TikTok para empresas: 10 dicas valiosas para se destacar na rede social do momento

Já não dá para ignorar o papel que as redes sociais assumiram nos dias de hoje, sobretudo no sentido profissional. Porém, ainda são poucos os que conseguem se adaptar na velocidade necessária, como com o TikTok, que é a mais nova sensação digital.

De fato, engana-se muito quem pensa que essas mídias sociais ainda se limitam ao uso pessoal e à troca de fotos amadoras. Hoje elas são grandes centros de geração de tráfego e audiência, por isso têm um alcance comercial incrível.

Imagine uma empresa de divisórias com isolamento acústico, se ela conseguir marcar presença entre centenas ou milhares de pessoas que trabalham com música. O resultado dela vai acelerar e crescer muito, não é mesmo?

É justamente aí que está o poder de redes como o TikTok, que é capaz de atrair público e ainda segmentar as propagandas que uma marca pode fazer na plataforma. Assim, seu investimento se converte em um retorno muito mais assertivo.

Por isso decidimos escrever este artigo, trazendo aqui as 10 melhores dicas que podem ajudar seu negócio a se destacar nesse universo incrível. O mais bacana é que hoje o TikTok está tão famoso que ele pode ajudar qualquer segmento.

Ou seja, tanto empresas da área de serviços mais nichados como gestão condominial, até negócios de venda de produtos populares podem conseguir excelentes resultados. Para isso, basta seguir os conselhos certos e pôr a mão na massa.

Por dentro do TikTok

Embora criado em 2016, foi a partir do primeiro trimestre de 2020 que o TikTok começou a se tornar o que é hoje. Só nesse período, ele foi baixado por mais de 2 bilhões de usuários no mundo todo.

Sua grande sacada é ter otimizado ainda mais a verdade de que “imagens dizem mais do que palavras”. Ali o que impera é o vídeo curto, gerando um alto poder de engajamento e compartilhamento.

Além do mais, criar campanhas nele é algo fácil, basta enviar uma solicitação e, depois de liberado, seguir os passos.  O TikTok Ads segue os mesmo padrões de outras plataformas digitais, como redes sociais e grandes motores de busca.

Agora, se o desafio é fazer a diferença e se destacar em um oceano de conteúdos que são criados a cada minuto, basta seguir as dicas abaixo.

1.      Valorize os conteúdos

É claro que a imagem vale muito e você precisa gravar vídeos o tempo todo para fazer sucesso nas redes sociais de hoje, mesmo sendo uma marca profissional.

Porém, nem por isso pense que não seja preciso fazer algo original e de qualidade, que agregue valor ao seu público. Aí é que entra o marketing de conteúdo, que pode ser um modo de usar o TikTok para ensinar coisas novas à sua audiência.

Assim, uma empresa de automação pode entreter e educar ao mesmo tempo, criando vídeos dinâmicos, com trilhas sonoras, flash e montagens que expliquem algo do universo da automação.

Com isso, sua marca também se fortalece como sendo uma autoridade na área, pois mostra que você e seus profissionais sabem exatamente o que estão fazendo.

2.      Acredite no “perfil pessoal”

Um passo importante para uma empresa fazer campanhas no TikTok é criar um perfil como Pessoa Jurídica. Contudo, não pense que isso obriga que você passe a utilizar uma linguagem engessada, totalmente formal ou institucional.

Pelo contrário, é preciso acreditar e confiar no estilo informal dos “perfis pessoais”. Na verdade, até as grandes marcas sabem disso.

Sendo assim, elas deixam funcionários e representantes mostrarem a cara no TikTok como se fossem eles os próprios donos da conta. Siga o mesmo estilo informal e despojado, assim você atrairá muito mais gente.

3.      Online vs. Offline?

Talvez o online e o offline não estejam em uma briga tão acirrada quanto parece. Um indício disso é o fato de que grandes marcas aproveitam megaeventos para promoverem seus produtos ou serviços.

Claro que empresas menores não podem gastar milhões com esse tipo de veículo, mas nem precisam disso para aderir uma estratégia parecida.

Se o negócio vende termografia eletrica, por exemplo, basta promover ou comparecer em eventos e feiras desse nicho, fazendo uma cobertura audiovisual que será transmitida pelo TikTok.

Muitas vezes, se o evento já está marcado e será promovido por outras corporações, você simplesmente desfruta de toda uma infraestrutura sem pagar nada por isso, e aproveita para movimentar sua conta e se destacar.

4.      Parceria com influencers

Nem todo mundo tem paciência de crescer um pouquinho a cada dia. Porém, a solução não é comprar curtidas e compartilhamentos, o que aliás pode fazer sua conta ser banida.

Um passo bacana para conseguir uma aceleração natural é fazer parcerias com quem já está ali a mais tempo, como os famosos influencers, os influenciadores digitais.

Se o segmento é algo como bolsas promocionais, há mais oportunidades esperando do que você imagina. Porém, mesmo setores mais nichados já começam a ter seus influencers, tais como:

  • Áreas de tecnologia;
  • Direito e contabilidade;
  • Cursos livres;
  • Hotelaria e viagem;
  • Indústrias e afins.

Ou seja, não é preciso dar dicas de receita ou de marketing para fazer sucesso no TikTok, hoje qualquer um pode conseguir seu lugar ao sol.

5.      Mostre os bastidores

A grande verdade das mídias sociais é que as pessoas gostam de pessoas. É por isso que hoje em dia o público geral tem necessidade de ver o lado informal das coisas.

O modo de atender essa demanda é mostrando os bastidores da sua empresa, como funciona a rotina de cada funcionário, como eles chegam na empresa, como fazem seu trabalho e daí em diante.

Uma dica de ouro é explorar as datas festivas mais importantes, tanto dos funcionários (aniversários, por exemplo), quanto do negócio, como o Dia Internacional dedicado ao seu produto ou serviço.

6.      Recrutamento online?

Um modo diferenciado de mostrar os bastidores e chamar ainda mais atenção é mostrando o dia a dia do seu RH (Recursos Humanos).

O lado bom disso é que junto você mostra para o público do TikTok qual é sua filosofia de trabalho. Ou seja, a Missão, a Visão e os Valores da empresa, destacando-se ainda mais.

Grandes marcas têm criado hashtags para o recrutamento de novos talentos. Assim, uma empresa que instala tela alambrado pode anunciar uma vaga e pedir que os candidatos gravem vídeos pelo próprio TikTok, criando uma febre digital.

7.      Saiba usar as hashtags

Um segredo de qualquer rede social hoje é saber usar as hashtags, e com o TikTok não é diferente. De fato, você não vai querer fazer a parte mais difícil (produzir seus vídeos e conteúdos) e deixar de impactar mais pessoas por causa disso, certo?

Então, faça um levantamento das hashtags mais importantes para o seu segmento, criando um banco de informações, e deixe sempre à mão para cada nova postagem.

8.      Lance desafios ao público

Quando o assunto é TikTok e rede social em geral, a interação é a alma do negócio. Por isso, criar desafios ao público é um modo incrível de se destacar.

Uma dica de ouro é fazer isso atrelado a promoções e prêmios para os ganhadores. Os desafios podem ir desde sorteios até ações mais exigentes.

Por exemplo, uma empresa que vende totem luminoso pode fazer uma campanha para a pessoa que tirar mais fotos ou fizer mais vídeos ao lado dos totens instalados pela marca.

9.      Reforce a interatividade

Um grande diferencial pode ser o retorno dados aos clientes, ou mesmo aos futuros clientes. Portanto, trate cada comentário feito em uma postagem sua como sendo um lead, assim você acelera o funil de vendas e aumenta o interesse das pessoas.

Assim, em vez de simplesmente pedir que a pessoa entre em contato pelo privado, use o próprio campo de comentários para dar um “show à parte”, tirando dúvidas e mostrando que sua marca é solícita e atenciosa.

10. Não perca o foco

Essa última dica é como um bônus, mas é fundamental e talvez uma das mais importantes: trata-se de não perder o foco com o tempo.

Quando a marca entra em um ambiente digital de entretenimento, ela precisa reforçar sua missão e o foco da equipe interna, fazendo uso da rede sem se perder.

Assim, uma empresa de monitoramento de alarme precisa fazer reuniões constantes para acompanhar as métricas de resultados obtidos, utilizando isso como modo de não perder a visão mais prática.

Se você conseguir fazer com que sua filosofia de marca seja transmitida sem perder a essência, e ao mesmo tempo se adaptando ao formato proposto ali, certamente você vai se destacar e obter os melhores resultados.

Considerações finais

Como vimos, são muitos os benefícios que a empresa pode alcançar se conseguir se destacar na rede social do momento, que é o TikTok.

Além de conseguir aumentar o engajamento do público e fortalecer sua presença digital, a marca será humanizada e ganhará pontos no médio e longo prazo.

Com as 10 dicas que detalhamos acima, qualquer um pode começar a dar seus primeiros passos e se tornar uma referência no TikTok em pouco tempo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta