráfego de maneira certa, garantindo uma melhora nos resultados, é preciso levar em consideração alguns pontos e estratégias, como as que serão analisadas a seguir.

1- Defina o objetivo

Antes de implementar qualquer plano em uma empresa, é necessário definir um objetivo de acordo com as estratégias escolhidas. Assim, garante-se um trabalho focado, permitindo que o retorno seja maior.

Por exemplo, se uma empresa que vende transmissor de nível estabelece que deseja aumentar o lucro dela, consegue investir apenas em estratégias que garantirão a atração de público qualificado a comprar. 

Dessa forma, a marca consegue atingir suas metas desejadas, por meio de estratégias eficazes, diminuindo os gastos com investimentos que não possibilitam retorno. 

2- Defina a persona

Ter uma persona significa entender quais são as características de seus consumidores, permitindo uma garantia de eficácia da estratégia. Dessa forma, a empresa entende a intenção de suas buscas, melhorando a experiência e atraindo mais clientes. 

Por exemplo, se uma empresa que vende placas de acessibilidade sabe que seus clientes precisam de seus produtos para solucionar problemas do dia a dia, ela consegue melhorar seus resultados, pois oferece o que seu público precisa. 

Com isso, a empresa consegue investir em estratégias que afetarão de fato o seu público consumidor, uma vez que todas as suas utilidades devem girar em torno de agradá-lo. Dessa forma, permite que o gasto aplicado seja eficaz e não seja desperdiçado. 

3- Escolha os conteúdos

Com o público e os objetivos definidos, é o momento de escolher que tipo de conteúdo será publicado no site, de acordo com as necessidades e desejos dos seus consumidores. 

Esse é o momento de definir palavras-chave eficientes para atrair o seu público consumidor e instigá-lo a visitar a página. Dessa forma, é possível aumentar a tendência dos cliques. 

Um exemplo: se uma empresa que vende contador de fluxo entende que seu público se interessa mais por dicas desse tipo em anúncios no buscador, ela consegue investir seus recursos nisso, melhorando os resultados. 

Principais fontes de tráfego pago

Existem algumas plataformas que são muito utilizadas como tráfego pago, consequentemente, sendo muito eficientes para os objetivos de uma empresa. Por esse motivo, seguem as principais:

  • Google ads;
  • Facebook ads;
  • Youtube ads;
  • Instagram ads;
  • UOL ads.

Além dessas, existem também plataformas que disponibilizam esse serviço e garantem uma qualidade e resultados da estratégia usada, mas os citados são os que mais se destacam. 

Conclusão 

Investir em estratégias de promoção de tráfego pago pode ser uma técnica muito eficaz para uma empresa, principalmente, quando ela precisa consolidar seu público e atrair mais pessoas, de maneira mais eficiente e garantida, sem diminuir os investimentos aplicados. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta