Dropshipping: saiba o que é, como funciona e por onde começar

Cansado de Hospedagens Lentas? Clique aqui e aprenda a usar a Digital Ocean, ganhe também 100 dólares para usar na sua hospedagem Cloud! Aprenda Como configura-la sem acessar terminais e códigos!

A modalidade de venda online cresce cada vez mais no Brasil por seu investimento inicial baixo.

O sonho de muitas pessoas é ingressar no mercado de trabalho e poder trabalhar no conforto da própria casa, sem precisar se deslocar no trânsito, sendo dono do próprio negócio. Para a maioria, a solução é encontrada nos modelos de e-commerce. Porém sempre surgem muitas dúvidas de como funciona, se o investimento inicial é alto, se é preciso ter estoque, e por aí vai. 

Eventualmente, muitas dúvidas são sanadas no processo de começar a empreender. Mas uma grande solução para iniciar uma carreira no mercado online com baixo investimento inicial e sem a necessidade de estoque é a modalidade de dropshipping, que cada vez mais se mostra como sendo uma opção preferida entre novos empreendedores. 

Esse modelo é o formato ideal de negócio para quem deseja iniciar um empreendimento sem as complicações logísticas e sem espaço disponível para estoque. A modalidade acaba oferecendo, ainda, muitas vantagens e se torna atraente para empreendedores iniciantes.

Mas, afinal, o que é dropshipping?

O dropshipping é um modelo de negócios online no qual o lojista não fica dependente de um espaço físico e muito menos de estoque para vender os produtos anunciados. 

O empreendedor exerce o papel de intermediário entre o fabricante do produto e os consumidores. Normalmente, esse intermédio se dá para produtos específicos ou difíceis de encontrar no mercado, funcionando quase como uma forma de encomenda de produtos.

Os processos de estocagem, embalagem e envio, nessa modalidade, ficam a cargo do fabricante do produto, e o lojista faz o papel de promoção, marketing e divulgação. Essa modalidade tem como característica ser totalmente digital e sem a necessidade de um espaço físico para atuar como estoque.

Unrecognizable woman shopping online using her tablet computer

Como  funciona o dropshipping?

Atrativo pela facilidade de como os processos são feitos e pelo baixo investimento inicial, o dropshipping tem um funcionamento bem simples. O empreendedor vai utilizar um site próprio ou outro canal de vendas para expor os produtos como uma vitrine virtual de outras empresas, que são os fabricantes daquele produto, podendo ser produtores nacionais ou internacionais.

O lojista, na sua função de intermediário, então vai ligar as transações entre os clientes e os fabricantes. E, embora soe complexo, o processo é mais simples do que parece. O principal ponto do dropshipping, no final, é atrair os consumidores, seja pelo atendimento em todas as etapas da jornada de consumo, seja pelo relacionamento criado entre o lojista e o fornecedor, seja pelo oferecimento de uma plataforma que transpasse segurança ao consumidor final.

Passo a passo de uma compra por dropshipping

O empreendedor ou lojista, em contato com os fabricantes, vai abastecer seu site ou sua plataforma com uma lista de produtos fornecidos por aqueles fornecedores. Essa lista deve ser constantemente atualizada para que não se venda mais produtos do que o estocado. 

Quando um cliente decide fazer uma compra nesse site, ele vai fazer o pagamento da forma comum – do valor estipulado pelo lojista –, como em qualquer outra plataforma. O lojista, por sua vez, vai receber esse pedido e o pagamento dele, e realizar a encomenda com o fornecedor do produto, repassando o valor cobrado por ele, juntamente de todas as informações de envio para a residência do cliente. 

O fornecedor recebe o pagamento do produto e as informações de entrega, separa o estoque, embala a encomenda e envia devidamente o pacote, seja por transportadora ou pelos Correios. 

O valor pago pelo cliente para o lojista é maior que o valor repassado ao fornecedor, para que seja possível a existência de uma margem de lucro. Nesta modalidade, todo mundo sai ganhando.

Vale ressaltar que o cliente, no momento da compra, não sabe se está comprando em modalidade dropshipping e vai depositar toda a sua confiança no lojista intermediário da transação. Ou seja, para que o processo seja bem-sucedido, é preciso escolher fornecedores confiáveis e que cumpram os prazos estipulados, para que o cliente não seja prejudicado.

Quais são os benefícios de trabalhar com dropshipping

Como é facilmente percebido, essa modalidade é de fácil implantação e de manutenção relativamente simples, e, por esses motivos, se tornou muito atraente e sendo cada vez mais usada por empreendedores brasileiros. Além dessas vantagens, a modalidade conta com:

Estoque e logística terceirizados

A logística de um estoque pode ser um pesadelo para muitos empreendedores iniciantes e com pouca experiência no negócio, portanto começar com uma modalidade onde a logística é terceirizada é muito mais vantajoso. Como na modalidade de dropshipping esse processo fica a cargo dos fornecedores, que, por sua vez, já estão consolidados e são mais experientes nessa área, toda a operação, para o empreendedor, se torna simplificada, o que dá tempo para que seja estudada e implementada aos poucos a possibilidade de possuir estoque próprio, se o empreendedor desejar dar esse passo.

Pode ser feito em qualquer lugar do mundo

Como a modalidade é puramente digital e utilizam ferramentas online, não é necessária a utilização de um espaço físico permanente para que todas as transações e operações se desenrolem. Justamente por não necessitar de um espaço físico que é possível realizar o processo de uma casa, apartamento, seja na praia ou no campo; em qualquer lugar com uma conexão de internet confiável, é possível atuar como empreendedor de dropshipping.

O investimento inicial é muito baixo

Como o maior obstáculo, o estoque, para venda de produtos online foi removido da equação, todo o custo de operação e manutenção é fortemente diminuído. O único investimento é um computador e uma conexão de internet.

Assim, todo o esforço do lojista fica voltado para a promoção e divulgação dos produtos e para atender os clientes da melhor forma possível.

Grande variedade de produtos

Como cada loja pode se valer de mais de um fornecedor, o mix de produtos é natural. Assim, a loja não fica limitada a apenas alguns poucos tipos de produtos nem com um nicho muito restrito de clientes. Por exemplo, um lojista que adotou o modelo dropshipping para uma loja de produtos geek pode escolher um fornecedor para almofadas de heróis, outro apenas para camisetas personalizadas, um terceiro para canecas estampadas, bonecos, pantufas, luminárias, objetos colecionáveis, etc.