Serviços de Redes Sociais (SNS)

Escrito por

Você sabe o Significado da sigla SNS? Neste artigo vamos entender mais sobre social networking service. Claro que esse não é o único significado da Sigla SNS, também veremos outros significados.

O Signfiicado de SNS

No Brasil ao pesquisar por SNS encontramos o significado de Serviço Nacional de Saúde, já na Amazon SNS refere-se ao Simple Notification Service, um serviço de enviar mensagens e emails. Mas o verdadeiro significado de SNS refere-se aos sistemas de troca de mensagens sociais.

Devido às inúmeras plataformas e aplicativos de redes sociais as pessoas encontraram maneiras de serem socialmente ativas na internet. Quase todas as pessoas querem mostrar suas ideias, querem compartilhar fotos, compartilhar vídeos, áudios e postagens, então recorrem à serviços de redes Sociais.

Um social networking service (SNS) é um veículo on-line para criar relacionamentos com outras pessoas que compartilham um interesse, histórico ou relacionamento real. Os usuários do serviço de redes sociais criam um perfil com informações pessoais e fotos e formam conexões com outros perfis.

Apesar de ser uma sigla técnica, algumas redes sociais utilizam SNS em seu nome ou descrição, enquanto a grande maioria não faz destaque a essa sigla.

Serviços de redes sociais (sns) - linkedin3

Entendendo SNS

Primeiramente cria-se um perfil com informações pessoas, mas cada pessoa pode escolher o que vai ser incluído no perfil. Usuários podem escolher com quem irão se conectar e pode gerenciar suas configurações de privacidade alterando o tipo de público a ver as postagens.

Todas as plataformas têm por objetivo construir uma rede, mais cada uma tem seu método para funcionar e operar. Os sites de redes sociais podem ser facilmente confundidos com sites de mídia social.

Sites de redes sociais é qualquer site que tenha uma página de perfil pública ou semipública, que inclui sites de namoro, sites de fãs e outros. Já sites de mídias sociais possuem seus perfis e conexões, combinados com as ferramentas para compartilhar facilmente conteúdos diversos online.

O SNS é utilizado por várias classes de pessoas. Por exemplo, tem aqueles que usam SNS apenas para se conectar online com seus amigos, parentes, colegas e familiares. Já empregadores usam sites de mídia sociais para buscar informações sobre seus potenciais candidatos.

Empresas que procuram clientes em potencial usam mídias sociais para buscar dados sobre o interesse dos consumidores e agencias de investigação usam dados do SNS para encontrar informações de atividades de criminosos ou suspeitos. E para espalhar conhecimento e se conectar com seus alunos, educadores também tem usado SRS.

Serviços de redes sociais (sns) - instagram social

Exemplos de sites de redes sociais e de mídias sociais:

Facebook é o maior site de mídias sociais do mundo, ele tem por volta de 2,5 bilhões de usuários mensais. O Facebook é uma rede que abrange muitas funções no mesmo lugar. Além de dar para interagir com parentes e amigos é possível usar diferentes aplicativos do Facebook para vender online e comercializar ou até mesmo promover marcas e produtos, usando anúncios pagos do Facebook. Nessa plataforma pode-se apostar em vídeos curtos, imagens e títulos chamativos para atrair o público.

Youtube é a principal rede social de vídeos online, possui mais de 2,3 bilhões de usuários e mais de 1 bilhão de horas de vídeos visualizados. Nessa rede social encontramos vídeos para todos os gostos, como, por exemplo, entrevistas, depoimentos, série sobre um assunto determinado, vídeos institucionais de negócios, vídeos engraçados, conteúdo educativo, demonstrações de produtos e tutoriais.

WhatsApp é uma rede social de mensagens instantâneas, bem popular entre os brasileiros. Algumas operadoras até mesmo permitem o uso ilimitado do WhatsApp sem gastar do pacote de dados. Segundo estimativa, 120 milhões de brasileiros tem conta no Watts. É a mídia social com maior potencial de comunicação direta, por ser simples e objetivo. O aplicativo ainda permite que os negócios criem um perfil próprio e enviem mensagens automáticas e rápidas para clientes.

Instagram, o queridinho dos blogueiros, influenciadores, pequenas empresas e marcas. Superando a marca de 1 bilhão de usuários mensais. O Instagram é uma das plataformas de mídias sociais mais popular entre o público, adolescentes e jovens adultos. Uma das ferramentas que são mais utilizadas é o stories, que permite que se fale diretamente com o público, com perguntas, enquetes, vídeos em sequência e Gifs.

LinkedIn, é a maior rede social de conexão profissional do mundo. O LinkedIn superou a marca de 500 milhões de membros registrados. Essa rede social facilita o relacionamento entre profissionais no mundo digital. Ideal para falar sobre negócios, se relacionar com clientes que presta serviço ou vende produto, gerar leads para estratégias de marketing e vendas e encontrar colaboradores, fazer parcerias e outros.

Twitter, com mais de 12 milhões de usuários brasileiros. A rede pode ser usada para publicar conteúdo atualizado, interagir com seguidores, direcionar tráfego para o site do blog, monitorar marcas e determinados assuntos. Essa rede social funciona muito bem como canal direto entre empresas e consumidores.

Pinterest, essa rede triplicou a base de usuários no Brasil, chegando a um total de 46 milhões. Essa plataforma se conquista pelos olhos tendo como objetivo buscar referencias por imagens. Usado para criar listas de produtos, inspirações e fazer organizações como, por exemplo, organizar festa de casamento ou planejamento de decorações do novo apartamento, entre outros.

Apps blur button close up

Facebook Messenger, é uma ferramenta de mensagens instantâneas. Estima se que o alcance para anúncios dentro do Facebook Messenger é de 77 milhões de usuários portanto esse seria o total de brasileiros que usam a plataforma. Além de ser um aplicativo de mensagem, ele tem também a função Stories exclusiva.

TikTok sendo uma das redes sociais mais usadas no Brasil, segundo estimativa tem por volta de 16,5 milhões de usuários no Brasil. Muito usado por adolescentes, humoristas, celebridades, profissionais, pessoas simples e empresas.

Snapchat com cerca de 8,8 milhões de usuários. Nesse aplicativo se compartilha fotos, vídeos e textos. Têm público específico como jovens super conectados, apesar de não ser uma rede social de nicho.

Os serviços de redes sociais têm suas desvantagens, reduzem o toque pessoal entre pessoas, e segundo pesquisadores podem ter impacto na saúde mental, causando insônia e até mesmo desenvolvendo depressão, ou seja, se não forem bem usados podem trazer malefícios. Por outro lado, os serviços de redes sociais tem muitas vantagens, esses serviços unem e criam alianças fortes pela luta de alguma causa, diminuindo o tamanho do mundo mantendo as pessoas informadas e atualizadas. Os serviços de redes sociais estabelecem troca de informações aumentando a visibilidade sobre o mercado de trabalho, sobre medicina entre outros temas.

Deixe uma resposta