10 dicas de marketing digital para impulsionar as vendas de Natal

Escrito por

Cansado de Hospedagens Lentas? Clique aqui e aprenda a usar a Digital Ocean, ganhe também 100 dólares para usar na sua hospedagem Cloud! Aprenda Como configura-la sem acessar terminais e códigos!

O Natal é uma das datas comemorativas de maior importância para a sociedade, que tem um apreço por essas festividades para reunir seus amigos e familiares, até mesmo aqueles distantes, que usam desse evento para se reunir anualmente.

E se para o público geral existe uma importância em cima dessa festividade natalina, a mesma coisa acontece com o mercado, que utiliza dessa data como uma oportunidade comercial para aumentar o número de vendas, diante da procura do público por tais serviços.

Afinal, a atividade de troca de presentes acaba por alimentar os mais diversos tipos de empreendimentos, que utilizam do período natalino como uma oportunidade de até mesmo colocar no mercado novos produtos, diante da procura maior do público nesse período.

Sem contar com os serviços que atuam juntamente com a comercialização de produtos nessa época, como uma loja de departamentos que organiza um setor de peças para decoração de natal para loja.

Ou até mesmo o que acontece em supermercados que passam a ofertar produtos específicos para essa celebração de fim de ano, como panetones, frutas secas, entre outros alimentos que costumam marcar presença na tradicional ceia de Natal.

Existindo uma preparação do próprio mercado a esse evento anual, com a organização de campanhas feitas até mesmo de forma antecipada, para que no período próximo da data essas lojas estejam preparadas para trabalhar com o clima natalino em seus negócios.

Pois assim como existe um aumento no número de vendas, existe também um crescimento associado às responsabilidades desse negócio, sendo preciso com que uma empresa de brindes corporativos personalizados se prepare para a época.

Pois ao existir uma maior demanda por parte do seu público, torna-se necessário preparar as atividade dessa empresa para corresponder às expectativas dos seus clientes. Algo que está além do mercado tradicional, passando também pelas lojas virtuais.

O marketing digital durante o Natal

Não é somente as lojas físicas que veem um aumento no seu número de rendimento durante as festividades natalinas, já que o mercado digital cada vez mais conta com a percepção dos seus clientes, que se sentem confortáveis com tal tipo de compra.

Ainda mais nos tempos atuais onde até mesmo o tradicional amigo secreto a ser realizado no ambiente de trabalho, pode ocorrer de forma virtual, por meio de sites que trabalham com esse tipo de sorteio.

Uma realidade que facilita até mesmo no ato de procurar um presente, seja para si mesmo ou para outras pessoas, utilizando de aplicativos ou sistemas digitais que podem ajudar a encontrar o melhor produto pelo menor preço.

E para que o seu empreendimento se aproveite da melhor forma possível desse evento de da base comercial, é preciso preparar a sua loja virtual também para esse maior número de aquisições que podem ocorrer próximas ao fim do ano.

Como na compra de um estoque maior de caixa de papelão ondulado. Material a ser utilizado no empacotamento dos produtos que serão entregues para os seus clientes, de preferência chegando antes do Natal, quando se trata de um presente.

Junto a isso existem práticas especiais que podem impulsionar o seu número de vendas na época natalina, principalmente quando se trata de um comércio de origem digital, que opera com uma realidade diferente do tradicional mercado físico.

10 formas de aumentar suas vendas no Natal

Seja no mercado presencial ou virtual, a proximidade do Natal faz com que os responsáveis por esses empreendimentos precisem se adaptar às suas atividades comerciais, para aproveitar as oportunidades comerciais que surgem nessa época.

Existindo dessa maneira, formas de se impulsionar o seu número de venda junto a esse período natalino, sendo preciso apenas estar de olho em um conjunto de probabilidades que podem resultar em um aumento nos resultados comerciais dessa empresa.

  1. Trabalhe com landing pages

As landing pages, páginas que surgem quando um usuário acessa um site de vendas, podem ser de grande importância para que esse empreendimento consiga impulsionar o seu número de vendas dentro de sua plataforma.

Oferecendo descontos ou destacando as qualidades de um produto específico para o público que acaba de entrar em um site, fortalecendo assim a possibilidade de compra deste usuário, principalmente quando se trata de um produto limitado a essa época.

  1. E-mail marketing customizado

O disparo de e-mail é uma forma das lojas virtuais se conectarem melhor com os seus clientes, utilizando sua base de contatos para criar uma lista de e-mails customizados, oferecendo produtos que melhor se adequam a um perfil específico de público.

Para que um usuário que tenha pesquisado por bloco de anotações personalizado empresa na internet, receba e-mails voltados a esse tipo de produto, utilizando da época natalina para destacar uma linha de blocos com decoração especial para o fim do ano.

  1. Disponibilize páginas com ofertas

Outra forma de conquistar a atenção do usuário durante um período de vendas específico, é por meio de uma página especial de ofertas natalinas dentro do seu site de vendas. Garantindo assim uma maior possibilidade de compra por parte dos visitantes.

Aproveitando de um produto de valor especial para aumentar até mesmo a quantia de compras a ser realizada por esse cliente, que usa dessa página de ofertas com um movimento de entrada em um site, para assim expandir o seu número de compras.

  1. Realize ações nas redes sociais

É importante se lembrar que durante o período natalino os compradores costumam estar muito ocupados com as suas tarefas, que passam desde a organização da ceia até a compra de presentes para os seus colegas e familiares.

Diante dessa falta de tempo, é preciso que os empreendimentos trabalhem com ações específicas em seus canais digitais, para conquistar a atenção dos usuários dentro desse período natalino, seja com ações conectadas à data ou não.

Como uma empresa de segurança, que pode divulgar um sistema de controle de acesso que faz parte do seu acervo de produtos, pode até mesmo usar do período comercial em questão para oferecer algum tipo de desconto promocional, por exemplo.

  1. Aposte na mídia paga

Por mais que seja importante trabalhar com as redes sociais, existe nessas plataformas uma disputa grande pela atenção do usuário, fazendo com que as publicações demorem a chegar ao seu público-alvo de forma orgânica.

Sendo recomendável trabalhar com anúncios pagos, que melhorem a forma com que a sua empresa é encontrada na internet, principalmente quando ela trabalha com uma campanha específica para o Natal.

As plataformas mais indicadas nesse sentido são:

Cada rede social operando com a melhor disposição de anúncios relacionados para alguém que pesquise por receitas de Natal, por um serviço de controle de acesso digital ou até mesmo por um novo modelo de dispositivos eletrônicos que vão chegar ao mercado.

  1. Faça sugestões natalinas

Para se alcançar um maior número de vendas no Natal, é preciso também influenciar esse tipo de compra junto aos seus clientes, oferecendo sugestões de compra para quem acaba de adquirir um produto específico. Utilizando da data como um incentivo a novas compras.

  1. Ofereça produtos específicos

O período natalino pode ser também a época perfeita para se colocar no mercado uma linha especial de produtos, utilizando da data para se aprimorar a relação comercial de uma marca junto ao público, como uma sobremesa natalina para uma loja de bolos.

  1. Realize sorteios e concursos

A realização de ações comerciais nessa época pode ser também uma forma de fortalecer a relação da empresa com o seu público. O que vale até mesmo para uma companhia de automação robótica de processos, que pode sortear produtos diversos no Natal.

Para assim garantir uma conexão mais forte com seus clientes, tendo a atenção completa deles.

  1. Disponibilize listas de desejo

Da mesma forma com que uma criança faz a sua lista de desejos para o Papai Noel, o cliente também pode ter a sua própria lista de produtos que busca consumir junto a uma loja, com essas empresas facilitando esse processo através de uma aplicação própria.

Com a disponibilização em seus sites de uma lista de desejos, no qual o usuário pode acompanhar as mudanças de preço dos produtos que almeja, ou então mesmo compartilhar essa lista com outros usuários.

  1. Aposte na identificação visual do Natal

Por fim é importante destacar a presença dessa celebração festiva em seu estabelecimento comercial, seja ele de forma física ou virtual, através da decoração desses espaços, tornando-se até mesmo mais aconchegantes para o público que os visita.

Aproveitando assim todas as qualidades que essa data comemorativa e comercial pode trazer ao seu negócio. Utilizando-se do marketing digital para encontrar as melhores estratégias relacionadas à gestão de um negócio durante o Natal.

Para que os resultados associados a essa estratégia digital possam ser superiores a cada ano que passa, utilizando dessa data para explorar as atividades comerciais de uma companhia.

Para que uma empresa que opera com com serviços técnicos, como uma biometria facial, também encontre resultados positivos durante essa época do ano, já que o período natalino, se bem aproveitado, pode ser benéfico para os mais diferentes tipos de negócio.

Para que os presentes embaixo da árvore no Natal sejam os melhores possíveis. Não só para os clientes de uma loja, mas também para os vendedores que dependem dessas vendas para definir o valor dos presentes a serem dados aos seus familiares.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta