Guia E-Commerce – Criando sua loja online no WordPress

, ESCRITO POR

Neste guia completo você vai saber tudo que precisa antes de criar uma loja no WordPress ou outros sistemas de e-commerce. Vamos tentar entender qual é a melhor opção para você, recomendar plugins e compartilhar algumas dicas importantes que todos precisam entender antes de fazer sua loja online.

Sumário do Artigo
- Vale a Pena ter uma Loja Online no WordPress? 
- As vantagens de montar uma Loja no WordPress
- As desvantagens de montar uma Loja no WordPress
- Escolhendo um Plugin para montar sua Loja no WordPress
- Cursos que ensinam a criar sua Loja no WordPress 

Vale a pena ter uma loja online no WordPress?

Infelizmente criar uma loja virtual não é fácil, já que hoje em dia o marketing e SEO para lojas é muito concorrido e complicado. Hoje em dia é mil vezes mais fácil você lucrar vendendo produtos em marketplace como mercado livre do que ter sua própria loja em um site WordPress ou alguma CMS própria.

Por que manter uma loja online é tão difícil? Muitas pessoas antes de montar uma loja online pensam que é só criar, colocar o estoque, esperar e vender. Infelizmente sites próprios precisam emitir uma confiança e fama, por isso muitos preferem usar o mercado livre onde pode conseguir uma reputação.

Guia E-Commerce - Criando sua loja online no WordPress

Infelizmente os marketplace como mercado livre come uma boa quantia do seu lucro, então talvez você esteja decidido a montar sua própria loja online. Talvez você tenha ouvido falar do WordPress, onde pode montar um blog/site junto com uma loja virtual.

Eu pessoalmente recomendo usar o WordPress para montar uma loja virtual quando se tem:

  • Produtos de nicho específico;
  • Produtos relacionados a sua própria empresa;
  • Produtos para vender em um site de conteúdo como blogs;
  • Produtos digitais, cursos, produtos de afiliados;
  • Poucos produtos ou produtos únicos;

Eu não recomendo usar o WordPress se seu objetivo é apenas vender produtos variados sem gerar conteúdo ou artigos. O objetivo principal do WordPress é gerar artigos e posts como se fosse um blog, não tem porque mudar seu propósito inicial apenas para montar uma loja.

Guia E-Commerce - Criando sua loja online no WordPress

Recomendamos o WordPress caso você planeje utilizar artigos para atrair os visitantes a conhecer sua loja. Se você planeja conseguir clientes sem investir milhares de reais em publicidade, recomendamos usar o WordPress para criar textos virais com foco de se posicionar no google.

Caso não queira escrever textos semanalmente, existem alternativas melhores para montar lojas virtuais do que o WordPress. Existem sistemas próprios para lojas online em PHP como PrestaShop, Magento, OpenCart e muitos outros.

As vantagens de montar uma loja no WordPress

Como já mencionamos, existem diversas situações onde o WordPress não é a melhor escolha para criar uma loja online. Ainda assim, como já mencionado, o WordPress pode ser uma ótima ferramenta para quem deseja trabalhar com coisas além de uma loja virtual.

Lembrando que tanto a loja como WordPress, vai necessitar de sua dedicação. Caso você tenha uma loja física, considere também usar o Instagram para divulgar seus produtos. Os resultados podem ser bem maiores do que montar uma loja online e deixa-la abandonada e deserta.

Guia E-Commerce - Criando sua loja online no WordPress

Abaixo vou listar algumas vantagens de montar uma loja usando o WordPress:

  • Possibilidade de escrever artigos usando categorias;
  • Possibilidade de usar milhares de plugins do WordPress;
  • Possibilidade de usar plugins de SEO melhores;
  • Maior facilidade na interface;
  • Maior suporte da comunidade;
  • Maior variedade de temas e customização;
  • Facilidade de fazer marketing e gerar visitas orgânicas;
  • Plugins de automação social;
  • Sistema totalmente OpenSource;
  • Possibilidade de misturar produtos de estoque, afiliados e digitais;
  • Possibilidade de gerenciar produtos para download;
  • Mais fácil de otimizar a velocidade com plugins e sistemas de cache;
  • Infinita gama de possibilidades com WordPress.
  • Integração com sistema de afiliados;

Eu só não recomendo o WordPress para montar uma Loja Virtual quando o estoque é muito grande e diversificado. De resto acredito que o WordPress é atualmente uma das melhores plataformas de gerenciamento de conteúdo da internet.

As desvantagens de montar uma loja no wordpress

Apesar das vantagens, existem algumas desvantagens ao usar o WordPress. Primeiro que o WordPress não foi feito para Lojas Online, mas sim para Blogs e Sites. Felizmente os plugins e personalizações fazem um trabalho perfeito. Apesar de tudo:

  • O WordPress não é 100% seguro;
  • O WordPress usa PHP, existem opções melhores;
  • Você não tem o mesmo desempenho que uma CMS própria de Loja;
  • Você precisa usar gambiarras na criação de contas dos usuários;
Guia E-Commerce - Criando sua loja online no WordPress

A verdade é que as vezes, usar algo próprio e focado é melhor que usar um All in One como WordPress. Ainda assim o wordpress deve ser considerado uma boa opção. Principalmente porque SEO e artigos são importantes para segmentar no mercado hoje em dia.

Por mais que os sistemas de loja ofereçam mais opções que o WordPress, o conteúdo do site define se ele realmente vai ter resultados ou não. Então acaba que o WordPress oferece mais vantagens que desvantagens.

Escolhendo um Plugin para montar sua loja virtual no WordPress

Todos devem estar ciente que o melhor plugin de WordPress para criar um e-commerce ou loja virtual se chama WooCommerce. Ele é bastante completo e transforma seu site numa verdadeira loja virtual com milhares de extensões e customizações.

Dependendo da forma que você for trabalhar, pode ser que o WooCommerce não seja tão necessário, ele pode ser mais pesado que outros plugins e sistemas de loja WordPress, além de ter muitas coisas que talvez você não vai precisar usar.

Guia E-Commerce - Criando sua loja online no WordPress

Se você vende produtos digitais, buscando por plugins dentro do wordpress você encontra extensões específicas. Caso queira vender produtos de afiliados como Amazon, recomendamos o plugin content egg.

Abaixo vamos deixar outros plugins e temas que podem ser interessantes você dar uma olhada. Eles estão sendo vendidos dentro do Envato Market. Existem muitos plugins, mas eu não conheço todos para recomenda-los pessoalmente.

Cursos que podem ajudar você a criar sua loja no WordPress

Para finalizar o artigo, vou deixar alguns cursos da Udemy abaixo que falam sobre lojas no wordpress. A vantagem da Udemy é que os cursos são super baratos, alguns custam até 20 reais ou menos. Eles vão te dar uma noção básica e o passo a passo do que você deve fazer.

Eu não gosto de recomendar, prefiro que você decida por si só, então segue uma lista:

(26)
$11.00
$194.99
in stock
Guia E-Commerce - Criando sua loja online no Wordpress 1 Udemy.com
(74)
$11.00
$19.99
in stock
Guia E-Commerce - Criando sua loja online no Wordpress 1 Udemy.com
$11.00
$194.99
in stock
Guia E-Commerce - Criando sua loja online no Wordpress 1 Udemy.com
$11.00
$29.99
in stock
Guia E-Commerce - Criando sua loja online no Wordpress 1 Udemy.com

Por Favor! Compartilhe Nosso artigo:

Deixe uma resposta