4 oportunidades de carreiras para ingressar no marketing digital

Escrito por

Cansado de Hospedagens Lentas? Clique aqui e aprenda a usar a Digital Ocean, ganhe também 100 dólares para usar na sua hospedagem Cloud! Aprenda Como configura-la sem acessar terminais e códigos!

O marketing realizado a partir das plataformas digitais traz uma série de oportunidades aos trabalhadores da área. Com o passar do tempo, o marketing digital se torna cada vez mais relevante para as marcas e empresas em todo o mundo.

Independente das mudanças no contexto social, a internet segue presente na vida das pessoas, de forma que essa área continua crucial. Como a internet é usada para os mais diversos fins na vida dos consumidores, as ações para o universo online se justificam.

Dessa forma, muitos profissionais recorrem a formações que já são consolidadas nessa área para investir nas melhores táticas e organizar de forma mais assertiva os esforços de comunicação no mundo digital.

Essas formações também são importantes para aprender a usar as ferramentas principais e entender conceitos fundamentais. Por esses motivos a capacitação em marketing digital se faz tão necessária e importante, trazendo novos horizontes.

Neste artigo, abordamos a importância de se capacitar nesta área de estudo, pontuando 4 oportunidades de carreira que se destacam, além de algumas opções de curso para você começar e usar como chave de partida.

Por que buscar a qualificação em Marketing Digital?

O marketing digital certamente é um segmento do mercado que está em alta, o que significa que existe uma grande demanda por bons profissionais que sejam especializados na área.

Os esforços do universo digital para a divulgação e comunicação das marcas é uma grande oportunidade para o crescimento das empresas. Isso faz com que este seja um segmento com uma demanda constante, mesmo com a crise econômica.

Então é uma escolha inteligente se capacitar na área, pois assim aparecerão muitas chances e oportunidades de emprego. Existem várias subáreas e frentes diferentes que você pode se especializar, se tornando um profissional diferenciado.

O marketing digital oferece mais que oportunidades de atuação, mas uma possibilidade de crescer profissionalmente e evoluir. Bons profissionais são como displays personalizados que se destacam com mais oportunidades.

É esse destaque que permite haver maiores possibilidades de promoções interessantes e de subir na hierarquia. Outro motivo para você buscar a qualificação em marketing digital é a inovação envolvida nessa área.

O mercado é como um organismo vivo que está sempre mudando, pois sempre existem novas chances de inclusão na área, justamente para garantir que as empresas vão se adaptar a essas mudanças que se faz necessário o profissional de marketing digital.

Estudar constantemente é algo que te coloca de frente com novas tendências, possibilitando o domínio de novas ferramentas e soluções. Além disso, o setor de marketing normalmente recebe pessoas de outras áreas muito bem também.

Liberados por um projeto de controle de acesso, tem uma boa recepção de outros profissionais como engenheiros e jornalistas. Não é incomum ver profissionais de outras áreas assumindo cargos de liderança no marketing digital.

Nesse campo, os recrutadores valorizam muito características não técnicas, como a capacidade de acompanhar as inovações e a maturidade.

Justamente por muitos mudarem para o marketing digital, que essa é uma área altamente diversificada, exigindo competências, como:

  • Habilidade com números;
  • Criatividade;
  • Trabalho em equipe;
  • Capacidade de comunicação;
  • Facilidade para solucionar problemas;
  • Domínio sobre programação.

A busca por capacitação, permite que o estudante desenvolva seu perfil profissional, se tornando mais completo e desejado pelo mercado.

Um profissional completo rapidamente se destaca em várias frentes, podendo até mesmo fazer campanhas digitais para uma empresa de brindes corporativos.

As 4 melhores oportunidades na carreira

As oportunidades de carreira no marketing digital são diversificadas. Neste artigo, pontuamos 4 oportunidades que se destacam atualmente.

  1. Otimização de busca

Um dos campos do marketing digital mais quentes atualmente é o SEO (Search Engine Optimization). Essa área trata do conjunto de técnicas que visam melhorar o posicionamento das páginas nos mecanismos de busca, como o Google.

Isso significa alcançar mais consumidores no processo de pesquisas nestes buscadores e se destacar.

Sendo válido para as mais diversas áreas do mercado, até mesmo para uma empresa de sondagem mista, pois abrange técnicas internas, como URLs, títulos e meta-descrições, e técnicas externas, como os links externos.

É sempre um desafio para as empresas se posicionarem, então existe uma grande demanda para o SEO. Esse é um campo que evolui rapidamente, com estratégias e tendências surgindo o tempo todo.

Diante disso, existe uma grande demanda por pessoas que compreendam essas mudanças e estejam dispostas a entregar bons resultados.

  1. Mídias sociais

As mídias sociais dominam a internet, concentrando  a comunicação interpessoal no mundo digital. As pessoas acessam todos os dias, às vezes por repetidas vezes, para visualizar tendências, notícias e informações.

Por isso, existe uma demanda por profissionais que reforcem as estratégias de comunicação e marketing voltadas para as redes sociais.

Podendo em uma hipótese prestar serviços para uma empresa de automação de marketing digital, esse profissional tem o objetivo de posicionar melhor a marca, divulgando seus serviços e produtos.

Certamente o profissional que se especializar nessa área vai encontrar muitas oportunidades no mercado.

  1. Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é outra área que se destaca como uma fonte de geração de leads e de oportunidade de vendas no universo online.

Para diversas empresas, como a de controle de acesso, essa é a principal ferramenta para a captação de novos clientes, possibilitando renda e sucesso.

Ter uma visão especializada sobre esse campo pode ser altamente vantajoso para os mais diversos profissionais. Dentro do marketing de conteúdo existem algumas possíveis divisões de áreas de conhecimento.

Você pode se capacitar para criar e-mails marketing, conteúdos interativos ou conteúdos em tempo real. É possível se inteirar sobre todos esses assuntos, e depois trabalhar com cada um deles em suas particularidades.

  1. Data-Driven Marketing

O Data-Driven Marketing é outra grande oportunidade, sendo uma subárea que combina a ciência de dados com a análise de resultados do marketing para prover uma melhor tomada de decisões.

Usando a automação robótica de processos e o planejamento estratégico é possível criar dashboards sobre suas ações e campanhas, para entender melhor as decisões tomadas, bem como o que pode ser melhorado.

Também compete a esse profissional estruturar análises preditivas e estatísticas que conseguem antecipar cenários futuros. É interessante se especializar nessas duas frentes para trabalhar com o Data-Driven Marketing.

Ter essa compreensão sobre ciência dos dados e estatística possibilita uma maior transparência e previsibilidade para as análises de marketing.

Em complemento, os conhecimentos sobre o marketing e o público-alvo permitem fornecer uma base para a criação de projetos e campanhas.

Cursos de Marketing Digital

Existem algumas oportunidades disponíveis que oferecem bons cursos de capacitação em marketing digital. Pontuamos os principais a seguir.

mLabs Social Media Exponencial

O curso mLabs Social Media Exponencial é um curso focado em redes sociais, sendo totalmente online. Ele traz conceitos fundamentais, como funil de vendas, persona, jornada do cliente, entre outros.

No que tange a gestão de mídias sociais, o curso traz informações sobre alcance e engajamento, sobre os diferentes tipos de conteúdo, interação nas redes, psicologia humana, impacto dos influenciadores, entre outros temas.

Resultados Digitais

Na plataforma da empresa Resultados Digitais é possível encontrar cursos sobre o sistema RD Station e outros temas mais gerais.

Um exemplo é o curso de Inbound Marketing, que abrange a jornada do consumidor, persona, funil de vendas, entre outros temas.

Hubspot

O curso de Inbound Marketing da Hubspot é um curso essencial para qualquer um que queira se especializar na área.

Isso se deve ao fato que o próprio termo Inbound foi criado por esta empresa, que tem muito conhecimento a oferecer.

Além disso, no mercado de marketing digital um certificado da Hubspot representa muito, sendo solicitado por várias empresas.

Rock University

Na Universidade da Rock Content é possível encontrar formações sobre SEO, e-mail marketing, como colocar um site no ar, produção de conteúdo, entre outros.

Contando com um curso completo de Marketing de Conteúdo, explica temas como indicadores e KPIs, escolha do servidor CMS para site, definição da persona, funil de vendas, vendarketing, publicações no site, entre outros temas.

Trata-se de um excelente conjunto de aulas centradas na análise de métricas e organização para conseguir sucesso com um blog em uma moderna estratégia de conteúdo.

Facebook Ads

É possível se especializar na plataforma Facebook Ads, com vários cursos disponíveis para usar a ferramenta de criação e publicação de anúncios, visando a geração de tráfego.

O curso auxilia em toda a gestão do anúncio, desde o momento que vai ao ar, segmentação, detalhes de custos por cliques, custos por visualização, entre outros pontos.

Considerações Finais

O marketing digital é um segmento de grande abrangência com uma série de subáreas que oferecem oportunidades para profissionais qualificados.

O otimização de busca, as mídias sociais, o Marketing de Conteúdo e o Data-Driven Marketing são 4 oportunidades de carreira para ingressar no marketing digital.

Escolha sua área de maior interesse e comece os estudos para aproveitar as oportunidades que esse mercado carrega.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta