Metaverso: O que é, características e as principais tendências

Escrito por

Cansado de Hospedagens Lentas? Clique aqui e aprenda a usar a Digital Ocean, ganhe também 100 dólares para usar na sua hospedagem Cloud! Aprenda Como configura-la sem acessar terminais e códigos!

O Metaverso é um conceito que tem ganhado cada vez mais popularidade no mercado, em grande parte pelas imensas possibilidades que esse formato oferece para as empresas de consultoria de TI e para entusiastas de tecnologia como um todo.

O mundo tem passado por um processo de desenvolvimento conhecido como transformação digital. Nele, uma série de recursos poderosos de tecnologia começaram a se popularizar, tornando-se parte do dia a dia do usuário comum. Um desses recursos é a realidade virtual.

Através da utilização de um equipamento especial, que consiste de óculos, fones de ouvido e controles remotos, o usuário pode imergir em um ambiente completamente digital, interagindo diretamente com as opções que se apresentam nesse espaço.

O metaverso é um desses ambientes. O termo surgiu em 1992, no livro Snow Crash (Nevasca, no Brasil), escrito por Neal Stephenson. Esse romance futurista abriu a discussão sobre o metaverso e a realidade virtual entre fãs de ficção científica.

O que antes era apenas uma discussão de entretenimento, logo se tornou efetivamente uma realidade sendo utilizada por diversas estruturas, como uma empresa de desenvolvimento de software.

Cada vez mais o metaverso tem se provado uma ferramenta importante para as pessoas conhecerem e se integrarem, e com a popularização desse formato, a tendência é crescer ainda mais.

O único impeditivo para um crescimento em ritmo ainda mais rápido é o fato de os equipamentos necessários para acessar o metaverso ainda estarem fora da realidade de muitos brasileiros, uma questão que vem sendo trabalhada.

Muitas empresas estão buscando maneiras de tornar o custo para você conseguir entrar no metaverso mais alinhado com o perfil de consumo nacional de amantes da tecnologia, e a tendência é que muito mais pessoas estejam se engajando com esse tipo de ação logo.

Características do metaverso

Para você conseguir entender o metaverso, o primeiro passo é identificar suas principais características.

Esse tipo de ação ajuda a entender melhor o que é e quais são as possibilidades dentro do metaverso, uma vez que existem diversas atividades para se fazer lá em um sistema comercial, como:

  • Jogos;
  • Reuniões de trabalho;
  • Compras;
  • Consumir entretenimento (shows, filmes).

Independente do modelo que você opte por usar, é preciso compreender exatamente o que o metaverso é e o que ele tem a oferecer para começar a usar com mais qualidade esse tipo de ação.

Mundo virtual

O primeiro item que precisa ser mencionado sobre o metaverso é que ele é um mundo completo. Ainda que esteja apenas no campo digital, e você precise de equipamentos para acessá-lo, ele é completo, uma realidade alternativa que existe em canais digitais.

Por isso, todas as ações plausíveis no mundo real podem ser transportadas para esse tipo de ação, onde ele pode se conectar sempre que quiser para ter diversas atividades para realizar com uma empresa de consultoria ambiental e aprimorar sua experiência.

Realidade virtual

Esse mundo, entretanto, demanda algumas tecnicalidades para que você possa sentir e experimentar toda a experiência de interação que o metaverso tem a oferecer. Conforme comentado anteriormente, um kit de realidade virtual é essencial.

Algumas aplicações podem precisar de recursos mais simples, como apenas os óculos ou outra ferramenta que possibilita sua navegação pelo metaverso. Entretanto, para que você consiga uma experiência mais completa, o ideal é ter o equipamento todo.

Relação interpessoal

O ser humano é uma figura social. Ainda que você esteja em um ambiente completamente virtual, a verdade é que é muito difícil se comunicar apenas com máquinas que possuem respostas pré-definidas.

O grande trunfo do metaverso nesse sentido é que suas interações são reais. Usuários conectados do mundo inteiro podem ter uma experiência social única e verdadeira, trazendo as pessoas cada vez mais perto e lidando com temas sérios, como o gerenciamento de resíduos.

Com a escolha de avatares, você pode se mostrar com muito mais transparência e clareza, conhecendo novas pessoas e tendo contatos mais interessantes a longo prazo. A tecnologia continua em constante evolução para essa questão.

Hologramas são o próximo passo para a utilização da tecnologia, embora ela ainda esteja em caráter experimental. Esse tipo de função, entretanto, pode auxiliar muitas pessoas que têm um dia a dia atribulado e precisam fazer reuniões e outras atividades em regime de home office.

Dessa maneira, a pessoa pode estar em vários lugares ao mesmo tempo sem sair de casa, aproveitando ao máximo seu dia e todas as opções que possui de atividades para realizar.

Persistência

A existência no metaverso pode parecer efêmera, mas a verdade é que grande parte de seu encanto é justamente pelo fato da persistência de suas ações e atividades. Muito similar ao mundo real, é possível ter bens digitais, como casas e outros benefícios, e mantê-los.

A aparência de seu avatar e de seus bens de consumo dentro do metaverso permanecerão sempre de acordo com sua vontade, mesmo que você passe um tempo sem entrar nesse mundo digital.

Esse tipo de ação é muito interessante para quem gosta de criar padrões, e pode absorver melhor o conteúdo usando esse tipo de ferramenta. Você pode até mesmo criar uma réplica de sua casa no mundo real dentro do metaverso.

Com esse tipo de atividade, por exemplo, você pode fazer “reformas digitais” que podem ter um potencial muito maior de exploração, observando o resultado de instalar terminais hidráulicos antes de pensar em qualquer atividade do gênero fora do metaverso.

Conexão real

A conexão com o mundo real não é impensada. Existem ferramentas digitais trabalhando constantemente para criar um ambiente adequado para o metaverso. Dessa maneira, você pode ter experiências muito similares à realidade.

Viagens virtuais para outros países e para conhecer importantes marcos históricos é apenas uma das possibilidades que esse universo digital oferece para você.

Entendendo o metaverso

Agora que você consegue identificar o que é o metaverso e quais são suas principais características, é preciso entender seu funcionamento para poder entrar de cabeça nesse mundo digital.

Isso porque não existe um resultado concreto dentro do metaverso. A verdade é que cada empresa que deseja se inserir nesse tipo de mercado para um distribuidor de fibra de vidro pode criar sua própria versão desse mundo, de maneira similar ao que acontece com equipamentos eletrônicos.

Isso significa que o metaverso no qual seu avatar está inserido pode ser de uma marca específica.

Embora isso não impeça seu avatar de interagir com outras pessoas em outros metaversos, toda a questão de comunicação e de persistência fica vinculado ao universo que você faz parte.

Além disso, as tecnologias para a utilização do metaverso podem ser completamente diferentes entre si, com objetivos distintos e que devem se adaptar a suas necessidades para que você escolha utilizar com assertividade esse tipo de ferramenta.

Alguns produtos populares no mercado já possuem conceitos e características do metaverso, mas ainda não estão completamente dentro desse tipo de ação. É o caso de muitos jogos que utilizam conceitos como a realidade aumentada.

Entretanto, o metaverso é uma evolução ainda mais potente. As empresas que estão focadas nesse tipo de objetivo querem enxergar o mundo virtual de forma real, com todas as dimensões possíveis.

Por isso, é muito importante entender suas possibilidades junto ao metaverso, e o potencial que esse tipo de ferramenta pode trazer para qualquer pessoa. Visitar uma loja virtual de Calça para uniforme industrial ou mesmo fazer mercado pode se tornar um processo completamente virtual.

Além disso, reuniões de serviço ou mesmo de amigos e familiares podem ser realizadas de forma virtual, sem que haja qualquer necessidade de um dos membros do processo fisicamente sair de sua casa.

Algumas das principais redes sociais no mercado já estão se adaptando a essa nova realidade, prevendo o tipo de interação diferenciada que poderão conquistar e possibilitando uma série de interações importantes para esse tipo de atividade.

Quanto mais essas empresas investirem em recursos como o metaverso, melhor ele poderá se desenvolver, principalmente em questão de criar ferramentas mais acessíveis para o público em geral, e adaptando funcionalidades interessantes para esse modelo.

Especialistas em tecnologia entendem o metaverso como uma grande mudança na forma de utilizar a internet e a rede como um todo, deixando o que antes era uma questão de ficção científica muito mais próxima de sua casa.

Considerações finais

A verdade é que ainda não há uma ideia de que limites o metaverso pode tomar. Por se tratar de uma tecnologia completamente nova, esse tipo de ação tem um grande potencial de desenvolvimento.

Quanto mais você consegue aproveitar esse tipo de recurso, maiores serão suas atividades e com isso é possível explorar diversas ações diferenciadas usando o metaverso, tanto em questões profissionais quanto pessoais.

As pessoas que estão se adaptando a essa nova realidade sairão na frente quando esse novo formato estiver mais estabelecido e for um fator comum para a comunicação digital.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta