Aprenda a Improvisar no piano com Escalas de Blues

ESCRITO POR

Você sabe o que são escalas de Blues? Quer aprender a escala de blues no piano ou no seu teclado? Quer saber como ela pode te ajudar a fazer improvisos? Neste artigo vamos falar tudo sobre as escalas de blues.

O que exatamente é uma escala de blues? Antes de entender isso precisamos saber o que é uma “blue note”, que consiste em uma nota musical que provém das escalas usadas nas canções de trabalho praticadas pelos povos afro-americanos durante a escravidão.

Em português pode ser conhecido também como Nota Fora e costuma ser muito ouvido em músicas do ritmo Blues e Jazz. A escala blues é a escala pentatônica acrescida da blue note, que também é chamada de pentablues.

Apesar de ser algo óbvio, a escala de Blues não é exclusivo para pianos e teclados, é possível fazer essas escalas na guitarra e violão com facilidade, além de outros instrumentos.

Aprenda a Improvisar no piano com Escalas de Blues 1

Algumas curiosidades sobre a blue note e escala de blues

O conceito de maior ou menor é inexistente no Blues Tradicional, o que manda são seus acordes dominante e sua sonoridade indefinida em suas melodias. O músico que utiliza o Blues fica brincando livremente com a colocação rítmica, atrasando a entonação e deixando indefinida.

A escala de Blues é uma das primeiras ensinadas nas escolas e cursos de improvisação, sendo a única além da escala pentatônica e da escala maior. Infelizmente alguns tecladistas acham as escala de blues algo bastante completo e nem acaba estudando de medo.

O termo “Blues” veio de “to have the blue devils”, que ao pé da letra significa “ter os diabos azuis” ou seja, estar melancólico, saudoso e triste ao mesmo tempo que tem certa revolta. Será por isso que a tristeza de Divertida mente é azul?

Aprenda a Improvisar no piano com Escalas de Blues 2

A blue note é uma nota de passagem, ela só deve aparecer no meio de outras notas e não como uma nota de repouso.

Você sabia que existe um clube de Jazz e Restaurante chamado de Blue Note bastante famoso em Greenwich Nova York? Ele se expandiu e atualmente você encontra esses clubes do Blue Note em vários lugares do Japão, China e Eslováquia.

Nas escalas do blues temos a hexafônica, que consiste em seis notas na escala pentatônica menor, mais o quinto grau de escala heptatonica original. Além da Heptatonica com sete notas e a Nonatonica de nove notas.

O padrão das escalas de blues

As escalas de blues costumam seguir o padrão de um tom e meio – tom – semitom – semitom – um tom e meio – tom. A tabela abaixo pode ajudar a compreender mais sobre esse padrão:

GRAUS13-45-57-1
C (dó)domibfasolbsolsibdo
F (fá)falabsibdobdomibfa
Bb (si)sibredmibfabfalabsib
D# (ré)re#fa#sol#lala#do#re#
G# (sol)sol#sido#rere#fa#sol#
C# (do)do#mifa#solsol#sido#
F# (fa)fa#lasidodo#mifa#
B (si)siremifafa#lasi
E (mi)misollasibsiremi
A (lá)ladoremibmisolla
D (ré)refasollabladore
G (sol)solsibdorebrefasol

Curso completo sobre Improvisação com escala de blues

Infelizmente eu não tenho nem a capacidade nem o conhecimento de compartilhar com vocês leitores algumas aulas sobre improvisação com escala de blues. Felizmente eu conheço o rapaz que vai te ajudar no passo a passo da improvisação com Blues.

O O Walter Amantéa fez um de seus vários cursos especificadamente sobre a improvisação com escala de blues. São mais de 32 aulas dividido em 11 módulos que equivalem a 6 meses de aulas presenciais.

Tudo isso por um preço que é menor que uma parcela de um curso presencial de piano. Acreditamos que com esse curso de improviso você vai economizar 5x mais que qualquer outro curso similar.

O curso é recomendado pra qualquer pianista ou tecladista que estão tendo seu primeiro contato com a improvisação, até mesmo para aqueles que estão perdidos nessa área ou não sabem por onde começar.

Nesse curso você vai acabar com seu medo do improviso, vai aprender a sua primeira improvisação, vai aprender o trilho da escala de blues, estimular sua criatividade, construir vocabulário, fazer bases e explorar inúmeras possibilidades com improviso.

Aprenda a Improvisar no piano com Escalas de Blues 3

Ao invés de eu ficar escrevendo abobrinha, prefiro que você acesse a página do Walter Amantéa e veja com seus olhos a proposta das aulas do curso online “Domine Improvisos na Escala de Blues”. Basta clicar no botão abaixo:

Uma das vantagens dos cursos do Walter Amantéa, é que não precisa saber absolutamente nada de partituras para fazer qualquer um dos meus cursos. Sua metodologia é baseada mais no aspecto visual e sonoro do piano ou teclado.

Espero que vocês tenham gostado deste pequeno artigo que fala um pouco sobre escala de blues. Se gostou do artigo não se esqueça de compartilhar com os amigos e deixar seus comentários. Obrigado e até a próxima!

Por Favor! Compartilhe Nosso artigo:

Deixe uma resposta