Ganhar dinheiro com artigos patrocinados, guest post e backlinks

, ESCRITO POR

Muitos autores de sites pagam redatores para aumentar a quantidade de seu conteúdo. Já pensou que ao invés de pagar, você pudesse receber dinheiro para pessoas publicarem artigos em seu site? Neste artigo vamos falar exatamente sobre como você pode ganhar dinheiro recebendo artigos patrocinados em seu site, guest post ou backlinks.

Sumário do Artigo 
- O que são artigos patrocinados?
- Como funciona os Guest Post?
- Minha experiência com Guest Post
- Como receber pedidos de artigos
- Os perigos dos artigos patrocinados

O que são artigos patrocinados ou guest post?

Se seu site possui uma grande quantidade de visitas e uma ótima posição no Google, com certeza uma hora ou outra você vai receber um e-mail de alguém aleatório querendo publicar um artigo em seu site.

Guest post significa literalmente post convidado, um termo que se refere a qualquer artigo publicado em um site e que não é de sua autoria. Muitos fazem esses artigos patrocinados com objetivo de divulgar o próprio site ou produto.

Ganhar dinheiro com artigos patrocinados, guest post e backlinks

Apesar desses intuitos, o principal motivo pelo quais os sites trocam artigos é para gerar backlinks. São links sem a tag “nofollow” que apontam para determinados sites, passando assim um pouco de relevância.

Quanto mais backlinks um site recebe, mais fácil ele fica de se posicionar nas primeiras posições do Google. Então milhares de sites e empresas grandes investem toneladas de dólares para ter backlinks e manterem suas posições no Google.

Como funciona os artigos patrocinados?

Sites grandes contratam empresas especializadas em SEO que tem equipes que procuram sites grandes, relevantes e de nicho com um alto DA (autoridade do domínio) e PA (autoridade da página) e posicionamento no Google.

Ganhar dinheiro com artigos patrocinados, guest post e backlinks

Eles oferecem um artigo patrocinado que eles mesmos escrevem, com total relação ao assunto do seu site e sem parecer algo publicitário. Eles não interessam com assunto do artigo, eles apenas querem ter o links apontando para os sites deles.

Na maioria das vezes eles oferecem dinheiro por isso. Pode variar de 50 a 1000 reais, dependendo do tamanho do seu site. A maioria paga em dólar ou euro através do Paypal. Outros oferecem troca de backlinks ou tentam oferecer o artigo sem nada em troca, já que alguns desconhecem desse mercado e aceitam sem ganhar nada.

Eles entram em contato através de e-mails que algumas vezes são escritos em inglês, e até parecem suspeitos. Alguns blogueiros devem até ter pensado que era mentira ou vírus, mas na realidade eles perderam uma boa chance.

Ganhar dinheiro com artigos patrocinados, guest post e backlinks

Para alguns blogueiros, só de alguém oferecer um artigo bem escrito sem publicidade de graça ele já sente vontade de publicar. Agora imagina alguém pagar por isso? É a alegria da maioria dos donos de sites.

Essas empresas que oferecem dinheiro para publicar artigos patrocinados não desejam que o artigo tenha cara de algo publicitário. Eles querem que o artigo seja o mais natural possível para ser bem visto pelo google.

Minha experiência com Guest Post

Já fazem anos que eu recebo pedidos de artigos patrocinados quase que mensalmente. Alguns oferecem 50 a 100 reais, outros estrangeiros oferecem altos valores. No dia que eu escrevi esse artigo, recebi 100 euros pela publicação de um artigo patrocinado em meu site.

Ganhar dinheiro com artigos patrocinados, guest post e backlinks

Não é preciso ter um site gigante, o primeiro contato para publicar um artigo patrocinado apareceu quando meu site recebia menos de 100.000 visitas mensais. Eu também recebi artigos patrocinados em um site que tem menos de 50.000 visitas mensais.

O segredo é ter um DA e PA acima dos 20. Meu DA que atualmente está por volta de 37, já recebe artigos que me rendem mais de 400 reais pelo único trabalho de receber um artigo, colar, e publicar.

Já teve casos da mesma empresa publicar vários guest post ou artigos patrocinados em meu site. Muitas vezes eles demoram enviar o artigo, o que pode assustar e fazer você pensar que ele desistiu do negócio.

Ganhar dinheiro com artigos patrocinados, guest post e backlinks

Como receber pedidos de guest post

Se você tem um site e deseja receber dinheiro para publicar artigos de terceiros, ao invés de ter que ficar pagando redatores, você precisa ficar atento a algumas coisas.

Sempre que colocar um link externo nos artigos de seu site que não seja de um post patrocinado, coloque a tag nofollow. Nenhuma empresa quer publicar artigos em um site que todas as páginas tenham links externos.

Por exemplo, vai colocar a fonte de um artigo, o link de algum produto, o link de alguma ferramenta na web, usa a tag noffolow. Só deixe os links dofollow para as sites que paguem por isso, ou que mereçam.

Ganhar dinheiro com artigos patrocinados, guest post e backlinks

Outra dica é crescer e melhorar o SEO e posicionamento do seu site. Quanto maior o DA e PA, mas chances tem de aparecer pessoas querendo pagar para escrever pro seu site. Lembre-se de deixar uma página de contato no site.

Talvez a criação de um Media Kit seja bom para atrair parceiros e oportunidades como essas. Quer ganhar mais dinheiro? Tenha mais de um site, porque muitas vezes essas pessoas que entram em contato pergunta se você tem outro site para fazer negócios com você.

Os perigos dos artigos patrocinados

Alguns afirmam que trocar backlinks não é uma prática bem vista pelo Google. Eu penso que tudo feito com moderação não tem nenhum problema. Grandes sites como Globo e UOL vendem artigos patrocinados sem nenhum problema.

Ganhar dinheiro com artigos patrocinados, guest post e backlinks

Quem é contra a prática de venda de artigos eu seu site, provavelmente que apenas diminuir a concorrência. O google não pode fazer nada com a troca de backlinks que tem total relação com assunto ou tema escrito no site.

Se alguma empresa ou site usa links dofollow sem relação com nicho, o prejudicado é quem pagou e não o dono do site. Sem falar que o leitor não é nenhum pouco afetado pelo conteúdo patrocinado, já que ele nem sabe que é patrocinado.

O único cuidado que você precisa ter com guest post é conferir se o conteúdo em questão não é duplicado. Deixe claro que você só vai publicar artigos originais e nada copiado de outros sites, para assim evitar ser penalizado pelo Google.

Ganhar dinheiro com artigos patrocinados, guest post e backlinks

Não precisa ter medo de vender espaço no seu site. Tanto você como os que estão pagando para publicar artigos em seu site não querem ser prejudicados pelo Google. Eles sabem a forma correta de trabalhar, basta você também saber.

O que mais você pode fazer?

Você também pode procurar sites para trocar guest post e assim melhorar a sua relevância no Google, aumentando as chances de empresas que pagam bem, procurar seu site para publicar um guest post.

É importante você fazer troca de links de forma natural e amigável, sem fazer técnicas que o Google considera obscuras e proibidas (blackhat). Você também pode contratar empresas que vendem ou compram backlinks ou guest post.

Outros usam até mesmo sua habilidade como redator, para ganhar algum dinheiro com essas empresas. A troca de artigos patrocinados é um mercado lucrativo para todos os lados. Espero que tenham gostado das dicas deste artigo, se gostou compartilhe e deixe seus comentários.

Por Favor! Compartilhe Nosso artigo:

Deixe uma resposta