Você realmente precisa de um coprodutor?

, ESCRITO POR

Na era dos cursos online, muitas pessoas querem criar um produto digital ensinando algo no qual tem habilidades. Sem entender de marketing e internet, essas pessoas acabam recorrendo a uma coprodução com um gerente de afiliado, agência de lançamento ou especialista em marketing. Será que vale a pena?

De fato, marketing é a alma do negócio, uma pessoa pode fazer um curso maravilhoso e perfeito, se não tiver marketing, não vai conseguir vender. Se a pessoa entende de marketing, consegue vender cursos até sobre defecar.

O que dizer de Gerentes de Afiliados? Gerentes de Marketing? Empresas que ajudam na produção de cursos? Ou pessoas que ajudam na coprodução? Será que vale a pena se envolver com tais pessoas, muitas vezes mercenárias?

Sumário do Artigo
- O que é uma Coprodução na Hotmart? 
- Como uma Coprodução pode ser útil?
- Como um Gerente de Marketing pode ajudar? 
- Cuidado com as agências de lançamentos
- Gerentes de Tráfego x Afiliados
- Se quer algo bom, faça você mesmo!

O que é uma Coprodução na Hotmart?

Em plataformas de cursos online como Hotmart, você pode criar um produto em conjunto e dividir a comissão dentro da plataforma, com total segurança e sem ter problemas de quebra de contrato ou desentendimentos pessoais com a equipe.

A ferramenta de coprodução permite que pessoas criem um produto em conjunto sem passar a perna um no outro. Você escolhe diferentes tipos de comissionamento para as pessoas que ajudaram você a produzir determinado produto.

Geralmente as coproduções são feitas entre um grupo responsável pelo curso e outro pelo site, conteúdo, marketing e anúncios. O porcentual mais justo nessas coprodução de duplas são de 50% dos lucros ganhos, tirando a porcentagem de afiliados.

Como uma Coprodução pode ser útil?

Eu me considero um gênio do conteúdo, tenho um site que recebe mais de 500.000 de visitas mensais, mas não tenho capacidade de fazer um produto para meu nicho, porque odeio câmeras, não sei falar, muito menos ensinar.

Eu já tentei coprodução com meu amigo que tem estudado bastante sobre marketing e que não tem vergonha das câmeras, além de ser ótimo com as palavras. Mesmo assim, não tive resultados, provavelmente pelo tipo de produto e o marketing usado.

A vantagem de uma coprodução é que você vai trabalhar menos do que ao fazer tudo sozinho. Meu amigo cuida de uma coisa, eu cuido de outra, ambos divididos honestamente as comissões na Hotmart ou outra plataforma semelhante.

Uma coprodução permite separar as tarefas de sua empresa em conjunto com outras empresas de marketing, agência de lançamentos e especialistas em tráfego. A pergunta é saber se você vai ter mais vantagens ou mais desvantagens com isso.

Como um Gerente de Marketing pode ajudar?

Suponhamos que você seja um músico e queira ensinar alunos a tocar determinado instrumento. Você compra equipamentos para gravar as vídeo aulas, mas na hora de entrar na Hotmart, não sabe muito bem o que fazer.

O Gerente de Marketing ou Gerente de Produção ajuda você em todas essas partes do online, sabe investir corretamente em anúncios como Facebook ADS ou Google ADS, além de entender de criativos, copy e outros gatilhos para vendas.

Se você mal consegue acessar a Hotmart, por falta de experiência com computadores, realmente um gerente de afiliados pode ser necessário caso queira ter resultados, só precisa estar preparado para ceder uma boa fatia dos seus lucros.

Cuidado com as agências de lançamentos

As agências de lançamentos estão aumentando cada vez mais. Trata-se de empresas especializadas na venda de produtos digitais que ficam de cuidar da estrutura, marketing, tráfego, divulgação, copy e vendas de seu produto.

Geralmente eles querem 50% dos lucros das vendas, e essas agências realmente merecem, porque ficam com um trabalho muito maior do que gravar o curso. O grande problema é que muitos acabam dependendo inteiramente dessas agências.

Eu conheço diversos produtos no qual sou afiliado, ao conversar com os professores do curso, percebo que eles não possuem nenhum conhecimento sobre a Hotmart, seu funcionamento ou até mesmo sobre afiliados.

Essa inocência pode sair caro, tive uma amiga que teve desentendimentos com uma dessas agências que estava roubando seus lucros e deixando de fazer as coisas de forma correta. Por esse motivo, é bom estudar o mercado no qual está entrando.

Na maioria das vezes essas agências de lançamentos utilizam de mentiras e oferece um péssimo suporte. Na maioria das vezes, me refiro a pequenas agências compostas de 3 ou menos membros, que procuram inocentes para criar coproduções.

Gerentes de Tráfego x Afiliados

A maioria dos gerentes de tráfego ou agências de lançamento fecham as portas para afiliados. Dificultam todo processo de afiliação, hotleads, funil e outras coisas que possam beneficiar os afiliados.

No inicio eles abrem a porta para afiliações, espera o produto ter um bom retorno, depois começa a fechar essas portas, já que conseguiu tráfego suficiente para alavancar os produtos. Afiliados sempre saem perdendo por causa da desonestidade dessas agências.

Infelizmente as agências de lançamento e gerentes de tráfego fecham a porta para o relacionamento entre afiliados e produtores. É muito melhor quando você tem contato direto com o produtor e ele entende sobre o que você está falando.

Geralmente os afiliados podem ajudar muito mais que qualquer gerente de tráfego ou agência, sem comer grande fatia do seu lucro, e ainda ensinando o produtor sobre coisas que os gerentes e agências nunca vão falar.

Se quer algo bom, faça você mesmo!

Se não quiser se decepcionar e ter problemas na criação de seu produto, vale a pena você aprender ao menos o básico sobre tráfego, marketing digital, SEO, site, copy e redes sociais. Lembre-se que o melhor marketing é o conteúdo!

Coprodução é bom, mas conheça primeiro a pessoa ou empresa na qual vai criar um produto. Nesse mercado a única coisa que interessa as pessoas é o dinheiro. Se não for por isso, você simplesmente séra abandonado e jogado no limbo.

Essas empresas não estão interessadas em te fazer crescer, e sim pegar a fatia do seu dinheiro. As vezes sai mais em conta investir em especialistas separadamente ao invés de ceder grande porcentagem de sua comissão.

Tem gerentes de tráfego que ainda tem a cara de pau de exigir que você invista todo dinheiro em tráfego, sem saber se vai ter resultados ou não. Se você for fazer uma coprodução, lembre-se que tanto o lucro como o investimento devem ser iguais.

É por esse motivo que eu sugiro que estude um pouco sobre marketing digital antes de sair criando produtos para decepcionar, perder tempo e dinheiro. Existem cursos baratos e completos como o FNO e derivados do Alex Vargas.

Por Favor! Compartilhe Nosso artigo:

Deixe uma resposta