Saiba o que faz um gestor de tráfego e como investir na profissão

Escrito por

O tráfego na internet torna-se algo cada vez maior a cada dia, diante a popularidade que esse tipo de tecnologia de comunicação e interação passa a ter junto à sociedade, modificando o comportamento dos usuários acerca dos mais diferentes tópicos.

Fazendo com que até mesmo as atividades de trabalho passassem a lidar com um novo tipo de constituição, permitindo com que funcionários de algumas empresas conseguissem realizar suas atividades diretamente de casa, tornando sua residência em um escritório.

Uma realidade que está diretamente conectada à própria constituição de alguns mercados comerciais, que passa a utilizar das plataformas virtuais como um caminho para negociarem suas mercadorias ao público, por meio das lojas virtuais.

Permitindo assim que uma loja de material de construção consiga montar de forma digital uma vitrine de produtos, permitindo com que os seus clientes possam navegar em seu site e encomendar artigos necessários para sua obra, como cimento e cola de bloco.

Para depois receber esses produtos diretamente em sua casa, por meio dos serviços de entrega. Uma realidade cada vez mais comum no mercado, já que os próprios clientes se sentem mais confortáveis com esse tipo de plataforma.

Uma conexão que vem da própria facilidade em se ter acesso aos dispositivos necessários para se conectar à internet. Sendo possível realizar essa ação diretamente do seu celular nos dias de hoje, sem precisar de um computador de mesa ou notebook.

O que acaba por aumentar o número de usuários na internet, diante a pluralidade de smartphones e outros tipos de aparelhos que têm conexão à internet que podem ser encontrados na sociedade, com o número de celular ultrapassando o índice de pessoas.

Existindo então indivíduos com acesso a mais de um aparelho, tudo levando a uma maior conexão entre a população e as soluções tecnológicas, fazendo com que aparelhos eletrônicos, como os totens de autoatendimento, sejam cada vez mais populares.

E se chegamos em um ponto onde a internet e suas aplicações passaram a dominar até mesmo o ambiente físico, não é muito difícil imaginar a amplitude com que o cenário digital passou a alcançar.

Existindo a partir disso até mesmo profissionais específicos para essa área, como é o caso dos gestores de tráfego, um profissional cada vez mais importante para um negócio que pretende atuar na internet.

Quais são as funções de um gestor de tráfego?

Um gestor de tráfego é uma profissão jovem no mercado, assim como a maioria de ações ligadas a atuação de um profissional na internet, que passa a ser cada vez mais essencial para quem administra um negócio que possui algum tipo de conexão nesse sentido.

E atualmente isso pode ser dito sobre praticamente todos os setores comerciais, pois desde uma rede de restaurantes até mesmo uma empresa que oferece o serviço de implementação de de sistema de áudio e vídeo, ambas podem utilizar dessa conexão.

Seja para a divulgação das suas atividades comerciais, ou até mesmo para a execução das mesmas, sendo cada vez mais populares as empresas que podem usar das ferramentas virtuais como a principal forma de disponibilização dos serviços.

Sendo possível encontrar lojas de roupas que atuam somente na modalidade online, sem a  existência de um estabelecimento físico relacionado, com todas essas atividades comerciais podendo ser realizadas junto a uma plataforma digital.

Assim, é possível otimizar sua marca junto a esse ambiente virtual, através de campanhas focadas neste tipo de plataforma. E para se realizar o melhor tipo de ação nesse sentido é importante contar com ajuda profissional, nesse caso se destacando o gestor de tráfego.

Profissional esse que é responsável por coordenar as campanhas digitais de uma empresa, identificando as melhores estratégias e plataformas a serem abordadas por uma companhia que busque ser reconhecida na internet.

Como um escritório que fornece serviços de comunicação visual para empresas, que precisa se posicionar bem na internet, indo além do visual, mas também marcando presença nesse ambiente, de forma a atrair novos clientes para a sua companhia.

Para se destacar nesse sentido, é preciso operar junto de um bom planejamento de comunicação na internet, com um gestor de tráfego sendo responsável por identificar as melhores alternativas para esse objetivo, junto a diversas tarefas a serem executadas.

As principais tarefas desse profissional

Por se tratar de uma profissional nova no mercado, podem existir dúvidas sobre quais são as responsabilidades desse tipo de gestor, sendo reconhecido os benefícios que eles podem trazer para uma empresa, mas pouco sobre quais são suas atividades.

E entre as tarefas de um profissional que atua na internet como um gestor de tráfego é possível destacar algumas especificidades.

  • Cálculo do investimento digital

Para que uma empresa conquiste uma posição de destaque na internet, é importante que a mesma trabalhe com conteúdos pagos, como anúncios, contando com um artifício além das postagens orgânicas, que alcancem somente uma parte dos seus seguidores na rede.

Com uma publicação paga podendo atingir até mesmo usuários que ainda não estão conectados a sua marca, podendo assim serem convertidos como novos clientes para o seu empreendimento.

Um gestor de tráfego torna-se responsável por definir o orçamento de uma campanha nas redes, para que seja possível alcançar uma meta definida pela companhia em questão.

Como uma empresa de segurança que busca apresentar o seu novo controle de acesso digital, e que para se alcançar esse objetivo passa a trabalhar com anúncio plataformas especializadas, como:

Com o gestor de tráfego sendo responsável por definir o orçamento necessário para essas campanhas a serem realizadas muitas vezes em mais de uma rede social.

  • Analisando taxas de conversão

E após a compra deste anúncio é preciso analisar o resultado que eles tiverem junto a sua empresa, podendo ser responsáveis por um aumento de conversões em sua companhia, sendo preciso então identificar os pontos positivos  e negativos dessa performance.

Para que seja possível realinhar a sua campanha digital, aumentando o investimento em plataformas que mostraram um maior número de conversões, e reformulando o seu espaço em redes sociais que demonstraram uma performance menor.

  • Produção de relatórios

Muitas vezes esse tipo de análise pode ser importante também para outros setores dentro de uma empresa, sendo dados essenciais tanto para a área de marketing como para o setor de vendas de um negócio, sendo importante reunir tais informações em um relatório.

Algo que pode ser feito de forma mais eficaz, junto a um software de ged, que atua na automação dos processos relacionados à confecção e manuseio de diversos documentos importantes para a administração de uma empresa.

  • Cronograma de postagens

Por mais que um calendário de postagens seja uma atividade que costuma estar relacionada às ações dos profissionais de comunicação de uma empresa, muitas vezes, um gestor de tráfego pode auxiliar na produção desse cronograma.

Um sistema importante para se identificar as melhores oportunidades comerciais de uma empresa na internet, tanto em questões de data como também de horários, identificando o momento do dia no qual um perfil tem um maior índice de visualizações.

Com base nessas responsabilidades, torna-se compreensível a procura cada vez maior do mercado por tais profissionais, sendo então uma área de destaque para pessoas que buscam atuar junto aos serviços na internet.

Os benefícios de se tornar um gestor de tráfego

Ao citar as funções desse profissional, é possível entender sobre o porquê das empresas estarem em busca desse tipo de profissional, sendo então uma área de destaque para quem busca se profissionalizar em cima de tópicos e ferramentas digitais.

Existindo nesse caso um mercado em pleno processo de expansão, diante da ampliação do próprio cenário digital, sendo possível encontrar mercados de pequeno porte, como também grandes conglomerados, como uma fábrica de produtos de comando e sinalização.

Tudo levando a um maior interesse pelos profissionais de comunicação e de serviços digitais a se especializar nesse tipo de aplicação. O que pode ser alcançado através de uma formação em áreas como publicidade e marketing.

Com essas instituições de ensino estando em um processo de atualização dos seus currículos, adotando cada vez mais práticas e estudos voltados à realidade digital, junto às ferramentas específicas a serem utilizadas nesse tipo de ação na internet.

O que leva esses profissionais a conhecerem os mais diferentes tipos de aplicações referente ao serviços de comunicação de uma empresa, passando pela ação de um display customizado em um mercado, como também a uma campanha digital nas redes sociais.

Com ambas as ações tendo uma importância significativa para o progresso de uma empresa, junto aos seus serviços de comunicação. Existe apenas um destaque para os serviços digitais atualmente.

Uma situação que faz com que um gestor de tráfego um profissional seja uma figura importante para as empresas que se encontram nessa nova realidade digital.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta