CTA: Saiba como criar chamadas para ação no seu e-commerce

Escrito por

Cansado de Hospedagens Lentas? Clique aqui e aprenda a usar a Digital Ocean, ganhe também 100 dólares para usar na sua hospedagem Cloud! Aprenda Como configura-la sem acessar terminais e códigos!

A utilização de CTA em sua estratégia de marketing pode ser muito importante para aumentar a qualidade de sua comunicação para venda de sistema de gestão empresarial, principalmente em um ambiente cada vez mais competitivo como o mercado digital.

O mundo tem passado por um processo conhecido como transformação digital, no qual uma série de recursos tecnológicos tem se tornado mais populares e com isso feito parte do dia a dia das pessoas.

Pensando nisso, o mercado começou a se adaptar e a migrar para um ambiente digital, onde muitas novas oportunidades começaram a surgir. Entretanto, algumas alterações tiveram que ser feitas na maneira como as pessoas fazem negócios.

Em um primeiro ponto, o processo de digitalização das companhias abriu espaço para muitos novos empreendedores, que muitas vezes não tinham o capital ou o conhecimento necessário para iniciar suas atividades.

Por conta disso, o mercado se aqueceu rapidamente, aumentando a quantidade de competidores em um mesmo nicho de atuação. Por isso, a maioria das companhias de adesivo impresso começou a pensar em maneiras de se destacar.

É aqui que entra a figura do CTA, sigla que significa call to action, ou, em portugês, chamada para ação. Esse tipo de ferramenta leva o visitante de seu site a tomar uma atitude necessária para você conseguir uma conversão em vendas.

Existem diversas maneiras de fazer esse tipo de ação, como por exemplo:

Independente do modelo que você escolher, a base para um CTA é apresentar um conteúdo que expresse sua vontade de forma direta e objetiva, muitas vezes acompanhada de um verbo no imperativo para que o consumidor acate o pedido.

Os CTAs podem ser usados para várias finalidades, desde o aumento de tráfego em seus canais digitais, importante para que todos possam acompanhar o que você está publicando, até a coleta de dados do usuário que procura por sensores de segurança.

Quando você faz uma negociação pela internet, é preciso ter em mente que o perfil do cliente mudou bastante. Essas pessoas estão se tornando cada vez mais exigentes, e por isso é preciso criar uma experiência que exceda suas expectativas.

Para conseguir lidar com esse tipo de comunicação, a maioria das empresas tem apostado na produção de conteúdo como ferramenta de diálogo com o consumidor, mantendo-o interessado durante todo o processo de jornada de compra.

Avaliar essa jornada é muito importante para que a empresa entenda suas necessidades e como lidar com esse tipo de ação. Por conta disso, profissionais da área estruturaram um funil de vendas, no qual o consumidor começa como visitante e vai passando por várias etapas.

Quando ele efetivamente fecha um negócio com a empresa, neste momento é considerado um cliente, e fecha esse processo. Os CTAs estão presentes em diversos momentos dessa jornada.

Isso porque eles podem ser uma excelente ferramenta para incentivar o consumidor a passar para o próximo estágio do funil, entrando de cabeça na comunicação com a empresa de projeto executivo e possibilitando uma série de ações nesse relacionamento.

Quanto mais você consegue otimizar esse tipo de processo, maiores são suas chances de engajamento, o que se torna essencial a longo prazo.

Usando um CTA na prática

Existem diversas maneiras de utilizar o CTA, desde formulários, botões de destaque e até mesmo através da comunicação verbal, no caso de conteúdo em áudio ou vídeo. O importante é que ele seja direto em seu objetivo, e de preferência com verbos imperativos.

O objetivo de um CTA é sempre manter o cliente mais próximo da empresa, eliminando dúvidas de qual é o próximo passo a seguir e entender que essa negociação é a melhor solução para um problema ou dor que ele possui.

No caso de um visitante em sua página, o CTA pode servir para estimulá-lo a se tornar um lead, oferecendo conteúdo exclusivo, promoções e outras ferramentas que atraiam a atenção do consumidor e permitam esse tipo de ação.

Para um lead, o interesse é mantê-lo absorvendo conteúdo e levando-o para novas etapas do funil, ajudando-o a determinar sua necessidade de comprar um produto ou serviço que você tem a oferecer, como um sistema de climatização.

Nesse caso, é interessante usar o CTA para oferecer novas experiências e entender melhor a necessidade que ele possui, para que você consiga fazer uma segmentação mais estruturada desse tipo de ação.

Por fim, o CTA não acaba quando o cliente fecha uma venda. É interessante usar a ferramenta para ajudar a criar uma série de novas possibilidades para esse tipo de ação, aumentando o potencial de fidelização do cliente.

Quanto mais ele se sentir bem com a operação, maiores são as chances de se tornar um apoiador da marca, em alguns casos até mesmo promovendo-a em seus círculos sociais e aumentando as chances de engajamento com novos clientes para você.

Criando um bom CTA

Agora que você consegue entender um pouco mais do conceito e da importância do call to action, é interessante entender como você pode obter resultados mais expressivos com esse tipo de ação.

Para isso, é muito importante garantir uma boa estrutura de comunicação com o cliente, mas é preciso entender que cada empresa é única e nem sempre o mesmo formato de CTA funcionará para duas companhias de balão de propaganda diferentes, mesmo que elas estejam no mesmo segmento.

Por isso, é muito importante você adaptar esse tipo de ação para sua realidade, entendendo todo o potencial que você possui para agir e conseguindo completar essa estratégia com muito mais assertividade.

Dessa maneira, seus CTAs conseguirão resultados muito mais positivos a longo prazo, otimizando esse tipo de interação.

Design chamativo

O CTA não precisa seguir as regras de design de seu site. Na verdade, quanto mais fora da curva ele for, melhor, uma vez que o visual diferenciado acaba chamando a atenção do consumidor imediatamente.

Procure criar um visual mais chamativo e brilhante, mas é importante que você se atente a não atrapalhar o consumo de seu conteúdo com esse tipo de ação, uma vez que isso pode acabar atrapalhando seu engajamento.

Quanto mais você conseguir destacar seu CTA, maiores são as chances de algum cliente se interessar e querer saber mais sobre esse tipo de ação de soluções ambientais.

Escrita adequada

Embora os verbos imperativos sejam uma necessidade no CTA, eles não funcionam sozinhos. Você precisa saber lidar com a comunicação escrita para criar um elemento de atração nos consumidores, de maneira rápida e efetiva.

O CTA não tem muito tempo para se apresentar. Se não for um material interessante, dificilmente o consumidor dará a atenção necessária para seguir a ordem que está sendo apresentada no chamado à ação.

Por isso, investir em técnicas de atração, como o copywriting, é uma excelente maneira de se posicionar adequadamente no mercado e usufruir da melhor maneira possível do CTA.

Senso de urgência

Uma das principais maneiras de manter a atenção de um consumidor é através do senso de urgência. Quanto mais ele entender que o conteúdo disponível não ficará o tempo todo ali, mais velocidade ele terá para fazer o que o CTA pede.

Isso pode ser tanto de ofertas limitadas quanto itens que vão expirar em breve, gerando assim uma necessidade de resolver o mais rápido possível esse tipo de ação. Mas é preciso ter um cuidado especial com esse tipo de atividade de serviços de informatica.

Não minta para seus consumidores. Se você disser que algo está perto de esgotar, e esse item nunca se esgota, as pessoas começarão a duvidar de sua empresa, o que pode ter repercussões muito negativas.

Promessas objetivas

É importante frisar esse ponto: não minta para seus consumidores. Deixe suas promessas e ofertas extremamente claras, sem chance de confusões ou entendimentos errados da parte do cliente.

Quanto mais transparente e honesta for sua estratégia de marketing, maiores são as chances de resultados. O CTA trabalha diretamente com atividades que chamam a atenção e dão ordens para os consumidores.

Por conta disso, é preciso pensar em ferramentas que possam ter um impacto real nesse tipo de interação.

Considerações finais

Quando são feitos com qualidade, os CTAs podem ter resultados impressionantes para sua estratégia de marketing. Eles podem despertar o interesse do consumidor, ajudá-lo a seguir em sua jornada e ter impactos diretos em seu faturamento.

Entretanto, criar um CTA é muito mais complexo do que dar uma simples ordem para o consumidor. É preciso que você entenda como usar esse tipo de ferramenta de forma útil, para que sua empresa consiga resultados realmente positivos.

Quanto mais você conseguir dominar o ato de usar um CTA, maiores são as chances de garantir bons resultados para sua companhia como um todo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta