A estratégia do Marketing Reverso criticando a concorrência

, ESCRITO POR

A maioria das estratégias de Marketing tentam vender alguma coisa a qualquer custo. Seja induzindo a pessoa a comprar, fazendo a cabeça dela. Hoje vamos falar sobre uma estratégia completamente oposta e que pode dar melhores resultados.

Existe uma estratégia de marketing pouco explorada que inverte totalmente a ideia de um marketing padronizado baseado em formulas de gatilhos mentais, escassez e outros métodos utilizados pelos famosos gurus do marketing. Na verdade, a técnica consiste em criticar esses métodos e alcançar um público anti cursos online.

Sumário do Artigo
- Estratégia do Marketing Reverso 
- Fomentando o Ódio das pessoas 
- Tarou Yamada Ensinando Japonês Grátis 
- O problema da concorrência do Marketing Digital 
- Estou utilizando a técnica do marketing reverso? 

O que é a estratégia do Marketing Reverso?

Assim como os cursos online criticam os cursos presenciais e sua falta de praticidade, preço e método, o objetivo dessa estratégia de marketing reverso, é literalmente criticar a concorrência dos cursos online, se apresentando como a única alternativa viável do mercado.

Na politica vemos a mesma coisa, o principal objetivo é criticar os inimigos apontando falhas e apresentando uma opção melhor. Existem diversas formas de fazer isso, na maioria das vezes a pessoa nem precisa vender ou divulgar nada, porque as pessoas sentem a necessidade de recompensa-la.

A estratégia do Marketing Reverso criticando a concorrência

Não estamos aqui para criticar esse método, mas sim ensina-lo. Isso não é uma técnica descarada de marketing, é apenas pessoas honestas que estão dizendo poucas e boas. Eles reconhecem a decepção das pessoas com os cursos online, tentando assim apanhar esse público.

Quem costuma utilizar essa técnica as vezes nem está ciente de sua boa estratégia de marketing. A pessoa também não tem a intenção de ferir ou afetar negativamente a concorrência, apenas apresentar uma opção acessível e melhor para os outros.

O objetivo principal dessa técnica é capturar um público insatisfeito e que procura uma alternativa barata e funcional a concorrência. A técnica é simples e só exige a sinceridade, honestidade e outras habilidades padronizadas do marketing.

A estratégia do Marketing Reverso criticando a concorrência

Resumindo a pessoa que deseja aplicar a técnica reversa de marketing precisa:

  • Ser 100% honesto e sincero;
  • Apresentar uma alternativa barata, acessível e gratuita;
  • Criticar as mentiras e a concorrência;
  • Enfatizar sempre que sua alternativa é a melhor;
  • Utilizar gatilhos e coisas inexploradas na concorrência;
  • Encaixar itens incomuns que simpatizam com seu público;

Vale deixar claro que criticar não resolve nada nem da resultados! Você precisa entregar um conteúdo melhor! Precisa se mostrar como um salvador do mundo! Não adianta criticar nada se seu conteúdo for ruim.

Fomentando o Ódio das pessoas

Já percebeu que as coisas que mais geram acesso no youtube são tretas? Exatamente, o marketing reverso também utiliza de técnicas onde seus seguidores ficam sempre alertas tentando detectar falhas na concorrência e trazer seguidores para o lado do bem.

A maioria dos canais do Youtube crescem falando mal um dos outros. Isso fomenta ódio e faz com que os seus seguidores espalhem as poucas e boas dos outros. É como a guerrinha política de esquerda e direita.

A estratégia do Marketing Reverso criticando a concorrência

Essa guerrinha também é vista em grupinhos do facebook de marketing digital, onde muitos defendem fortemente o poder de ensino dos cursos, enquanto muitos outros afirmam que esses cursos não lhe ensinaram nada e que só serve pra jogar dinheiro fora.

Pessoas que utilizam da técnica de criticar cursos, fazem um bom trabalho. Isso porque realmente existem milhares de cursos apenas interessado em vender e gerar lucro milionário do que ajudar as pessoas a alcançar seus objetivos.

Eu mesmo não sou muito adepto a cursos online, nunca comprei um e nem pretendo comprar. Porém já tive acesso a alguns cursos e realmente reconheço seu valor. O curso leva de um ponto a outro, mas nada milagroso que você não possa alcançar por conta própria com um pouco de luta.

A estratégia do Marketing Reverso criticando a concorrência

A maioria das pessoas que não são adeptas aos cursos online, provavelmente tem habilidades autodidata, juntamente com a capacidade própria de adquirir conhecimento e entender as coisas com facilidade. Enquanto os cursos são feitos direcionados a um público que realmente não entende nada do assunto.

Tarou Yamada ensinando japonês grátis

Agora vou falar sobre o amigo que me fez escrever esse artigo. Eu tenho observado as estratégias de seu perfil no instagram que deram a ideia de escrever esse artigo. O Tarou Yamada usa essa técnica corretamente e de forma amigável que me da muita vontade de fazer igual.

O Tarou Yamada usa de sua carisma e habilidades sociais para ensinar as pessoas de forma divertida e intuitiva o idioma japonês, de uma maneira que nunca foi abordada antes. Tudo isso totalmente grátis, criticando fortemente as alternativas pagas.

A estratégia do Marketing Reverso criticando a concorrência

Mesmo sem cobrar nada por seus vídeos de japonês, suas habilidades são tantas que consegue facilmente gerar patrocínio através do apoia-se equivalentes a um salário mínimo mesmo com um público menor que 4.000 pessoas.

Eu recebo mais de 500.000 visitas mensais no meu site de cultura japonesa e nunca se quer recebi uma doação, e o cara com um público pequeno recebe mais de 800 reais no apoia-se por mês. Não tenho inveja, porque gero muito mais com formas alternativas, mas ainda assim é uma forma satisfatória de gerar uma renda.

Receber uma doação não é apenas uma forma de monetização, você se sente satisfeito e realizado porque as pessoas valorizam seu trabalho. Pessoas que geram vídeo conseguem facilmente receber doações, mas aqueles que trabalham escrevendo textos num país que tem uma cultura de não leitura, acaba se lascando e sobrevivendo com anúncios.

O Tarou Yamada é sincero, e hoje a sinceridade faz falta no mundo. Assim como eu, ele diz o que pensa, mas de forma intuitiva e correta. Ele chegou a me dizer que em momento algum odeia a concorrência, mas odeia as técnicas de marketing utilizadas por elas.

A estratégia do Marketing Reverso criticando a concorrência

Exatamente, muitos odeiam as técnicas de marketing utilizadas, aquelas frescuras de vagas limitadas que na verdade nunca são limitadas. Tanto o Tarou Yamada como eu, não aprova as técnicas utilizadas pela fórmula do lançamento ou derivadas.

A diferença é que eu continuo a apoiar e da suporte aos cursos online, enquanto o Tarou Yamada está fazendo seu próprio caminho. Ele consegue, já que tem o dom da fala e habilidades pra montar seu próprio negócio digital rentável.

O problema da concorrência no marketing digital

Eu sempre destaco nos meus artigos que os cursos ensinam e ajudam as pessoas, mas nada que elas não possam fazer sozinhas com um bom esforço. Os cursos são apenas atalhos e não técnicas milagrosas como alguns divulgam.

A estratégia do Marketing Reverso criticando a concorrência

O Tarou Yamada está fazendo o certo, eu também estou tentando tomar o mesmo caminho. Só que eu acredito que as pessoas tem total direito de vender seus cursos online pelo preço que quiser. Ainda assim, fique atento as mentiras do marketing digital.

  • Coachs de sucessos que nunca tiveram sucessos;
  • Financiadores de pirâmides que prometem lucros altos todo dia;
  • Trader que ganha dinheiro vendendo cursos de trader mas não operando;
  • Educadores financeiros que não tem dinheiro;
  • Pessoas ensinando coisas que não tem conhecimento;
  • Pessoas prometendo fortunas de forma fácil, mas fazendo o difícil;

Mentiras no marketing digital existem ao monte. Eu vou ser sincero, não entendo muito de marketing, eu apenas pesquiso e escrevo com objetivo de aprender. O objetivo desse site é crescer junto com os leitores!

A estratégia do Marketing Reverso criticando a concorrência

Meu primeiro projeto Suki Desu, foi criado com objetivo de ensinar japonês, mas na época eu não sabia praticamente nada sobre o idioma japonês. Apenas queria aprender, mas não tinha a disciplina pra estudar, então criei o site com os 2 objetivos.

Não vejo nenhum problema nisso, você pode muito bem ensinar sobre algo que não sabe ou viveu. Com tanto que não esteja mentindo ou enganando as pessoas ao seu redor.

Estou utilizando a Técnica de Marketing Reverso?

Eu resolvi criar o site kevinbk.com exatamente para adentrar nessa área de marketing digital, criação de site wordpress e trabalhar online. Esses são nichos bastantes concorridos e com milhares de cursos online.

Meu objetivo é ensinar as pessoas o melhor caminho e a melhor solução para vida delas. Eu não vou me hesitar em divulgar cursos online que ensinam passo a passo, até porque eu não tenho paciência de ensinar passo a passo coisas básicas.

A estratégia do Marketing Reverso criticando a concorrência

Meus artigos são diretos e específicos, mas muitos acabam lendo e não entendendo como seguir tal caminho. Por esse motivo, os cursos ajudam essas pessoas a alcançar esses caminhos. Aqueles que já tem conhecimento podem aproveitar de minhas dicas e se afastar da manada dos iguais.

Ao mesmo tempo que divulgo os cursos, eu critico fortemente e deixo sempre claro que os cursos são apenas um atalho. Tudo que os cursos online ensinam na internet pode ser aprendido por conta própria sem nenhum investimento.

Eu sou sincero e isso as vezes parece perigoso. Ao mesmo tempo que tento vender cursos em troca de comissão, estou incentivando meu público a não comprar cursos? Provavelmente não é o melhor caminho, mas eu acredito nisso!

Eu acredito que os cursos podem ajudar ou decepcionar, tudo depende da pessoa que compra-lo. Eu já fiz muitos cursos presenciais e me decepcionei, mas outros alunos amaram e estão usufruindo de seus benefícios. Acredito que as opiniões dos cursos online são bastante relativas.

Existem as pessoas que gostam de cursos e as que odeiam, igual Apple x Android ou Nintendo x Sony e outras guerrinhas idiotas. Um atacando o outro e chamando o outro de trouxa. Eu mesmo sou team Apple e Nintendo e sou fortemente criticado pelas limitações, mas reconheço as falhas da minha queridinha empresa.

Vou encerrar o artigo abruptamente porque está ficando muito grande. Quem dera eu pudesse fazer um vídeo desse assunto. Se gostou compartilhe com os amigos e deixe seus comentários.

Por Favor! Compartilhe Nosso artigo:

Deixe uma resposta