Comparação de Painéis e Gerenciadores de servidores PHP

, ESCRITO POR

Já ouviu falar dos painéis ou plataformas Runcloud, Serverpilot, Cyberpanel, Cloudron, Gridpane, SpinupWP, Moss.sh, Forge e outros? Qual deles escolher? Nesse artigo vamos ver algumas comparações desses painéis e gerenciadores de servidor em PHP e outras linguagens da web.

Sumário do Artigo
- Runcloud
- Serverpilot
- Cloudron
- Cyberpanel
- Gridpane e SpinupWP
- Outras alternativas 
- Qual gerenciador escolher? 

Runcloud – O melhor na minha opinião

Atualmente eu uso Runcloud, gosto bastante pela sua simplicidade e por ser bem direto e objetivo. Ele é fácil de administrar, super seguro e totalmente otimizado para bom desempenho do seu site.

Ele roda Nginx nativo ou Nginx + Apache, da total suporte ao Redis, Memcached, PHP-FPM, usa maria DB, suporta GIT e tem um sistema de backup. Seu preço é bastante acessível, custando 8$ a versão PRO para aplicativos limitados em um servidor.

Eu pessoalmente não vejo nenhuma desvantagem usando o Runcloud. Existe uma versão gratuita, mas não oferece nativamente suporte ao HTTPS. Já escrevemos um artigo completo falando sobre o Runcloud, você pode ler clicando aqui.

Comparação de Painéis e Gerenciadores de servidores PHP

Serverpilot – A antiga modinha

Serverpilot era um dos mais famosos sistemas usados para instalar PHP em um click em servidores VPS ou nuvem. Isso tudo porque ele era totalmente gratuito, mas atualmente ele oferece apenas planos pagos e por um preço um pouco salgado em comparação com Runcloud.

Assim como Runcloud, o Serverpilot oferece PHP-FPM e Nginx com Apache. Infelizmente não oferece Nginx nativo e seu sistema de banco de dados é o tradicional MySQL. Seu preço também acaba sendo mais salgado caso queira vários apps e servidores.

Eu usava o Serverpilot, mas atualmente não vejo nenhuma vantagem em usar esse sistema para gerenciar seu servidor ou nuvem. Quem sabe futuramente eles não ofereçam opções e planos melhores? Ainda assim é uma boa escolha.

Comparação de Painéis e Gerenciadores de servidores PHP

cloudron – chega de códigos e complicações

Cloudron é um sistema que você instala diretamente na sua nuvem ou VPS, equivalente a um CPANEL. A principal diferença é que o Cloudron é totalmente amigável e funciona instalando as coisas em um click sem depender de códigos.

O grande problema é que o cloudron leva isso tão a sério que nem se quer permite uma conexão remota com seu banco de dados. Gerir os arquivos do seu site só é possível com o terminal que também está disponível no painel de administração.

Apesar dessa limitação, o cloudron é totalmente gratuito e oferece suporte a diversas aplicações além de PHP. Com cloudron é possível você instalar o Ghost CMS e aplicações em node.js, email e outras linguagens diferentes do PHP.

O cloudron isola as aplicações instaladas dentro do servidor para que não sejam afetadas umas pelas outras. Essa isolação é tão forte que deixa seu servidor bem seguro e livre de qualquer complicação. Ele pode ser instalado em um click na Digital Ocean.

O sistema também faz backups externos dos seus aplicativos e oferece instalações em um click de aplicativos como Lamp, Rocket.chat, rainloop, openvpn, sufer, gitlab, meemo, mailtrain, roundcube, nobebb, minio, discourse, minecraft server e muitos outros.

Comparação de Painéis e Gerenciadores de servidores PHP

Cyberpanel – Alternativa ao cpanel

Cyberpanel é uma alternativa gratuita ao Cpanel que você instala na sua nuvem ou VPS, muito mais bonita, leve e oferece mais opções que outro Gerenciador. A grande vantagem do Cyberpanel é que utiliza o OpenLiteSpeed ao invés do Nginx e Apache.

O OpenLiteSpeed é um servidor diferente de PHP, relativamente novo e tem muitas vantagens sobre o Nginx, permitindo executar mais requisições, tornando-se bem mais rápido. Outra vantagem é o LS Cache perfeito para seu site wordpress.

O Cyberpanel também oferece servidor de e-mail, instaladores automáticos, GIT Deployment, SSL automático, segurança e até suporte ao Docker e ao Node.js. O Cyberpanel também utiliza MariaDB e Pure-FTPD e pode ser instalado em um click na Digital Ocean.

Comparação de Painéis e Gerenciadores de servidores PHP

Gridpane e SpinupWP – GerenciadorES wordpress

Gridpane é um painel online igual ao serverpilot e runcloud. Ele foi totalmente construido para wordpress profissional. Ele oferece quase as mesmas coisas que um Runcloud como nginx, mysql, redis e outros. É possível criar sites em poucos passos.

Ele se diz superior as outras alternativas, promete ser exclusivo para WordPress, oferece clonagem entre servidores, WP-CLI e ainda oferece ElasticSearch e Elasticpress. Eu não cheguei a testar para saber sua real vantagem sobre os demais.

A grande desvantagem do GridPane é seu preço. O menor plano custa absurdos 30 dólares mensais. Existem planos de 100 dólares e outros que custam até 300$. Caso a pessoa tenha vários sites, talvez seja vantajoso pagar os 30$ já que permite servidores e sites ilimitados.

Comparação de Painéis e Gerenciadores de servidores PHP

Assim como a alternativa anterior, o SpinupWP é otimizado para rodar sites WordPress. Nativamente ele oferece Nginx, PHP, MySQL/MariaDB, e Redis. Seu preço também se aproxima do Runcloud com planos a partir de 9 dólares.

Ele também oferece WP-CLI, isolamento de sites, SFTP, SSL automático, Git Deploy e promete o melhor sistema de cache de todos os tempos. Essa opção eu também não testei, mas acredito não ser diferente das outras alternativas mencionadas no artigo.

moss.sh, lavarel Forge e outros

Moss.sh é outra alternativa perfeita para quem deseja trabalhar com wordpress, php, laravel, github, gitlab, bitcuket e outros. Seus planos começam a partir de 15 dólares e oferece servidores e sites ilimitados.

Para aqueles que deseja usar uma aplicação usando o framework Lavarel, recomendamos o forge.laravel.com; Ele oferece Nginx, Postgres, Redis e outra pancada de funções como Github, bitbucket e outros já mencionados. O plano mais barato custa 12 dólares.

Acredito que todos os outros serviços de gerenciamento de servidores ofereçam funções parecidas. Por isso ao invés de aprofundar em cada uma delas, vamos listar abaixo outras alternativas para você dar uma pesquisada.

  • Cloudways;
  • Ploi.io;
  • LAMP;
  • Plesk;
  • Cpanel;
  • ISPmanager Vepp;
  • Ajenti;
  • ZesleCP;
  • CentminMod;
  • EasyEngine;
  • ClusterCS;
  • Cleaver;
  • Cipi;
  • SlickStack;
  • Amezmo;
  • OVIPanel;
  • Webnoly;
  • AgiusCloud;
  • VPSSIM;
  • LaunchPal;

Qual o melhor serviço para gerir seu servidor ou nuvem?

Está indeciso em qual dos serviços mencionados acima escolher? Muitos sites recomendam diretamente o Cloudways como a melhor opção, mas na verdade eles apenas querem ganhar a boa comissão que aquele serviço caro oferece.

Caso deseje economizar, melhor instalar o cyberpanel ou cloudron em sua nuvem na Digital Ocean, Linode, Vultr ou qualquer outro servidor Ubuntu. Ambos são gratuitos e completos, cada um com sua vantagem e desvantagem.

Caso queira realmente pagar por um gerenciador externo, recomendo fortemente o Runcloud que estou utilizando a anos sem nenhum problema. Essa é realmente a opção mais barata e completa entre os gerenciadores pagos.

Por que usar um gerenciador pago ao invés de um gratuito? Caso você opte por um gerenciador externo pago, você vai ter um desempenho melhor, deixando seu servidor mais leve apenas com os arquivos necessários.

Opções como Cyberpanel e Cloudron acabam pesando mais o seu servidor, mas em contrapartida permite instalar coisas em node.js e outras linguagens com mais facilidade. Não importa a opção que escolher, todas permitem instalar qualquer coisa via root e SSH.

Você não está limitado ao escolher nenhuma das alternativas desse artigo. Apenas esteja ciente que algumas opções são mais amigáveis e oferecem nativamente funções que outras não entregam.

Pra mim a melhor opção é o Runcloud que oferece nativamente Nginx + Redis, deixando meu WordPress mais rápido sem muitas dores de cabeça. Caso queira uma opção mais barata e ilimitada, utilize o cyberpanel, caso queira algo mais amigável, utilize o cloudron.

Espero que as dicas desse artigo ajudem você a escolher a melhor opção para seu servidor ou nuvem. Se gostou do artigo, compartilhe e deixe seus comentários. Obrigado e até a próxima! Conhece alguma outra alternativa?

Por Favor! Compartilhe Nosso artigo:

Deixe uma resposta