Site para e-commerce: saiba como criar e a importância da presença digital para as vendas do seu negócio

Os hábitos de consumo e as demandas do consumidor moderno se reinventam constantemente, mas o que não podemos ignorar é o fato de que a presença nos ambientes digitais é, praticamente, um imperativo para quem quer se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

Procurar informações na internet sobre comércios, sua reputação e atendimento, os produtos e serviços que disponibilizam e outras questões relacionadas à credibilidade virou quase uma atitude automática quando estamos prestes a adquirir algo de forma online.

Ao investir em um site próprio, você imediatamente passa a acompanhar as tendências de inovação globais, ganha mais reconhecimento e autoridade, pode estar no topo das páginas do Google aplicando boas estratégias de SEO, oferece mais segurança e praticidade aos seus clientes, amplia o seu alcance e, consequentemente, as suas vendas.

E, caso você ainda tenha dúvidas sobre a importância de ter um site atualmente, basta realizar uma pesquisa de mercado entre os principais players do seu segmento. Certamente, o denominador comum entre eles é que todos estão bem posicionados no ambiente digital com seus respectivos sites.

Portanto, para te auxiliar a atuar com competitividade e impulsionar o seu alcance, explicaremos as vantagens de ter um site e como criar a sua plataforma digital de maneira otimizada e simples!

Site para e-commerce: saiba como criar e a importância da presença digital para as vendas do seu negócio - ae11e1e4 d631 4c58 91a3 1a4aedd1afbe

Dados sobre o crescimento do e-commerce no Brasil

Antes de detalhar sobre a importância de um site para as suas estratégias comerciais, é importante fundamentar o assunto com base em dados e argumentos técnicos. E isso não é difícil, visto que a evolução do e-commerce no Brasil é notável.

O número de lojas virtuais aumentou de 529.193 em 2021 para 565.300 em 2022, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Neste mesmo ano, atingimos o recorde de faturamento de R$ 262 bilhões no comércio eletrônico, correspondendo a um crescimento de 1,6%, em relação ao ano anterior, segundo dados da NielsenIQ Ebit.

A especialista em monitoramento de e-commerces e na reputação de lojas virtuais registrou um aumento de 7,9% no número de pedidos. Já a pesquisa da ABComm constatou 368,7 milhões de pedidos e um ticket médio de R$ 460 por cliente.

As projeções para o ano de 2023 são ainda melhores, pois a expectativa é que ocorra um crescimento de 9,5%, podendo chegar a 395 milhões de pedidos online.

A importância de ter um site para a sua empresa

A plataforma pode oferecer vantagens competitivas e muito relevantes ao seu negócio, das quais podemos citar:

1.    Consolida o seu posicionamento de marca nos ambientes digitais

Ser reconhecido como uma empresa moderna e que atua conforme as demandas de seus clientes podem ser diferenciais expressivos dentro de um segmento concorrido. Um site te proporciona autoridade, destaque e contribui para os seus esforços de marketing digital.

2.    Confere credibilidade

Você pode até ter uma marca forte no mundo offline, mas transportar isso para os meios digitais com toda a sua identidade visual, valores e propósitos de marca, garantindo a segurança e integridade do site, e proporcionando uma boa experiência durante a jornada de compra do consumidor, são quesitos essenciais para conquistar confiança e credibilidade.

3.    Faz com que você seja encontrado no Google

O Google é uma ferramenta de buscas poderosa e uma das mais utilizadas no mundo. Não é para tanto que a expressão “dar um Google” é tão famosa e se refere, justamente, sobre o ato de pesquisar algo.

Além de fornecer informações, ele também funciona como um ranking bem disputado entre as empresas, e, com as estratégias de SEO corretas, você pode sair na frente da concorrência e conquistar a atenção do seu público-alvo.

4.    Confere praticidade e acessibilidade aos clientes

Estar no lugar certo e no momento ideal também te ajudará a captar e reter clientes que gostam de consumir digitalmente, mas é importante que você tenha um site intuitivo, acessível, simples, responsivo, seguro, com certificação e que respeite as diretrizes legais, especialmente a LGPD.

5.    Aumenta o seu ticket médio, suas vendas e os meios de relacionamento com o consumidor

Um site pode ser o que você precisa para criar uma estratégia omnichannel para que os seus clientes te encontrem em múltiplos canais de contato. Isso ampliará a sua receita e construirá um relacionamento com o seu cliente.

6.    Potencializa os esforços de marketing e as redes sociais

O site é um importante aliado do marketing digital, pois, além dos produtos e serviços estarem expostos, você também pode oferecer outros benefícios aos seus clientes, como um blog informativo, uma newsletter, programas de fidelidade e desconto, estender o alcance dos seus perfis sociais e muito mais.

7 passos simples para criar um site de vendas para o seu negócio

Agora que você já sabe a importância de ter um site institucional e as oportunidades de negócios que ele confere, entenda como criar um site de vendas de forma estratégica e eficiente:

1. Defina os objetivos comerciais do seu site, um nome simples, curto e de fácil memorização;

2. Faça uma pesquisa de mercado e entenda o perfil do seu público, assim você poderá entender as dinâmicas da concorrência e oferecer a experiência ideal;

3. Defina um orçamento para a criação do site que inclua as taxas da plataforma de e-commerce, domínio e hospedagem, certificado SSL, custos com processamento e pagamento, etc.;

4.  Registre o seu domínio (endereço do site), escolha o tipo de hospedagem, sua identidade visual, os tipos de páginas internas e a plataforma em que o site será feito;

5.  Disponibilize diversas formas de pagamento;

6. Invista em técnicas de SEO como palavras-chave, links internos e externos, descrição detalhada, otimização de imagens, segurança, plugins úteis e aprimore suas estratégias de marketing;

7. Faça muitos testes antes de disponibilizar o site ou de começar a vender.