95 no PageSpeed Mobile com Anúncios

, ESCRITO POR

Inscreva-se para baixar nossos livros e receber contéudo exclusivo

Cansado de Hospedagens Lentas? Clique aqui e aprenda a usar a Digital Ocean, ganhe também 100 dólares para usar na sua hospedagem Cloud! Aprenda Como configura-la sem acessar terminais e códigos!

Sabe como conseguir uma nota acima de 95 no mobile nas métricas PageSpeed do Google? Mesmo com anúncios do Adsense? Por muitos anos as pessoas costumam dizer que é impossível, mas eu meio que achei a solução para ter nota alta no PageSpeed com Adsense.

Se você é como eu, tem paranoia com as métricas de velocidade do PageSpeed e com Vitals, já se irritou de nunca conseguir uma nota maior que 95 no mobile por causa dos malditos anúncios do Google Adsense ou ADX.

Já tentei tudo quanto é Plugin de Cache para obter uma boa pontuação mas praticamente nada dava certo. Já testei o Hummingbird, PageSpeed Ninja, LiteSpeed e até alguns plugins premium, mas nada fazia eu chegar nem se quer perto dos 80 no mobile por causa dos anúncios.

Até que um dia, com WP-Rocket eu descobri uma função milagrosa que solucionou todos os meus problemas. Olha os resultados que estou conseguindo graças a isso:

Caso não tenha o Wp-Rocket, pode tentar usar plugins que realizam a mesma função como Flying Scripts.

90 no pagespeed mobile com anúncios
90 no pagespeed mobile com anúncios

Como Consegui 90 no PageSpeed Mobile?

Como eu tive a audácia de conseguir essa pontuação mesmo com Adsense + ADX recheado de anúncios? A resposta é simples, eu atrasei o carregamento dos anúncios até a página ficar interativa.

Eu fiz isso usando o WP-Rocket e a função atrasar a execução do JavaScript, mas provavelmente isso pode ser feito com outros Plugins. Eu coloquei os javascripts que contém adsbygoogle e gstatic para serem atrasados como na imagem abaixo:

90 no pagespeed mobile com anúncios

Essa simples função resolver um problema que estava me irritando a anos. Claro que eu também tenho que analisar as consequência de ativar essa função, mas pessoalmente acredito que não seja nenhuma.

Além dos anúncios eu também utilizo plugin de notificações Push e alguns outros scripts e plugins que podem pesar o site. Mesmo assim consigo uma pontuação alta graças as minhas otimizações e ao atraso do anúncio do Google.

Perco receita se atrasar o JS dos anúncios?

Eu fiquei com medo do fato de atrasar esses anúncios possa estar infringindo alguma regra do Adsense, mas acredito que não, já que existem plugins premium de Anúncios para WordPress que oferece LazyLoad.

Eu também recarreguei a páginas várias vezes e notei que os anúncios sempre carregam sem nenhum problema. Apenas em raras ocasiões isso não acontecia, mas não posso afirmar se a culpa é do meu navegador ou do script do google e coisas do tipo.

Na verdade eu fico imaginando que isso faz é aumentar a quantidade de cliques e também o CPC porque o anúncio aparece do nada e chama a atenção do visitante que as vezes passa despercebido por já estar carregado na página.

O fato é que fazendo testes A/B eu não notei nenhuma queda nos meus ganhos do adsense depois que atrasei o anúncio. Inclusive a Rede de ADX que eu uso valueimpression faz a mesma coisa. Claro que recomendo você mesmo testar antes de tirar qualquer conclusão.

O fato é que isso não afeta apenas a pontuação do PageSpeed, seu site realmente vai carregar mais rápido. Então pense nessa alternativa e tenha um site cada vez mais veloz.

90 no pagespeed mobile com anúncios

Outras formas de aumentar sua pontuação no PageSpeed

Claro que apenas atrasar os anúncios não vai deixar sua pontuação no topo. Você precisa otimizar o site, evitar carregamentos desnecessários como fontes e ícones. Para deixar meu menu bonito eu optei por usar emojis e caracteres especiais que não necessita de nenhum carregamento externo.

Você precisa usar bons plugins de cache com minificação de CSS e JS. Eu também uso CDN gratuito com Cache do Cloudflare e hospedo minhas imagens e javascript no CDN do Jetpack. Sem mencionar que meu tema o GeneratePress é super leve.

Tem pessoas que possuem temas muito pesados, algumas otimizações manuais e remoções de firulas são necessárias para ter resultados assim. Coisas como Megamenu são desnecessárias e serve apenas para pesar o site. Lembre-se 80% das visitas são mobile então não importa sua versão Desktop ter coisas a mais.

Recomendamos sempre ver seu site usando o web.dev ao invés de usar apenas o PageSpeed do Google, porque ele orienta algumas informações interessantes. Existe uma extensão para Google Chrome da web.dev e do vitals que aponta especificadamente e detalhadamente os problemas que estão atrapalhando o carregamento da sua página.

Espero que não desista de conseguir a pontuação perfeita, pode dar trabalho mas é uma satisfação muito grande! Se gostou das dicas desse artigo, compartilhe com os amigos e deixe os comentários. O que você fez para otimizar seu site?

Por Favor! Compartilhe Nosso artigo:

Deixe uma resposta