Inbound Marketing: Saiba os passos essenciais para atrair novos clientes

O Inbound Marketing é uma estratégia onde o foco está no encantamento que deve ser projetado para que o cliente chegue até a empresa, fazendo então uma forma com que essa relação seja construída na base da amostragem de soluções para quem precisa.

Diferentemente de algumas formas mais tradicionais do marketing, onde as empresas passam a exigir de frente que os clientes a conheçam, o Inbound trabalha de forma muito mais sutil, mas também altamente eficiente, quase sempre utilizando produções de conteúdo.

Essa é uma maneira de empresas dos mais variados setores chegarem de forma natural em seus consumidores, tendo a oportunidade de criar um ciclo de compras desde o início.

Além disso, essa é uma grande oportunidade para que haja uma qualificação desses possíveis clientes, fazendo com que as produções de conteúdo, seja por redes sociais ou por e-mail marketing, tenham a chance de induzir à compra de forma eficiente.

Inbound marketing: saiba os passos essenciais para atrair novos clientes - lgpd

Quais as principais formas de fazer o Inbound?

Vamos entender a seguir algumas maneiras de começar a colocar em prática o Inbound Marketing dentro da sua empresa de, por exemplo, gestão de segurança do trabalho:

  1. Tenha um grande reconhecimento da sua empresa

Se a sua prioridade é atrair pessoas para conhecerem o seu negócio e, futuramente, estarem dispostas a fazer uma compra, o ideal é que você entenda mais sobre a sua própria empresa, reconhecendo seus pontos positivos e negativos com qualidade.

Só assim você terá as ferramentas necessárias para produzir algo sobre você, como uma postagem na rede social, apontando suas soluções e a importância da sua empresa.

Por isso, para começar dentro desse pensamento, faça uma vasta pesquisa e interpretação sobre os objetivos da sua empresa de, por exemplo, misturadores industriais e entenda o que de fato é importante como marca e pode ser relevante para seus clientes conhecerem.

  1. Saiba com quem você está conversando

Da mesma forma que se conhecer para assim evocar boas comunicações é importante, entender com quem você está lidando é a base da conexão entre empresa e cliente.

Você provavelmente já deve ter entendido quem é o seu público-alvo, mas desta vez o melhor passo é procurar a sua persona, sendo esta uma representação com muito mais detalhes sobre esse consumidor ideal, que pode te direcionar em múltiplos sentidos:

  • Entender que tipo de conteúdo fazer;
  • Que linguagem utilizar;
  • Onde veicular seus materiais;
  • Qual a melhor oportunidade para isso.

Dentro do reconhecimento do seu público certo para produção de conteúdo você e sua empresa de limpeza industrial, por exemplo, vão saber de fato como começarem a atração desejada.

  1. Produza bons conteúdos

Os conteúdos produzidos pela sua empresa nos principais canais de comunicação são a base do que entendemos do Inbound Marketing, e nada mais é uma forma de atrair adoradores à sua marca de forma natural, por meio de comunicações que os induzam.

Para isso, você deve sempre entender como colocar o que os clientes querem ver em uma empresa, as soluções que desejam e até mesmo as inovações que procuram no negócio.

Podemos dizer que a produção de conteúdo é a fase mais importante dentro do Inbound, sendo ela a parte onde são captados os possíveis clientes da sua empresa de transportadoras em SP, logo, momento de maior importância dentro da estratégia.

  1. Faça esquemas de retenção de leads

No momento em que você conseguir captar pessoas interessadas na sua empresa, vai surgir o momento de retenção desses leads, e isso deve ser uma preocupação.

Isso porque é neste momento em que o seu negócio vai de fato trabalhar para prolongar o contato e a proximidade com pessoas que já se mostraram interessadas, fazendo então uma ponte muito maior de comunicação, que deve ser altamente posicionada.

Um dos principais pontos dentro da retenção de leads é por meio do e-mail marketing, um tipo de ferramenta capaz de otimizar a comunicação com clientes de aluguel de carro para noiva, por exemplo, e melhorar o relacionamento das duas partes.

Inbound marketing: saiba os passos essenciais para atrair novos clientes - inbound

A importância do funil de vendas no Inbound

Podemos entender até agora que no Inbound existe uma produção de conteúdo focada para o futuro cliente. No entanto, é por meio do funil de vendas, que determina a jornada do consumidor, que tudo acaba sendo melhor concretizado pela empresa.

Em primeiro lugar, devemos entender que o funil de vendas nada mais é do que um acompanhamento do cliente, desde o momento em que ele descobre a empresa até a parte em que ele a escolhe para ter de fato um produto ou serviço como inversor de frequência.

Assim, sabemos que dentro do Inbound Marketing a produção de conteúdo deve ser feita para que haja uma atração do cliente de forma orgânica e bem qualificada.

Unindo essa questão ao funil de vendas, podemos ter então pelo menos três fases diferentes onde os tipos de conteúdos de Inbound são produzidos.

Por exemplo, clientes que ainda estão em um começo de identificação e precisam saber um pouco mais sobre a empresa, devem ser atrelados às estratégias de Inbound feitas em páginas de blogs, pelas redes sociais e até mesmo por meio do site de vendas.

Já quanto às pessoas que compreendem melhor sobre a empresa de sensor de nível, por exemplo, o ideal é uma produção de conteúdo muito mais rica, com materiais mais segmentados e complexos.

Afinal, neste momento a pessoa já entende o básico daquilo que você está oferecendo, e precisa de mais informações que a ajudem a tomar uma decisão certa. Por isso, fazer conteúdos mais focados para consumidores nessa fase é uma ótima alternativa.

Dentro de uma fase onde o foco é a avaliação por um produto ou serviço e de fato uma decisão sobre o serviço, o melhor é ter uma preparação planejada em e-mail marketing.

Por meio da produção de conteúdos por meio desse canal, a empresa de pesadora terá muito mais chances de traçar um caminho mais próximo e correto para a venda, evidenciando oportunidades únicas e se colocando à disposição da empresa.

Inbound marketing: saiba os passos essenciais para atrair novos clientes - marketing

Benefícios do inbound marketing para empresas

Agora que entendemos um pouco mais sobre como esse processo funciona na prática, fica mais fácil de pontuarmos alguns dos principais benefícios que empresas que usam o Inbound Marketing incorporam para suas rotinas.

Pensando nisso, separamos algumas dessas vantagens, que podem ser essenciais para você começar seu trabalho dentro dessa estratégia com muito mais foco. Confira:

Diminuir o ciclo de vendas

O ciclo de vendas acaba sendo drasticamente diminuído com a inserção do Inbound dentro da empresa, já que, em tempos tradicionais de venda, o ciclo dos clientes pode ser muito maior, visto que ele ainda vai conhecer a empresa, para depois ter a ação da compra.

Por exemplo, uma marca de cosméticos, por meio de uma longa produção de conteúdos, de forma estruturada, consegue diminuir o tempo de entendimento da marca, aumentando o período de reconhecimento e busca por soluções por parte dessa empresa.

Chegar dentro de um público certo

Com o Inbound, a produção de conteúdo faz com que os clientes mais valiosos alcancem mais rapidamente a empresa, visto que essas serão as pessoas que vão ter algum tipo de contato com a marca por seus conteúdos, e assim vão procurar a empresa para comprar.

Em outro caso, em uma forma mais tradicional, a empresa desenvolve estratégias de marketing com foco em atingir muitas pessoas, sem nenhum tipo de filtro.

Mas com o Inbound, os clientes que forem atingidos já terão demonstrado algum tipo de interesse na marca, e estarão mais prontos para de fato concretizar uma compra.

Melhorar a relevância no mercado

Marcas que apostam em uma produção de conteúdo e no encontro de um cliente da melhor forma, podem ter uma vantagem no mercado, sendo consideradas mais relevantes, ao mesmo tempo que constroem suas formas de vendas.

Isso porque, por meio principalmente da produção de conteúdo, muitas empresas conseguem se formar, por exemplo, como produtoras de conteúdo nas redes sociais, mostrando mais sobre sua importância, sem ter que necessariamente estar vendendo.

Essa pode ser uma boa ideia para aquelas marcas que ainda não são tão conhecidas, de modo a firmarem sua presença antes mesmo de ficarem em campanhas de vendas.

Inbound marketing: saiba os passos essenciais para atrair novos clientes - marketing 2

Considerações finais

Por meio do inbound marketing, os clientes de uma empresa podem encontrá-la com base em seus conteúdos, e aí sim fazerem um tipo de identificação sobre uma motivação de compra, dando tempo para entenderem se aquele negócio apresentará uma solução.

Isso faz parte da construção de uma relevância online, de modo que a empresa não tenha que correr atrás dos clientes e mostrar seu negócio, mas sim o contrário.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta