Convertendo artigos em vídeos

ESCRITO POR

Inscreva-se para baixar nossos livros e receber contéudo exclusivo

Eu tenho sites com mais de 2000 artigos e queria leva-los ao Youtube, então comecei a procurar por maneiras de criar vídeos rapidamente usando o texto desses artigos. Nesse artigo quero recomendar o que encontrei.

Existem diversas ferramentas online que pegam o texto de sua página e monta automaticamente um vídeo com cenas curtas, imagens e textos destacados cheios de efeitos e transições profissionais. Alguns até podem pronunciar o texto.

– – – – – –

Pra que converter artigos em vídeos?

Quando eu pesquisei sobre isso, encontrei muitas informações falando o contrário. Muitos querem pegar vídeos do youtube e transformar em artigos, uma prática comum e mais elaborada que também vou comentar nesse artigo.

Para aqueles que escrevem em site, ter vídeos baseado em seus artigos podem alavancar o SEO do seu site e canal no youtube. Mesmo que os vídeos não tenham falas, ou usem a fala de uma inteligência artificial.

Existem canais famosos com milhões de inscritos com vídeos genéricos, virais e que usam a voz do Google. Você só tem a ganhar fazendo vídeos de seus artigos, os programas que vou recomendar agilizam esse processo.

Você poderia muito bem gravar e editar por conta própria fazendo vídeos de todos os seus artigos. Infelizmente editar vídeos é um processo lento e chato para quem está acostumado a escrever artigos gigantes em 30 minutos.

Mesmo que você não tenha foco no Youtube, é essencial ter um canal do youtube para melhorar seu ranqueamento, nem que seja como um anel de autoridade. Postar vídeos e coloca-lo em seus artigos melhora muito mais.

Transformando Vídeos em Artigos

Transformando artigos em vídeos

As ferramentas que vou mencionar nesse artigo, costumam funcionar da mesma maneira:

  • Escolha o Link do artigo;
  • Escolha o Template do vídeo;
  • Escolha os trechos do artigo que vão estar no vídeo;
  • Escolha as imagens e vídeos das transições;
  • Escolha a trilha de fundo do vídeo;
  • Escolha o tempo de cada cena;
  • Faça suas modificações e edições finais;
  • Publique o vídeo onde desejar;

As ordens e funções podem variar de acordo com a ferramenta que você escolher. Eu pessoalmente escolhi e recomendo InVídeo por ser mais completa e muito, mas muito mais barata que as concorrentes.

Essas ferramentas tem uma barra de busca de imagens e vídeos que geralmente são livres de direito autorais ou são daqueles sites gettyimages e semelhantes. Outra vantagem da ferramenta é que você não precisa de um super PC para renderizar edição de vídeos.

As ferramentas desse artigo também servem para criar vídeos de publicidade, facebook e marketing digital. Geralmente os vendedores de produtos digitais usam essa ferramenta para divulgar seus produtos.

CRIANDO VÍDEOS RÁPIDOS BASEADO EM ARTIGOS

inVideo.io – Completa e barata

O InVídeo é perfeito por ser super barato, ter uma versão gratuita muito completa que upa até mesmo vídeos em 1080p, além de ter planos pagos super baratos a partir de 4 dólares e um plano bussines de 15$ mensais no plano anual. Caso a pessoa queira pagar mensalmente, esse valor sobe para 6 dólares ou 30 dólares.

Eu tive a sorte de conseguir uma promoção de Cyber Mondey onde paguei apenas 90 dólares no plano anual bussines. Onde sua principal vantagem é o pronunciador de textos que faz todo trabalho de fala pra você.

A única coisa que não gostei é que na hora que você arrasta um vídeo do buscador para sua linha do tempo, ele abre uma janela perguntando se você deseja cortar. Isso infelizmente acaba tirando a praticidade e velocidade da edição.

O bom é saber que o InVídeo não te limita a nada por causa do plano escolhido. Você também tem um suporte rápido e ferramentas completas de edição por cena, tornando-se mais completo que a concorrência.

Outra vantagem é que no plano pago mais barato você já tem acesso a toda bibliotecas de imagens, além da possibilidade de buscar imagens no Bing. Sinceramente, é a melhor ferramenta que achei.

Exemplo de vídeo feito no InVídeo: (Não usei muitas transições diferentes)

Lumen5 – Boa mais cara

Essa foi a primeira ferramenta que encontrei, achei super prática porque você só precisa selecionar e arrastar os vídeos e imagens que deseja colocar no seu projeto. Infelizmente sua desvantagem é o preço.

A versão gratuita permite você fazer até 5 vídeos por mês e posta-los em 720p. Infelizmente a biblioteca de imagens e vídeos é bastante limitada, os planos costumam liberar pouco a pouco a ferramenta completa.

A versão mais barata custa absurdos 30 dólares mensais, enquanto a versão premium custa 80 dólares. A melhor versão custa absurdos 199 dólares, apenas essa versão permite fazer uploads de fontes e músicas. Os planos ficam mais barato caso pague a versão anual.

Apesar de seu preço absurdo, eu achei o melhor software para transformar textos em vídeo. Tudo pela praticidade e velocidade mais rápida que a outra ferramenta que acabei escolhendo pelo custo benefício.

Exemplo de vídeo feito no Lumen5:

Outras ferramentas que transformam artigos em vídeos

A primeira que encontrei foi a Lumen5, foi amor a primeira vista, mas depois percebi que sustenta-la sai muito caro. Fui atrás de alternativas e encontrei o InVídeo, mas também encontrei outras alternativas que vale a pena citar:

Multimedia5 – Outra alternativa semelhante que oferece um plano gratuito muito bom, permitindo postar até 5 vídeos gratuitos por mês com marca d’água em 720p;

Felix AI – Outra alternativa simples e interessante para transformar textos em vídeo;

Viomatic – Outra plataforma de criação de conteúdo de vídeo que facilita a geração automática de vídeos a partir de conteúdo existente, como sites, imagens e texto escrito.

Headliner – Ótima ferramenta, sua diferença é que a edição do vídeo é semelhante as timeline de um programa de edição de vídeo de computador.

  • Cofeshow;
  • Animoto;
  • Magisto;
  • Rocketium;

Provavelmente deve existir outras ferramentas semelhantes. Caso conheça alguma, deixe nos comentários. Lembrando que na minha opinião a melhor continua sendo InVídeo.

Transformando Vídeos em Artigos

Transformando Vídeos em Artigos

Muitos gostam de fazer o inverso, pegar vídeos do youtube e transforma-los em artigos. Isso é fácil de fazer, basta fazer download da legenda do vídeo através de um site e depois converte-la para textos.

Existem programas e plugins de wordpress que faz esse trabalho automaticamente. Eu prefiro fazer manualmente baixando a legenda. Recomendamos usar o filtro para procurar por vídeos que tenham legendas feitas ao invés das geradas.

Fazer artigos baseado em vídeo do youtube é ótimo, você consegue material original rapidamente e ainda tem um vídeo para colocar com o artigo, melhorando assim o SEO da sua página.

Espero que tenham gostado das dicas desse artigo! Se gostou, compartilhe e deixe seus comentários! Obrigado e até a próxima…

Por Favor! Compartilhe Nosso artigo:

Deixe uma resposta