Quanto tempo leva para aprender a tocar piano ou teclado?

ESCRITO POR

Já se perguntou quanto tempo leva para aprender a tocar piano ou teclado? Neste artigo vamos fazer uma pesquisa profunda para responder essa dúvida a vocês leitores do Aprender Músicas.

O tempo que você vai levar para aprender a tocar piano vai depender da quantidade de tempo que você dedica e o método utilizado para aprender. Alguns preferem aprender as notas e partituras, outros preferem aprender a tocar de ouvido usando ferramentas como synthesia.

Você mesmo já deve ter visto vídeos de crianças de 5 anos tocando coisas absurdas em um piano, enquanto existem outros que fazem mais de 6 anos de aula com professor de piano e não parece ser um mestre do piano.

Quanto tempo leva para aprender a tocar piano ou teclado?

Muitos devem dizer que tocar piano é um dom, mas não existe isso de dom, tudo é prática! O problema é que alguns acreditam que tocar piano é tão fácil, acabam se empolgando e logo desistem.

Média de tempo para aprender piano e teclado

Abaixo eu vou compartilhar uma tabela que não é nenhum pouco exata, mas pode dar uma ideia de quanto tempo leva para aprender piano. Tudo vai depender da sua dedicação de tempo e a quantidade de

Virando um Professor de Elite – Caso você queira virar um mestre no piano, alcançando o nível máximo e estudando com um professor profissional de elite. Você vai levar cerca de 5 anos para chegar nesse nível máximo se estudar uma hora por dia.

Quanto tempo leva para aprender a tocar piano ou teclado?

Aprendendo o básico – Caso você queira aprender o básico vai levar cerca de 1 ano estudando uma hora por dia e com a ajuda de um professor do Bairro. Dependendo da sua ideia de básico, você pode levar poucos meses para alcançar resultados interessantes.

No meio do caminho – Caso queira chegar a um nível suficiente para ler partituras, tocar qualquer música, saber as notas só ouvindo, tocar como um profissional e até participar de orquestras. Em 3 anos você consegue esse resultado.

A tabela abaixo mostra detalhadamente o tempo que a pessoa leva (média de anos e meses) de acordo com a quantidade de horas por dia que ela estuda e treina. Claro que esse tempo pode variar de pessoa pra pessoa, mas é uma média!

Quanto tempo leva para aprender a tocar piano ou teclado?
Tempo h/dInicianteIntermediárioAvançadoProfissionalMestre
15min10 meses4 anos8 anos15 anos22 anos
30min5 meses2 anos4 anos8 anos15 anos
60min2 meses1 ano2 anos5 anos8 anos
Elite 60min1 mês6 meses1 ano3 anos6 anos

O tempo pode gradativamente aumentar o diminuir de acordo com sua rotina, professor, tempo de treino, tempo que você gasta tocando por lazer, tempo que você gasta ouvindo músicas instrumentais e etc. Tudo pode influenciar nos seus resultados, principalmente seu estado físico e mental.

O curso de Piano e Teclado que você faz também pode influenciar no tempo gasto para aprender a toca-lo.

Piano x Teclado – Tempo

Para alguns piano e teclado são instrumentos iguais, mas para os músicos, um teclado permite ter um acompanhamento automático e mais fácil, tocando ritmos populares que não é possível com um piano.

Quanto tempo leva para aprender a tocar piano ou teclado?

Dependendo da forma que você pretende usar o teclado, aprender o teclado é muito mais fácil que o piano. Alguns tocam teclado mas nem sabe tocar aquelas músicas épicas no piano, porque usam apenas os ritmos do teclado.

Se você quiser fazer as mesmas coisas que faz em um piano no seu teclado, vai levar provavelmente o mesmo tempo que alguém leva para tocar piano. Porém, se você quiser aproveitar o ritmo do teclado e aprender as letras, seu tempo para tocar coisas bonitas pode diminuir pela metade.

Então eu afirmo que se você tiver um teclado, vai ser capaz de tocar qualquer música com mais facilidade em menos tempo que um piano. Além de ter outros sons, ritmos e efeitos para usar nas suas músicas. A função piano de um teclado não é o seu principal, mas é o que muitas pessoas desejam.

Quanto tempo leva para aprender a tocar piano ou teclado?

A dificuldade do tempo ao tocar piano e teclado

Muitos imaginam que Piano ou teclado é um instrumento muito difícil, pela gigante quantidade de teclas. Acredito que a única real dificuldade para aprender a tocar piano, teclado ou qualquer outro instrumento é o tempo.

Eu mesmo toco teclado desde minha infância, aprendi totalmente sozinho usando as instruções do teclado, por isso nunca tive bons relacionamentos com as notas, partituras e cifras. Ainda assim eu já toquei músicas de cair o queixo.

O maior problema que enfrentei ao aprender a tocar piano é o tempo. Infelizmente, se você não se dedicar diariamente, você acaba esquecendo como tocar as músicas que você sabia. Eu mesmo esqueci a maioria das músicas que tocava na minha infância, restando apenas Canon in D.

Claro que existem muitas outras coisas para abordarmos em relação ao tempo. Infelizmente quero encerrar esse artigo abruptamente aqui. Espero que tenham gostado do artigo, se gostou compartilhe e deixe seus comentários.

Por Favor! Compartilhe Nosso artigo:

Deixe uma resposta