HTML5: O que é e quais as suas vantagens para o e-commerce

Escrito por

Você já ouviu falar em HTML5? Sabe qual a diferença das tradicionais páginas em HTML? Neste artigo vamos te apresentar as principais características deste novo tipo de página, quais são  suas vantagens e diferenças em relação ao HTML tradicional.

Afinal, o que é um HTML?

O HTML é uma sigla em Inglês para Linguagem de Marcação de Hipertexto (HyperText Markup Language) que permite a publicação de materiais como:

  • Imagens;
  • Layouts;
  • Áudios;
  • Documentos;
  • Textos.

Esses materiais são publicados por meio de uma conexão de diversos elementos em uma estrutura chamada de hipertexto.

Entendendo o HTML5

Este novo recurso conta com um conjunto de 5 principais tecnologias: SVG, CSS3, WebGL, API de arquivo, MathML. Mas o que é tudo isso? Calma que vamos te explicar.

API (Application Programming Interface)

O API, ou Interface de Programação de Aplicação, é um conjunto de padrões que promovem a comunicação da interface dos aplicativos (a tela inicial e os layouts) e do sistema com outras plataformas.

Esta ferramenta facilitou o trabalho dos desenvolvedores de softwares por tornar a comunicação entre os apps com os demais serviços necessários ao seu funcionamento.

Por exemplo, para que o aplicativo possa coletar dados dos seus registros fotográficos ele solicita a liberação do seu controle de acesso, a fim de que não precise criar uma nova interface para isso, otimizando o processo de obtenção de dados.

MathML (Mathematical Markup Language)

O MathML, ou linguagem de marcação matemática, é um tipo de recurso dentro da ferramenta HTML5 que tem como objetivo descrever noções e operações matemáticas capturando estrutura e conteúdo.

Este recurso permite a representação de equações, fórmulas e cálculos em documentos online de modo prático e com melhor visualização do que as ferramentas que o precederam.

WebGL (Web Graphics Library)

A WebGL, ou Biblioteca de Gráficos da Web, é uma ferramenta que melhorou consideravelmente a exibição de gráficos 2D e 3D em documentos, imagens e textos da internet.

É um tipo de API, mas voltado ao uso pelo JavaScript, que é uma das linguagens de programação mais conhecidas, usadas e aclamadas no mundo digital por possibilitar a criação de páginas da internet dinâmicas e com alta qualidade.

A associação do WebGL com demais recursos do JavaScript, permitem a criação de automação audio e video na linguagem HTML, o que era um processo custoso financeiro e manual em tempos anteriores.

A facilitação desse processo, permitiu a criação de sites com melhor qualidade visual e totalmente engajados dentro do marketing da era digital. 

Text

SVG (Scalable Vector Graphics)

O SVG, ou Gráficos Vetoriais Escalonáveis, é um tipo de arquivo XML (linguagem de programação) que permite a criação de gráficos bidimensionais de forma animada, semelhante a GIFs, ou estática.

O principal benefício promovido por este recurso é a manutenção da qualidade de resolução, mesmo com a ampliação do gráfico.

Em uma situação em que você tem uma empresa de automação de processos digitais, por exemplo, é imprescindível que o SVG esteja presente em sua página HTML.

Este recurso traduz credibilidade aos seus clientes por manutenção dos gráficos em alta resolução, independentemente da tela em que o mesmo estiver acessando.

O fato de aumentar ou reduzir os gráficos e manter a resolução transmite uma ideia de automação e qualidade, de controle inteligente, e torna o cliente ainda mais propenso a contratar os seus serviços.

Por não ser de propriedade de qualquer empresa, torna-se mais fácil utilizar esse recurso para criação dos gráficos, o que difere esta ferramenta das demais com a mesma funcionalidade.

CSS3 (Cascading Style Sheets)

O CSS3 é a terceira geração de um código (chamado de CSS) muito utilizada para estabelecer padrões de estilo como tamanho, cores e fonte dentro de páginas da internet que estão em criação.

A terceira geração deste código, o CSS3, trouxe maior dinamicidade ao design das páginas, tornando mais fácil a construção e incorporando elementos de transição, movimento da imagem de fundo e outros estilos únicos.

Por exemplo, se você vende filtro soft everest e quer uma página na web para promovê-lo, poderá solicitar ao designer que coloque movimentação no layout que resulte no destaque do seu produto. Isso graças ao CSS3, que facilita a animação.

Black background with text overlay screengrab

5 benefícios do HTML5 para seu negócio digital

Para você que tem um E-commerce (comércio digital) e faz uso de plataformas na internet com o intuito de venda, vai gostar de saber que o novo recurso pode trazer muitos benefícios ao seu negócio.

Aqui separamos 6 principais benefícios que você pode ter adotando esta ferramenta para o marketing digital de sua empresa e otimização para sua página ou aplicativo.

1. Navegação fácil e com menores restrições

A nova linguagem de HTML deixa o site mais leve e permite o carregamento mais rápido das imagens e dos textos presentes. Isso torna a navegação mais rápida e prática deixando o usuário mais satisfeito.

A responsividade do site também se torna mais prática. O cliente clica em determinada função e imediatamente a resposta é gerada, como resultado da leveza dos elementos nessa nova configuração.

Suponhamos a seguinte situação: sua empresa é responsável pela instalação de quadros de comando eletrico em edificações e para atingir um maior número de potenciais clientes você resolve criar uma página na web.

Se esta for com o HTML de quinta geração, a navegação rápida e com alta responsividade vai favorecer o seu negócio por não deixar os clientes insatisfeitos aguardando o carregamento de informações.

2. Otimização de SEO (Search Engine Optimization)

O SEO é uma ferramenta que otimiza o aparecimento do seu site nos buscadores, visando um posicionamento mais ao topo, aumentando as chances de acesso.

Por meio desta nova configuração do HTML, o seu site tende a aparecer mais no topo nas buscas em decorrência do melhor indexado pelos buscadores.

A indexação é a seleção que o buscador faz com base em alguns critérios como métricas de acesso ao site e avaliação de usuários.

Isso porque a melhor navegabilidade e experiência do usuário com um site contam muito para as métricas dos buscadores. Assim, quanto mais rápido e prático seu site, melhor a experiência do usuário e melhor sua colocação nas buscas.

Você pode optar pela terceirização de TI (Tecnologia da informação) dentro de sua empresa e melhorar ainda mais os resultados, por meio da manutenção do HTML de quinta geração.

3. Melhoria da acessibilidade

O uso desta nova ferramenta permite um acesso mais fácil aos dados, por parte do usuário. Nesta nova configuração, o site não precisa do uso de plugins que seriam extensões necessárias para a abertura de imagens e banners.

Sendo assim, a arte criada para seu site abre de modo mais rápido e envolve o cliente, podendo contar com animações ou movimentos mais dinâmicos que tornam a contemplação mais satisfatória.

4. Dados personalizáveis

Devido à maior flexibilidade que a página apresenta por meio desta nova configuração, a inserção de dados personalizáveis se tornou frequente, dada a facilidade.

Dados extras ou com características únicas como, por exemplo, movimentos vetorizados diferenciados do padrão, antes eram como um martírio e colocavam em risco o carregamento de sua página.

Hoje, com a leveza proporcionada por esta nova ferramenta, a inserção de dados personalizáveis é plenamente possível e muito adotada.

5. Experiência melhorada para o usuário

Em decorrência da maior leveza do site com manutenção da qualidade dos elementos dispostos nele, a experiência do usuário é alavancada. O carregamento rápido e melhor responsividade contribuem para a satisfação do usuário e compra.

Sendo assim, para o seu consumidor final, as principais vantagens se resumem a:

  • Menor quantidade de travamento nas telas móveis;
  • Aumento da credibilidade dos sites móveis;
  • Melhor experiência estética da interface;
  • Melhor suporte de áudio e vídeo.

Se você fornece um serviço de calibração de aparelhos para aferir pressão em clínicas (esfigmomanômetro), é interessante que a experiência de acesso ao usuário seja melhorada para que haja maior número de interessados.

Como geralmente são as secretarias e o setor administrativo que ficam responsáveis por medidas como essa, de contratação de serviços de terceiros, além do atendimento na clínica, precisam de eficácia e agilidade no processo para evitar atrasos.

Turned on laptop computer

Considerações finais

Agora que você já sabe qual a importância da quinta geração da linguagem HTML e quais os benefícios pode trazer para seu negócio, pode começar a pensar em como aplicar aos seus negócios digitais, caso ainda não faça uso.

Caso não tenha conhecimento suficiente para o desenvolvimento do site, pode optar por um suporte de informatica para empresas, que prestam serviços no sentido de melhorar o seu e-commerce por meio da criação de uma página dinâmica. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta