Por onde e Como começar no Marketing Digital?

ESCRITO POR

Hoje em dia não se navega pela internet sem ouvir propagandas ou alguém falando sobre marketing digital, empreendedorismo, afiliados e ganhar dinheiro pela internet. São coisa que chamam bastante atenção de todos.

Existem diversas maneiras de trabalhar e ganhar dinheiro pela internet. Alguns ficam extremamente perdidos e se deixam levar por propagandas enganosas que dizem ensinar você a faturar muitos dígitos em pouco tempo, mas não é tão simples assim.

Não sabe por onde começar e ganhar dinheiro com marketing digital? Nesse guia vou falar a melhor tragétorla para alguém que deseja ter um negócio rentável, estruturado e próprio na internet. Seja vendendo produtos físicos, digitais ou anúncios.

Esse guia não vai ensinar aqueles que querem resultados rápidos com tráfego pago, ou que desejam investir em ações, traders e criptomoedas. O foco desse artigo é ensinar você a ter sua própria fonte de rena orgânica, estruturada e segura.

Sumário do Artigo
- Entendendo seu objetivo no marketing digital
- Como meu trabalho vai gerar dinheiro? 
- O trio fundador - Site, Redes sociais e Youtube
- Decidi o que fazer, e agora? 
- Eu não entendo muito de internet, e agora? 
- Outros artigos que podem te ajudar
- Meu Passo a Passo para o Marketing Digital
Por onde e Como começar no Marketing Digital?

Entendendo seu objetivo no marketing digital

Antes de começar qualquer coisa, você precisa entender seu objetivo. Trabalhar pela internet é algo que exige dedicação, então você precisa escolher algo que nunca vai enjoar de fazer. Por isso meu nicho principal é o Japão e idiomas.

Não se importe com a dificuldade do assunto, com a concorrência ou com as formas de monetizar seu projeto. Pense bem com qual assunto deseja trabalhar na internet. É importante ter um objetivo em mente antes de dar qualquer passo.

As pessoas que acessam a internet, buscam por conhecimento e informação. Seu principal objetivo é passar informação para essas pessoas, seja através de redes sociais, youtube ou site/blog. Independente do nicho, passar conhecimento é seu objetivo.

Significado de Nicho – O nicho define o público alvo do seu negócio, é uma categoria ou segmento, trata-se dos assuntos no qual você vai abordar em seu site, canal, rede social ou mídia que você usar para se promover e interagir com os clientes, leitores, visitantes e fans.

Por onde e Como começar no Marketing Digital?

Como meu trabalho vai gerar dinheiro?

Independente do objetivo, a internet é um canal para passar conhecimento as pessoas. Você só vai ganhar dinheiro se conseguir passar alguma informação ou conhecimento de valor para seus seguidores e visitantes.

Depois de conquistar tal confiança, você vai ser capaz de lucrar através de anúncios, vendas diretas ou como afiliado. Muitos são desesperados em vender para ganhar dinheiro rápido, mas é necessário ter um público para conseguir resultados.

Da pra ganhar dinheiro sem vender alguma coisa? Na verdade não, até mesmo com os anúncios do google, você basicamente está vendendo algo. Você está vendendo o espaço publicitário do seu site, e as pessoas que clicam nos anúncios acabam comprando algo.

Na verdade, dependendo do assunto de seu site, anúncios do Google Adsense geram uma receita muito baixa. Você definitivamente precisa vender alguma coisa caso queira ganhar dinheiro pela internet. Seja serviços, produtos ou cursos.

Caso você seja um YouTube de sucesso, pode conseguir dinheiro através de lives ou doações, patreon e assinaturas. São inúmeras as formas de ganhar dinheiro, mas eles vão sair do bolso de alguém para ir ao seu.

Uma dica para conseguir mais resultados – Eu sempre examino minha concorrência e tento entregar um conteúdo melhor e mais completo que eles. Sempre sendo sincero e humilde, mesmo que mentiras deem mais resultados.

Por onde e Como começar no Marketing Digital?

O trio fundador – Site, Redes sociais e Youtube

Agora você está ciente que precisa entregar conteúdo de valor as pessoas. Você também sabe que precisa vender alguma coisa para gerar dinheiro no seu trabalho. Agora chegamos na parte onde você vai decidir por onde quer começar a trabalhar no marketing digital.

Quem trabalha na internet costuma usar um trio de ferramentas para alcançar e entregar conteúdo as pessoas. Eu me refiro ao website, canal no youtube e redes sociais como Instagram e Facebook. Será que devo usar as três? Por onde começar?

Essas ferramentas são independentes, é possível ganhar dinheiro usando apenas uma delas. Ainda assim, recomendamos usar as 3 ao mesmo tempo, afim de alcançar mais pessoas e ter um lucro maior.

Não é fácil administrar essas 3 ferramentas sozinho, ainda mais quando se precisa fazer outras coisas como publicidade, banners, programação, SEO, email-marketing e outras coisas que não vamos discutir nesse artigo para não te assustar.

Recomendamos começar pela qual você tem mais facilidade e habilidade. Se você é bom em comunicação, talvez o Youtube seja a melhor escolha. Se você é bom escrevendo, faça um site e comece a escrever.

Independente de ter um canal no Youtube ou um website, redes sociais você vai acabar tendo de criar e administrar. Caso queira ter apenas uma rede social, você vai precisar se esforçar para se tornar um influencer digital, afim de realizar vendas e lucro.

Eu pessoalmente gosto de administrar meu website. Escrevo rapidamente sem ter que aparecer na câmera ou falar as coisas. Infelizmente não é uma tarefa fácil alcançar pessoas no meio de milhões de sites que aparecem no Google.

Por onde e Como começar no Marketing Digital?

Decidi o que fazer, e agora?

Agora que você decidiu por onde começar, apenas faça! Não importa se não sabe o que fazer depois, basta dar o primeiro passo! Faça a rede social, canal do youtube ou site. Até crianças de 10 anos tem feito canais no youtube e se empolgando com seus 10 inscritos. Ta esperando o que pra dar o primeiro passo?

Claro que tem coisas que você precisa analisar com calma. O nome do seu projeto é importante, escolha sempre algo que tenha haver com que deseja falar. Pode parecer clichê ou nada original, mas isso vai ajudar a conseguir visitas orgânicas.

Visitas Orgânicas são visitas naturais, de pessoas que buscam nas redes sociais ou em sites do Google. Para conseguir aumentar essas visitas, você precisa estudar bastante sobre SEO. Além das orgânicas, existem visitas pagas e diretas.

Lembre-se que seu objetivo é conseguir um público. Por isso estude bastante as formas de conseguir mais visitantes, gerar conteúdo de qualidade, alcançar uma meta de inscritos, seguidores ou visitantes. Foque nisso antes de focar na grana.

Eu não entendo muito de internet, e agora?

Eu basicamente falei o óbvio, você precisa criar sua fonte de renda, mas como fazer isso? Talvez exija de você um conhecimento que você não tem, e que eu não consigo explicar em apenas um artigo. Trabalhar na internet é um processo longo.

Talvez você se pergunte: Como eu crio um website? O que eu escrevo em um website? Como eu cresço minhas redes sociais? Como consigo inscritos no Youtube? Como eu começo a ganhar dinheiro pela internet? Como eu trabalho no marketing?

São perguntas complexas que exige um estudo constante. Até hoje eu aprendo sobre essas coisas, precisamos sempre estudar. Por isso outros que trabalham em Marketing Digital fazem milhares de cursos online explicando sobre cada assunto.

Eu mesmo poderia recomendar um curso para cada pergunta que eu mencionei. Felizmente eu não acho que todos estão dispostos em investir no conhecimento. Por isso vou recomendar apenas uma: Fórmula Negócio Online.

Por onde e Como começar no Marketing Digital?

Esse curso é completo e ensina passo a passo como criar, administrar e crescer suas redes sociais, websites e canais no youtube. Ele também ensina sobre marketing de afiliados, e-mail marketing e outras formas de lucrar rapidamente.

E se eu não quiser comprar nenhum curso? – Sim, é possível aprender tudo que os cursos ensinam sozinho garimpando na internet. Eu mesmo ensino detalhadamente muitas coisa sobre marketing digital com meus artigos.

Infelizmente nem todos são autodidata ou tem a experiência de sair vasculhando atrás de conhecimento. Eu conheço milionários que não fazem nem metade do que eu faço. Eles apenas focam no que é mais fácil e importante.

Caso você queira a experiência de sair aprendendo sozinho, vai ser divertido, porém os resultados vão ser demorados e você vai quebrar muito a cara. Por isso eu recomendo dar uma chance ao Fórmula Negócio Online.

Lembrando que o curso apenas ensina tudo o que você precisa fazer! Os resultados vão depender de você e sua dedicação!

Por onde e Como começar no Marketing Digital?

Outros artigos que podem te ajudar

Eu queria ter a capacidade de explicar detalhadamente nesse artigo como criar suas redes sociais, seu website ou seu canal no youtube. Infelizmente não da pra fazer tudo isso num artigo. Nosso site já tem outros artigos que falam sobre isso:

Nesse primeiro artigo eu falo bastante sobre as formas que utilizo para ganhar dinheiro na internet e como eu comecei minha tragétorla. No segundo artigo eu falo sobre outras formas de ganhar dinheiro como rede sociais e etc.

Caso você queira fazer um website, cresce-lo exige bastante dedicação e aprendizado em SEO. Recomendamos ler nosso guia completo sobre SEO e 50 ferramentas que vão te ajudar nesse sentido.

SEO (Search Engine Optimization) consiste em uma variedade de técnicas que têm como objetivo tornar o seu site mais amigável e visível nos sites de busca como Google, Yahoo e Bing. Aumentando assim a quantidade de visitas orgânicas.

Cuidar de um site também exige escrever artigos bem estruturados. Aprendizado básico de HTML, um bom português, capacidade de buscar soluções no Google sem depender sempre de um webdesigner e outros.

Meu maior incentivo é que você aprenda a ser independente, porque as pessoas sempre vão te deixar na mão ou vão te decepcionar. Quanto menos se envolver com outras pessoas nesse trabalho, melhor para sua saúde mental.

Por onde e Como começar no Marketing Digital?

Meu Passo a Passo para o Marketing Digital

Para finalizar o artigo, vou fazer um checklist explicando passo a passo resumidamente o que você deve fazer para trabalhar no mercado digital. Quais assuntos você deve estudar, aprender e aplicar. Quais sites você deve cadastrar e etc.

Espero que tenham gostado desse guia de como começar no marketing digital. Se gostou do artigo, compartilhe e deixe seus comentários. Não deixe de cadastrar em nosso site e conhecer o Fórmula Negócio Online. O Alex Vargas também oferece um CheckList para afiliados caso você acesse o link.

  • Escolha um Nicho para seu projeto;
  • Entenda que seu objetivo é vender;
  • Escolha sua principal ferramenta;
  • Crie um Website;
  • Crie um Instagram e Facebook;
  • Crie um canal no Youtube;
  • Aprenda SEO;
  • Aprenda E-Mail Marketing;
  • Escolha as formas de monetização;
  • Gere conteúdo para seu site;
  • Cadastre-se no Google Adsense;
  • Cadastre-se em redes de Afiliados;
  • Aprender, aprender e aprender;
Por Favor! Compartilhe Nosso artigo:

Deixe uma resposta