Por que troquei o menu por uma sidebar?

, ESCRITO POR

Inscreva-se para baixar nossos livros e receber contéudo exclusivo

Vocês devem ter percebido que nos meus 3 sites eu mudei o menu que ficava no topo fixo por uma sidebar (barra lateral) fixa. Por que fiz isso? Quais as vantagens e diferenças? Nesse artigo quero descrever essa grande mudança.

Espero que esse artigo com minha opinião seja de ajuda para você decidir entre usar ou não uma sidebar lateral ou um menu fixo no topo.

– – – –

Por que eu usava um menu fixo no topo?

Ao longo desses 5 anos eu sempre gostei de um menu fixo no topo do site. Enquanto muitos deixavam um menu no topo, mas não fixo, eu insistia em deixa-lo fixado para pessoa usar sempre que possível.

Eu acreditava que isso permitia a pessoa navegar mais no site em diferentes páginas, mas na prática ninguém faz isso. As visitas as páginas de categoria são baixíssimas, nem se quer busca as pessoas costumam fazer no site.

Essa é uma das consequências de ter visitas orgânicas, onde as pessoas simplesmente entram, leem e saem do site. Por esse motivo é importante ter uma escrita bastante cativante e original para tornar a pessoa um seguidor do site.

Assim como os menus, percebi que uma Sidebar (barra lateral) não trás tantos resultados como formulários e links dentro do artigo. Hoje atualmente uso uma captura de e-mail bem abaixo do título do artigo do site para gerar leads tanto no desktop como no mobile.

POR QUE TROQUEI O MENU POR UMA SIDEBAR?

Meus problemas com Sidebar

Ao longo dos anos eu tentava capturar leads, fazer a pessoa interagir e navegar no site através das barras laterais (sidebar). Com um tempo eu percebi que as barras laterais deixavam o site muito feio, até que optei por usar apenas um coluna do artigo.

Gostei bastante desse estilo de layout, que exigiu eu aumentar o tamanho padrão das imagens que enviava para o servidor. A página, tanto no mobile como no desktop exibia apenas o artigo sem distrações nas laterais.

Abandonei o uso de Widgets laterais do WordPress e coloquei apenas 3 no Footer onde raramente ninguém da atenção. Com o formulário de captura no início do artigo, capturava leads de todos os dispositivos sem precisar de popups e de forma discreta.

Esse formulário no Header, semelhante ao que o viverdeblog usou, aumentou bastante minhas conversões, me tornando o maior afiliado dentro do principal nicho que eu atuo. Com ele nunca senti falta de usar widgets ou uma sidebar lateral por anos.

POR QUE TROQUEI O MENU POR UMA SIDEBAR?

Encucado com a velocidade do site, tentei ao máximo diminuir as requisições da página, mesmo usando um layout super ultra leve chamado generatepress. Fazendo isso acabei optando por substituir o menu fixo por uma sidebar.

Claro que esse não foi o único motivo, nem é um motivo viável, já que a pontuação no PageSpeed era prejudicada pelos anúncios do google que coloco no site. Já tinha tempo que queria colocar uma sidebar no site, mas queria uma alternativa ao sidebar padrão.

A barra lateral padrão dos temas wordpress faz com que a caixa que contém o texto do artigo fique menor. Isso me incomodava bastante, porque gostava daquela caixa grande que da uma impressão de um arquivo de texto aberto no Word ou Pages.

Descobri que alguns temas usavam um cabeçalho e menu na lateral que permitia a colocação de widgets, se tornando uma verdadeira sidebar lateral que não atrapalha o layout do meu site e prende atenção por sua localização a esquerda.

No Site Library do GeneratePress tinha 2 configurações que deixava o site dessa forma. Depois de horas configurando tudo direitinho no CSS consegui deixar o tema do meu site da forma que eu queria.

A maior vantagem é que o Menu Mobile exibe os Widgets, que na maioria das vezes é jogado para o fim da página nos dispositivos mobile. Mesmo que coloca-se os Widgets para serem exibidos antes do artigo, eles ocupariam um espaço enorme.

O menu expansivo mobile permite que eu apresente mais informações, anúncios, formulários, links e menus antes do artigo ser exibido, apenas se a pessoa optar por expandir o menu por curiosidade. Também continuo usando a captura de e-mail no título do artigo.

POR QUE TROQUEI O MENU POR UMA SIDEBAR?

Dificuldades de uma sidebar fixa na lateral

A maior dificuldade dessa mudança é escolher cores e fazer um designer bonito. No começo as cores claras que escolhi fez com que meu site parecesse um site de 2003 em HTML. Depois de muitas mudanças cheguei num resultado satisfatório.

Usando essa Sidebar eu pude deletar 3 complementos do tema GeneratePress poupando processos do meu WordPress. Outra coisa que me incomodou no começo foi a forma que a página carrega com plugin de cache, talvez vocês percebam.

Levei dias configurando o CSS para deixar os seletores de categoria que utilizei bonitos. Também deixe um scrollbar personalizado no sidebar lateral para o designer parecer mais moderno. Ainda não estou totalmente satisfeito, com tempo mais mudanças vão ser feitas.

O objetivo é simples e claro, apresentar a melhor experiência possível para o usuário, monetizar o site da melhor forma possível, aumentar a velocidade da página, aumentar o ranqueamento do site e capturar mais leads.

Por Favor! Compartilhe Nosso artigo:

Deixe uma resposta