Ativando Cache de HTML no CloudFlare

ESCRITO POR

Inscreva-se para baixar nossos livros e receber contéudo exclusivo

Cloudflare é um tipo de CDN gratuito para proteger seu servidor de ataques e deixar seu site mais rápido e com cache mais robusto. Neste artigo vamos ensinar passo a passo de como melhorar ainda mais sua velocidade com Cache HTML do Cloudflare.

Nativamente o CloudFlare não guarda Cache de HTML, mas é possível ativar essa função e obter uma velocidade muito maior e quase que instantânea no carregamento da sua página. Só fique ciente que essa função pode bugar alguns temas e coisas do site, então faça testes antes de ativa-la.

Ativando o Cache HTML do CloudFlare

Para ativar o Cache de HTML no Cloudflare basta acessar a aba Page Rules no seu painel do CloudFlare e criar uma nova regra que abrange todos os domínios ou sub-domínios, selecionar Nível de Cache e escolher a opção Armazene tudo em cache. Basta adicionar como na imagem abaixo:

Ativando cache de html no cloudflare

Fazendo isso basta salvar e limpar o cache do CloudFlare para aplicar as novas regras, agora seu site vai funcionar com cache HTML e vai carregar as páginas quase que instantaneamente.

Problemas do Cache HTML do Cloudflare

Um dos pequenos erros que notei é que caso você mantenha ativado no wp-admin do WordPress, pode ter o perigo de você abrir um editor de códigos ou artigo desatualizado e salva-lo. Por isso sempre atualize a página uma segunda vez ou limpe o cache antes de edita-la.

Outro problema é que as vezes a barra de administrador do WordPress não aparece. Não aconteceu comigo, mas se por algum motivo a barra wp-admin estiver aparecendo para pessoas não logadas, basta desativar ela através de um código no function.php.

Apesar desses pequenos sacrifícios acho que vale muito ativar o cache de HTML, seu site fica muito mais rápido. Talvez com algumas configurações e adição de exceções no Page Rules você vai ser capaz de usar essa função sem problemas.

Para evitar problemas no seu Wp-Admin, você pode desativar o Cache HTML criando outra regra especifica para a parte /wp-admin/ do site. Assim você consegue usar o Cache de HTML no Frontend sem nenhum problema.

Resolvendo Problema de 301

Escrevemos anteriormente um problema relacionado ao redirecionamento 301 que também pode ser resolvido com um Page Rules. Infelizmente se você ativar o Cache HTML esse problema também retorna.

Uma alternativa é ativar o Cache de HTML apenas na sua versão HTTPS sem WWW. o que é uma coisa fácil de fazer, mas acredito deixar de fora seus subdomínios. Como a versão gratuita do CloudFlare só permite 3 Page Rules ativas, recomendamos usar com sabedoria.

Ativar o Cache de HTML do seu site vai ajudar você a obter um 90+ no PageSpeed. Lembrando que fizemos um artigo falando como objetive 90+ no mobile com Adsense.

Ativando cache de html no cloudflare

Deixe uma resposta