O que é DA, PA e MozRank? Como isso afeta o SEO?

ESCRITO POR

Neste artigo vamos falar sobre todas as métricas importantes do seu website que você deve examinar constantemente. Vamos falar a importância e significado do DA (Domain Authority), PA (Page Authority), Moz Rank, Moz Trust, Citation Flow, Trust Flow, Trust Ratio e Alexa Rank.

Muitos já devem conhecer o tradicional DA e PA, ou sabem que quanto maior o valor, mais chance o site tem de ranquear na primeira página do Google. Só que poucos conhecem as outras métricas mencionadas ou sua total importância no SEO.

A maioria das métricas mencionadas neste artigo são criadas pela MOZ, uma empresa especializada em ferramentas SEO, link building, auditorias de site, otimização e pesquisa de palavras chaves. Ela criou essas métricas que viraram o padrão na área.

Sumário do Artigo 
- O que é DA?
- O que é PA?
- O que é MozRank e MozTrust?
- O que é CF TF E TR?
- O que é Alexa Rank?
- Como medir essas métricas?
- O que devo fazer agora?

SEOSearch Engine Optimization – Um conjunto de técnicas que otimizam seu site para aparecer nas primeiras páginas de Busca do Google. Sendo uma das mais populares, a conquista de backlinks que aumentam o DA e PA do site.

Backlinks – São links de outros sites que apontam para artigos do seu site. As pessoas usam esses backlinks para aumentar a relevância de seu website. Quanto mais links de qualidade apontarem para seu site, melhor vai ser suas métricas.

O que é DA – Domain Authority

DA é a sigla para Domain Authority, como o nome sugere é a autoridade do domínio. Esse valor que pode ir de 0 a 100 índica o quão valioso é o domínio do seu site. Quanto maior o valor, mais fácil o seu site pode dominar as primeiras páginas do Google.

A idade do domínio, a quantidade de backlinks, links internos, velocidade de carregamento, mozrank e moztrust tem grande influencia no valor do DA. A quantidade de informações apresentadas e o prestígio do site e seus autores também influenciam no valor e na autoridade do domínio. Até mesmo a situação e concorrência do nicho pode determinar o valor de seu DA.

O que é DA, PA e MozRank? Como isso afeta o SEO?

Muitos utilizam a técnica de conseguir backlinks de sites relevantes como a melhor maneira de aumentar a autoridade de seu domínio. Outros até compram domínios expirados com um ótimo DA para redirecionar e passar a autoridade, mas é uma prática perigosa.

Antigamente existia um sistema do Google chamado de PageRank, uma forma de medir o posicionamento de seu site com um valor de 1 a 10, onde o mais alto significava melhor. Hoje em dia essa nota foi substituída pelo DA e PA.

O que é PA – Page Authority

PA é a sigla de Page Authority, e assim como nome sugere, se refere a autoridade da página. Cada página dentro de um site também tem um valor ou pontuação que pode variar de 1 a 100. Ter páginas com um ótimo PA pode influenciar o DA de seu site e melhorar o ranqueamento.

A forma que os links internos são posicionados, as palavras-chaves utilizadas nos links, os links externos, relevância do conteúdo e semântica do texto são fatores de influencia para ter um PA alto. Tente evitar também, o máximo de spam e links negativos que apontam ao seu site.

O PA e DA sempre estão próximos uns dos outros. Minha página tem cerca de 37 de DA e 32 de PA, mas é normal ter um PA ou DA mais baixo ou mais alto, tudo vai depender da linkagem interna e externa de cada página.

O que é Moz Rank e Moz Trust

O Moz Rank é um valor de 0 a 10 similar ao PageRank, só que seu principal influenciador é a quantidade de links populares de qualidade que linkam seu site. Recomenda-se que esses backlinks sejam do mesmo nicho para um Moz Rank Maior.

Ter uma nota acima de 3 no MozRank já é um grande feito, já que sua pontuação é uma escala logarítmica de 0 a 10. Existem outros fatores que podem melhorar significativamente seu MozRank, como tráfego total e velocidade de carregamento da página.

O que é DA, PA e MozRank? Como isso afeta o SEO?

Já o Moz Trust é similar ao Moz rank, mas foca em medir a confiança ao invés da popularidade dos links. Quanto mais confiável for um backlink apontando para o seu site, maior será seu Moz Trust.

Alguns utilizam ferramentas como a extensão do Chrome MozBar para medir a pontuação do MozRank e MozTrust além de outras métricas interessantes de cada página ou domínio.

Citation Flow, Trust Flow e Trust Ratio

O Citation Flow é um fluxo de citação, uma métrica que mede o quão influente é um dóminio em relação a quantidade de links que apontam para ele. Quanto mais domínios com alta autoridade (DA) apontarem para seu site, maior será o níve de Citation Flow do domínio.

Trust Flow é o fluxo de confiança, essa metríca mede a qualidade dos backlinks ao invés de quantidade. Quanto maior for o Citation Flow, mais baixo é o Trust Flow, já que ele recebe muitos domínios de pouca confiança.

Já o Trust Ratio é o calculo baseado na fórmula [Trust Flow / Citation Flow = Trust Ratio]; Ter um ratio maior que 1.0 já é um bom feito, tente sempre ter um ratio maior que seus concorrentes.

O que é Alexa Rank?

O Alexa Rank é uma lista feita pelo site alexa.com para determinar a popularidade do seu website. É como se fosse um ranking normal que pode ser separado por nicho, país ou até um ranking mundial de sites.

Ele utiliza a quantidade de visitantes e páginas visualizadas para definir a popularidade de um website. A popularidade no Alexa Ranking pode abrir portas para análises e parcerias e outros projetos envolvendo seu site e concorrência.

$12.00
$49.99
in stock
O que é DA, PA e MozRank? Como isso afeta o SEO? 1 Udemy.com
O que é DA, PA e MozRank? Como isso afeta o SEO?

Como medir as métricas de SEO?

Em nosso artigo sobre SEO eu falo sobre várias ferramentas usadas para medir a métrica de seu site e os concorrentes. Existem milhares de ferramentas e extensões para seu navegador focado em exibir métricas de sites.

Um site popular que recomendo é o websiteseochecker.com onde você encontra diversas ferramentas que vão medir seu DA, PA, moz rank, trust flow, citation flow e outros.

Eu não vou recomendar muitas outras ferramentas, porque você simplesmente pode digitar no google Check Moz, Check DA ou Check PA e encontrar milhares de sites que fazem isso. Como mencionei em um artigo anterior, gosto que as pessoas sejam independentes, assim elas vão ganhando habilidades e conhecimento.

checklist – O que eu devo fazer agora?

Agora que você conhece as principais métricas, recomendamos você a sempre examinar principalmente seu DA e PA que são os fatores mais importantes de rankeamento. Tenha como meta no mínimo ter:

  • DA e PA maior que 30;
  • MozRank maior que 3.5;
  • Trust Ratio maior que 1.0;

Se você tiver alcançado esses objetivos acima, dependendo do seu nicho você pode render milhares de visitas mensais. Eu mesmo consigo meio milhão de visitas únicas por mês com um DA menor que 40. Mas quanto mais, melhor!

Você sabe que pra conseguir aumentar qualquer métrica mencionada neste artigo, vai precisar de backlinks de qualidade. Não incentivamos você a focar na criação de backlinks, nem queremos que saia desesperadamente atrás deles.

Se o seu nicho exige a criação de conteúdo semanalmente, recomendamos sempre focar na criação do melhor conteúdo. Assim, automaticamente outros sites vão acabar linkando o seu. Talvez focar-se em viralizar seu conteúdo tenha resultados bem melhores.

De qualquer forma o Checklist abaixo vai ajudar você a melhorar as métricas SEO do seu website:

  • Tenha backlinks de qualidade;
  • Melhore a velocidade do seu site;
  • Escreva conteúdos de qualidade;
  • Estude a concorrência e faça melhor;
  • Consiga backlinks de qualidade;

Se você focar nas coisas mencionadas acima, definitivamente você vai conseguir alcançar ótimas métricas para seu site ou domínio. Eu sempre digo, foque em fazer um conteúdo que o resto aparece!

Acredito que eu já tenha cumprido o objetivo principal do artigo que é mencionar brevemente cada métrica utilizada no SEO e seus objetivos. Caso ainda tenha restado dúvidas, baixa deixar nos comentários. Agradecemos os compartilhamentos!

Por Favor! Compartilhe Nosso artigo:

Deixe uma resposta