Saiba como funciona a pesquisa por voz e como otimizar as respostas

Escrito por

A pesquisa por voz é um formato recente, mas que tem ganhado muito espaço entre o público, por conta da praticidade e potencial de exploração que esse modelo de pesquisa oferece, tornando muito mais simples o ato de procurar informações na internet.

Através de uma tecnologia de reconhecimento de voz, é possível solicitar qualquer dúvida que você tiver, bem como ter uma resposta mais garantida, sendo ideal para pessoas que precisam utilizar todos os recursos de seu dispositivo.

Por se tratar de uma ferramenta cujo principal objetivo é realizar buscas sem precisar digitar ou se atentar a outras ações, isso acaba sendo muito mais confortável do ponto de vista negocial, por exemplo, para uma empresa de tratamento de superfície.

Esse tipo de recurso é muito importante para que você consiga explorar todo o seu potencial de busca, simplesmente ditando a seu smartphone ou outro dispositivo com câmera e microfone, gerando uma série de informações importantes.

A crescente no uso da pesquisa por voz

A pesquisa por voz tem ganhado muita notoriedade, e isso não só no Brasil, mas no mundo todo. Esse formato é muito mais interessante para auxiliar a vida das pessoas, possibilitando pesquisas de maneira muito mais fácil e prática sobre, por exemplo, tratamento acústico.

Por conta disso, a utilização desse tipo de recurso tem aumentado consideravelmente, além de ganhar ainda mais potencial quando utilizado com outras ferramentas digitais de comandos de voz, como inteligências artificiais de automação residencial, entre outros.

Hoje, com os avanços da tecnologia e da ciência, é possível utilizar uma série de elementos para notar no tom de voz uma interpretação diferente de seu resultado de pesquisa, possibilitando um controle muito mais rigoroso, pois esse tipo de ação é muito importante.

Quanto mais você utiliza seus recursos para explorar todo o potencial desse tipo de ação, maior é o impacto de sua empresa no mercado, sobretudo por conta do profissionalismo alcançado com esse tipo de recurso em, por exemplo, serviço de instalação elétrica.

A primeira coisa a se ter atenção na pesquisa por voz é sua facilidade perante outros elementos. Pesquisar qualquer tema utilizando sua voz é muito mais rápido do que digitar textos ou procurar por outras formas disponíveis nos motores de busca.

Além disso, muitas pessoas estão preferindo usar seus smartphones a computadores ou notebooks para efetuar compras. A maioria dos smartphones permite que você acione o comando de voz através da utilização de uma inteligência artificial.

Ademais, por utilizarem uma tela menor, os usuários de smartphone tentam utilizar o aparelho da melhor forma possível, procurando soluções inteligentes para suprir suas necessidades e explorar todo o potencial do aparelho.

A pesquisa por voz, muitas vezes, é um dos elementos usados por estes usuários, uma vez que ela facilita consideravelmente seu potencial de uso do aparelho.

Isso permite que você se foque em outras atividades enquanto pesquisa e compreende melhor como usar esse tipo de ação, por exemplo, ao contratar vidros refletivos ou qualquer outro serviço.

Ainda há a questão da inclusão com relação a esse tipo de pesquisa, uma vez que a popularização dos comandos por voz em equipamentos tecnológicos é de grande ajuda para pessoas analfabetas, com dificuldades motoras ou com deficiência visual.

Saiba como funciona a pesquisa por voz e como otimizar as respostas - google analytics
Saiba como funciona a pesquisa por voz e como otimizar as respostas

Como trabalhar o SEO na pesquisa por voz?

Com a pesquisa por voz se tornando cada vez mais frequente no dia a dia das pessoas, é importante saber como utilizar este recurso com qualidade para sua empresa melhorar o posicionamento e conseguir resultados expressivos.

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de importantes ferramentas, cujo principal objetivo é conseguir melhorar seu ranqueamento junto aos principais motores de busca.

Hoje, quando um consumidor tem uma necessidade ou desejo, como comprar camisas personalizadas, ele faz uma pesquisa nestas plataformas.

Através do uso de palavras-chave, sejam elas escritas ou faladas, os algoritmos da página de busca conseguem fazer uma rápida consulta em seus bancos de dados, criando uma lista de resultados por ordem de relevância.

Normalmente, o consumidor encontra o que precisa ainda nos primeiros links que aparecem, por isso estar entre os primeiros resultados é fundamental.

Para as pesquisas por voz, existem alguns detalhes que precisam ser levados em conta com relação a esse tipo de ação, seja no momento de fazer uma busca por cancela manual ou por qualquer outro item/serviço. Sendo que os principais pontos são:

Palavras-chave de cauda longa

As palavras-chave de cauda longa são aquelas que formam frases ou questionamentos inteiros, ou seja, elas são mais completas, com mais informações sobre qual, realmente, é a base de busca.

Na hora de utilizar um comando de voz, é muito mais provável que o usuário faça uma pergunta na plataforma ao invés de falar palavras-chave separadamente, sendo a forma mais fácil de encontrar, por exemplo, uma empresa de calibração.

Por isso, é importante saber como encontrar melhor estas respostas, garantindo um potencial maior para explorar em seus recursos de busca, conseguindo uma estrutura mais adequada para trabalhar estas ações.

A melhor maneira de explorar seus recursos com os comandos de voz é através da compreensão do sentido que o usuário está tentando encontrar com seu questionamento, ao invés de simplesmente tentar encontrar uma palavra-chave no meio das perguntas.

Trabalhe com featured snippets

Os featured snippets são ferramentas de motores de busca que colocam como destaque uma série de cartões com respostas diretas a perguntas. Depois de fazer a pesquisa por voz, muitas vezes este é o primeiro lugar onde o usuário procura sua resposta.

Para conseguir aparecer neste método, o ideal é criar parágrafos curtos e diretos, que apresentam o conteúdo com qualidade e que expressam exatamente o que o consumidor precisa saber.

Dessa maneira, você aumenta consideravelmente o potencial de sua publicação aparecer nesse modelo, mas é importante ter em mente que esse tipo de ação, muitas vezes, pode demorar um pouco mais para ser atualizado.

Suas ações serão melhor estruturadas se você conseguir aplicar com qualidade todo o potencial de engajamento que seu site tem a oferecer, conquistando uma estrutura melhor qualificada e mais possibilidades de interação.

Atenção à linguagem

O tipo de linguagem usada em seus textos tem um forte impacto nos resultados de busca. Quanto mais você usar jargões técnicos, palavras desconhecidas e um texto mais formal e robusto, mais difícil será subir seu ranqueamento.

A ideia da produção de conteúdo é que você consiga acessar o máximo possível de pessoas, visando sempre oferecer as soluções em internet do seu negócio, ou qualquer que seja o serviço.

Por conta disso, é muito importante pensar em como você pode utilizar seus recursos com qualidade, usando uma linguagem mais simples e natural, como um diálogo. É preciso ser:

  • Direto;
  • Objetivo;
  • Usar linguagem fácil de identificar;
  • Não usar muitos termos técnicos.

O Inbound marketing acaba sendo muito beneficiado com esse tipo de ação. Essa estratégia inclui envolver e atrair o cliente para que ele se torne mais próximo da empresa, e isso é possível com uma linguagem mais interessante para ele.

Melhoria em pesquisa mobile

Os dispositivos móveis já são maioria absoluta na utilização da internet. A popularização de ferramentas como tablets e smartphones permitiram que as pessoas começassem a depender exclusivamente destes aparelhos para se conectar.

Hoje, muitas pessoas nem mesmo possuem computadores ou notebooks, fazendo tudo através destas ferramentas móveis. Por conta do tamanho reduzido de tela, muitas pessoas ainda têm um pouco de dificuldade com a digitação, entretanto.

Por isso, a pesquisa por voz acaba sendo uma estratégia muito melhor utilizada nestas ferramentas, possibilitando mais interação e resultados mais assertivos para seus questionamentos.

Os smartphones, por serem criados com base na telefonia, possuem ferramentas de áudio muito bem estruturadas, o que permite que você utilize este tipo de ferramenta com mais qualidade e efetividade.

Imediatismo nas pesquisas

A maioria das pesquisas por voz envolve ações locais e imediatas. Os consumidores que usam o serviço estão procurando por algum produto ou serviço que precisa ser suprido no momento da busca, como encontrar um delivery de alimentos ou de mercado.

Dessa forma, você precisa saber se adaptar para alcançar resultados mais adequados para seu estabelecimento, principalmente se você tem um bom alcance local e deseja aumentar suas vendas.

O potencial de utilização deste tipo de ferramenta é fundamental para que você consiga utilizar toda a sua capacidade junto à ferramenta de pesquisa por voz dos motores de busca disponíveis no mercado

Round grey speaker on brown board

Considerações finais

A pesquisa por voz tem um forte impacto no mercado, e seu potencial de exploração está cada vez mais qualificado. As ações de empresas para se adaptar a esse novo modelo têm permitido um avanço muito importante para essa estrutura.

A pesquisa por voz traz uma série de benefícios muito relevantes para o mercado, permitindo mais acessibilidade e inclusão para estas ferramentas de pesquisa e aumentando ainda mais as chances de empresas fecharem negócios.

Por isso, estar preparado para aproveitar melhor este recurso é um importante passo para que você se torne uma liderança em seu mercado de atuação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta